O que fazer para vencer a timidez?

Perguntado por: icamacho . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
3.9 / 5 11 votos

As mais recomendadas são:

  1. Aceitar-se do jeito que você é Quando a pessoa se aceita como tímida, o sentimento deixa de ser um tabu. ...
  2. Forçar-se. ...
  3. Transformar a timidez em um sentimento a seu favor. ...
  4. Sair da zona de conforto. ...
  5. Aprender uma segunda língua. ...
  6. Divertir-se consigo mesmo. ...
  7. Respeitar-se.

A timidez pode ser causada por vários fatores, como o medo de não ser aceito, insegurança, habilidades sociais baixas (dificuldade de interagir, falar em público, iniciar e manter conversação...), perfeccionismo, enfim.

Por que algumas pessoas são tímidas
Não há causa única. Para alguns a causa pode ser situações vividas onde o relacionamento interpessoal possa ter sido prejudicado, para outros pode ser característica de personalidade, ou também podem ser tímidos pessoas que não tiveram oportunidade de treinar habilidades sociais.

As principais situações que podem levar a isso são o tipo de educação recebida, bullying na infância, pais repressores e falta de estímulo a exposição. O medo de errar é um dos grandes receios de quem sofre com a timidez.

Por isso, é interessante fazer uma avaliação minuciosa das atitudes da pessoa para detectar a intensidade desse transtorno.

  1. Crônica. A timidez crônica é mais abrangente. ...
  2. Proposital. O grau dessa timidez chega a ser transformado em “sociopatismo enrustido”. ...
  3. Situacional.

A principal característica definidora da timidez é um medo do que as outras pessoas irão pensar do comportamento próprio, resultando em medo de fazer ou dizer o que quer que seja por temor de ser ridicularizada, humilhada, criticada ou rejeitada.

Dicas para perder a vergonha de falar com as pessoas

  1. Descubra os gatilhos da vergonha. Perceba quais são as situações que deixam você com mais vergonha. ...
  2. Conheça e ame a si mesmo. ...
  3. Não se condene tanto. ...
  4. Não supervalorize as pessoas. ...
  5. Desenvolva a sua Inteligência Emocional.

A vergonha é um sentimento muito comum e experimentado pela grande maioria das pessoas. Afinal, é normal sentir vergonha em situações embaraçosas, como tropeçar na rua, ou em situações novas, como realizar uma apresentação em público.

Uma das causas da timidez é a falta de amor próprio. Pessoas tímidas podem se desvalorizar muito. Na maioria das vezes você se sente inferiorizado, pensando o que as pessoas vão falar de você, como vão reagir e até o que vão achar de você, da sua aparência etc.

Quais são as características apresentadas por uma pessoa tímida

  1. Cobrança excessiva de si mesmo. ...
  2. Insatisfação com as próprias ações. ...
  3. Incapacidade de interagir com outro de forma espontânea. ...
  4. Embotamento. ...
  5. Dificuldade para falar em público. ...
  6. Dificuldade para expressar o que pensa. ...
  7. Falta de habilidades sociais.

Com a respiração certa e a postura ereta, o peito abre e é mais fácil emitir uma voz mais dominante e falar mais alto.

  1. Inspire rápida e silenciosamente e expire devagar logo após começar a falar.
  2. Tente deixar o abdômen relaxado ao inspirar. ...
  3. Faça uma pausa no fim da frase logo antes de perder o fôlego.

Existem diversos fatores que podem fazer com que isso aconteça. Em alguns casos, a timidez pode fazer com que não tenhamos um contato social satisfatório. Assim, não nos sentimos à vontade para falar sobre nós mesmos, expor nossos medos e anseios ou até mesmo contar sobre alguns acontecimentos de nossa vida.

“As pessoas tímidas sentem uma relutância geral (em encarar situações sociais que as intimidam), de modo que há um instinto natural de olhar para longe das pessoas.

Iniciando a conversa. Apresente-se de forma calorosa. Aproxime-se do tímido de forma amistosa e gentil, mas sem pressa e sem ficar muito perto - o ideal é ter calma. Outra opção é fazer uma pergunta sobre ele para “quebrar o gelo” e fazer com que a conversa se desenvolva.

A timidez é um traço de personalidade ligado a introversão, ou seja, ao retraimento em situações sociais, enquanto que a vergonha é mais um comportamento ligado a dificuldade em se expressar em determinadas situações.

As literatura científica aponta que a origem da timidez é a interação entre predisposições genéticas e experiências de vida.

1 encabulado, acanhado, bisonho, canhestro, constrangido, embaraçado, encafifado, encalistrado, encolhido, envergonhado, escabreado, inibido, introvertido, pejoso, retraído, vexado, zopeiro.

“A timidez passa a ser um problema sério a partir do momento em que a pessoa não consegue viver normalmente”, afirma o psiquiatra Eduardo Ferreira-Santos, da Universidade de São Paulo. Casos mais graves são chamados de fobia social. “Ela pode afetar os relacionamentos, o trabalho ou os estudos.

São mais relaxados, amáveis, bem como amigáveis e isso atrai as atenções para eles e tornam-os mais atraentes. Conscientes - Por vezes existem pessoas que por falarem de mais e dizerem coisas inapropriadas, acabam por parecer estúpidas e é por estas razões que as mais tímidas somam pontos.