O que fazer para tirar o cheiro de tinta do quarto?

Perguntado por: ocunha . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

Uma das receitas caseiras mais populares de como tirar cheiro de tinta é usar cebolas cortadas. Para isso, coloque um balde com água fria e algumas cebolas cortadas ao meio no ambiente. O vegetal tem propriedades que ajudam a absorver o odor forte da tinta.

Evite a dor de cabeça provocada pelos cheiros fortes
Também é aconselhável ficar em lugares abertos, com maior ventilação de ar, assim, você será menos afetado por possíveis odores. Caso a dor de cabeça persista ou agrave, procure um médico para realizar um diagnóstico.

Sobretudo se for necessário pintar o quarto onde a pessoa dorme. Isso porque o cheiro da tinta desencadeia processos alérgicos que podem variar desde uma simples coriza, até quadros de sinusite.

Se você busca por uma tinta para parede sem cheiro, com fácil aplicação, alta performance e secagem rápida, a Suvinil Toque de Luz é a alternativa certa. Com alta cobertura, que propicia uma pintura diferenciada, ela possui acabamento semibrilho, que realça ainda mais a cor do ambiente.

Umedeça duas ou três folhas de papel toalha e coloque-as no mesmo recipiente com carvão. Depois, coloque-as no meio do cômodo que foi pintado. O carvão absorve odores, portanto, ele provavelmente irá acabar com o cheiro de tinta ou pelo menos o reduzirá dentro de 24 horas.

Não entrar em contato com tintas
Esses materiais podem possuir chumbo, zinco e alumínio, substâncias que devem ser evitadas pelas gestantes. Portanto, nada de pintar paredes ou ficar por perto de quem está pintando!

Bicarbonato de sódio, limão e água e vinagre
Limão e água: encha um balde com água e coloque, no interior, vários limões partidos a meio ou às rodelas. A água vai absorver o solvente presente no ar e os limões libertarão o seu aroma fresco e agradável.

Cheiro forte: A tinta epóxi tem um cheiro forte que pode durar vários dias após a aplicação. Necessidade de aplicação profissional: A aplicação de tinta epóxi requer habilidade e experiência para garantir um resultado satisfatório.

O que fazer: Para evitar o cheiro forte de tinta durante a pintura do ambiente, coloque uma cebola grande cortada, dentro de uma panela com água fria, e deixe no ambiente. Em pouco tempo, os odores serão absorvidos pela cebola.

Em geral tem-se como tóxica a tinta a óleo e como inócuas as tintas acrílicas, guache e aquarelas. A tinta acrílica não é inofensiva como se pensa e nem a tinta a óleo é a vilã do pedaço. Há dois componentes básicos nas tintas: o pigmento e o aglutinante.

Outra opção cara, mas super charmosa e atual, é a utilização de revestimentos em placas de madeira ou pedra. Os dois materiais são ótimos para personalizar a casa toda.

Quanto aos tipos, a tinta látex é um produto a base de água, com baixo odor e seu uso é recomendado para pintar paredes e tetos de ambientes internos.

tinta látex PVA

A tinta látex PVA é a mais usada para a pintura das paredes de ambientes internos, como quartos, salas, corredores, home office etc. Por ser solúvel em água, ela rende mais, além de proporcionar um acabamento uniforme e de qualidade.

Nesse caso, o descarte (tanto das tintas vencidas como de latas de tintas que já foram abertas e que contêm tinta em grande quantidade) precisa ser feito através da incineração.

Não existe nenhuma contraindicação em usá-los durante a gestação,porque eles têm quantidades muito pequenas de substâncias que poderiam ser tóxicas ao feto. O maior problema tem a ver com facto de o verniz ter um cheiro ativo que no caso de uma mulher gravida pode provocar enjoo ou vómitos.

Para removê-lo, basta utilizar uma mistura de 250mL de água; 1 colher (sopa) de bicarbonato; 1 colher (sopa) de amaciante; 1/2 xícara de vinagre branco; e 1/2 xícara de álcool. Coloque tudo em um borrifador, borrife no móvel e espere até que tenha secado.

Como todos já sabem não se deve levar o recém-nascido para dormir em um quarto com cheiro de tinta fresca. Isso pode causar alergias e problemas na respiração. Os especialistas recomendam que a pintura seja realizada no segundo trimestre da gravidez ou até, no máximo, dois meses antes do parto.

A mulher grávida, em geral, pode sim pintar o cabelo e não há contraindicação a nenhum tipo de tinta.