O que fazer para tirar o frizz depois da chapinha?

Perguntado por: esoares . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
3.9 / 5 8 votos

Um dos truques de profissionais para minimizar o frizz depois da chapinha é finalizar o processo passando o ar frio do secador sobre os cabelos. Isso faz com que os fios esfriem mais rápido e não absorvam a umidade do ambiente, o que confere mais brilho e ainda prolonga a durabilidade do efeito liso e alinhado.

Óleo de Argan : contém três vezes mais vitamina E e 80% a mais de gorduras insaturadas do que os outros óleos vegetais, auxiliando na nutrição e no fortalecimento dos fios. Especialmente indicado para melhorar a elasticidade dos fios e reduzir o frizz e as pontas duplas.

As pontas duplas pioram o aspecto e, quando retiradas, garantem nova vida aos fios. Uma dica para o corte de quem tem cabelos em espiral, seja ele cacheado, ondulado ou crespo, é fazer uma leve escovação nos fios quando for ao cabeleireiro - assim os cachos serão esticados e poderão ser cortados corretamente.

Passar a chapinha muito devagar não vai deixar o cabelo mais liso. O tempo em contato com o calor pode fazer os fios quebrarem e ficarem com aquele aspecto marcado com linhas. O movimento reto na hora de pranchar os fios pode deixar o cabelo com aquele ar chapado e com as pontas espigadas.

Use um pouco de óleo depois de passar a prancha
Depois de passar a prancha por todo o cabelo, para evitar aquele efeito nada agradável de pontas muito espigadas e ressecadas, a dica é investir em um pouquinho de óleo para que os fios fiquem ainda mais brilhosos e sedosos no final da produção.

A reconstrução deve ser feita uma vez a cada 15 dias até que os cabelos estejam mais saudáveis e com a quebra controlada para não sobrecarregar os fios com o excesso de proteínas, que são ativos altamente potentes. Após isso, faça o tratamento uma vez por mês.

Pode parecer inofensivo, mas passar a chapinha nos fios sujos, sem lavar ou com resíduos de cremes e óleos tem o poder de “fritar” os fios e até causar a quebra. Por isso, sempre lave e seque os cabelos antes de passar a chapinha, ok?

Ao contrário da escova, não existe exceção quanto ao uso diário da chapinha. Ela deve ser usada, no máximo, duas vezes por semana.

Touca de cabelo ainda é a melhor opção para manter a chapinha. Sabe aquela touca que a sua mãe ou avó faziam antes de dormir? Sim, ela ainda está valendo para que o cabelo alisado fique intacto, porque deixa os fios no lugar, não marca e não deixa entrar em contato com a roupa de cama, o que pode ocasionar frizz.

Além da máscara de hidratação, a dupla shampoo e condicionador e o creme de pentear também são fundamentais para acabar com o frizz do cabelo. Assim como no tratamento noturno, aposte em produtos enriquecidos com ácido hialurônico, que é um aliado no combate à desidratação capilar.

No cabelo saudável, o óleo também é um aliado, entregando mais maciez e brilho aos fios. Portanto, independentemente do tipo de cabelo, usar o óleo capilar é uma boa pedida, mas sempre ficando atenta ao óleo, que deve estar de acordo com o tipo e a necessidade do cabelo.

Quando as cutículas estão ressecadas, elas se abrem, deixando escapar a hidratação presente na fibra capilar. Essa cutícula, quando aberta, causa um efeito de cabelo arrepiado que é conhecido por frizz. A principal causa desse problema é a umidade do ar, ou seja, ele aparece com maior intensidade em ambientes úmidos.

Receita superfácil que promete hidratar e alisar as madeixas a longo prazo. Para fazer, leve ao fogo leite, amido de milho, óleo vegetal e um bom creme de hidratação. Misturinha pronta, passe no comprimento dos fios, deixe agir por uma hora, lave, seque e finalize com uma prancha.

Como Alisar o Cabelo em 5 Minutos? Técnica Secreta Rápida

  1. Lave e seque o cabelo. Seque o cabelo com um secador de cabelo, usando uma escova redonda. ...
  2. Aplique um protetor térmico no cabelo. ...
  3. Pranche o cabelo seccionado em mechas finas. ...
  4. Deixe o cabelo arrefecer completamente antes de pentear ou desembaraçar.

Os métodos mais comuns de alisar os fios são os naturais, por meio da prancha de cabelo, mais conhecida como chapinha, ou os definitivos, com procedimentos químicos, feitos por profissionais especializados. Além disso, com a inovação da indústria cosmética, também é possível encontrar produtos capilares alisadores.

Cabelos secos e opacos tendem a ficar pior com a chapinha, com aspecto de mais seco ainda. Por isso evite o excesso!