O que fazer para tirar o catarro da sinusite?

Perguntado por: isalgueiro . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.3 / 5 10 votos

Inalações com solução salina, soro fisiológico ou vapor de água quente ajudam a eliminar as secreções; Inclinar a cabeça para trás pode facilitar a saída da secreção dos seios nasais; Evite o ar condicionado.

O ar mais seco e as temperaturas mais baixas facilitam a ocorrência de crises de sinusite, que é a inflamação ao redor das vias nasais. A doença pode ser causada por vírus e bactérias ou ser um problema crônico desencadeado por outros fatores de risco, como poluição e cigarro.

Alguns analgésicos e anti-inflamatórios, como paracetamol ou ibuprofeno, podem ser indicados pelo médico para o tratamento da sinusite para diminuir a inflamação dos seios nasais e aliviar a dor de cabeça.

Suspeita-se de sinusite bacteriana quando a rinorreia purulenta persiste por mais de 10 dias juntamente com fadiga e tosse. Febre é incomum. Dor facial local ou desconforto pode estar presente. O exame nasal revela drenagem purulenta e deve descartar corpo estranho.

Um excelente remédio caseiro para sinusite é fazer a limpeza do nariz e seios nasais com uma mistura de água morna e sal. O procedimento ajuda a eliminar o excesso de secreções e reduz a inflamação, aliviando sintomas como dor e pressão no rosto. Outra opção natural é a nebulização com eucalipto.

Xarope de cebola e alho
Além de ser um excelente expectorante caseiro, o xarope de cebola e alho tem propriedades anti-sépticas, que além de ajudar a soltar o catarro, fortalece o sistema imune, evitando a produção de mais catarro.

Sinusite aguda
A intensidade da dor pode variar entre uma dor mais forte ou pontadas, pulsátil ou sensação de pressão na cabeça. Em casos como esse é comum ocorrer obstrução nasal com presença de secreção, que pode ser amarela ou esverdeada, o que pode piorar a congestão nasal.

Sinusite e gripe tendem a manifestar um catarro branco ou cinza, uma vez que os seios nasais ficam muito cheios de secreção e passam a ser drenados para a garganta. É raro, mas o catarro pode surgir nessa cor quando há o consumo excessivo de laticínios, deixando-o inclusive mais espesso.

Em alguns casos, a sinusite crônica pode agudizar, e originar sintomas de sinusite aguda também. A sinusite crônica também pode estar relacionada com a exacerbação da asma e complicações potencialmente graves, como abscessos cerebrais e meningite, o que leva a um aumento significativo na morbidade e mortalidade.

Caso ele apresente febre, chiado e/ou dificuldade para respirar, além de tosse com catarro, é recomendado procurar o atendimento médico com urgência.

Já quando se fala da duração dos sintomas, a sinusite aguda dura menos de 4 semanas, sendo principalmente provocada por vírus, enquanto a crônica dura mais de 4 semanas, sendo produzida por bactérias.

Analgésicos e anti-inflamatórios para sinusite
Analgésicos com paracetamol e anti-inflamatórios como o ibuprofeno auxiliam a aliviar as dores de cabeça e de garganta, comuns durante as crises de sinusite.

Algumas opções de remédios caseiros para sinusite são:

  • Inalação com vapor de eucalipto. ...
  • Suco de hortelã com urtiga. ...
  • Inalação com camomila. ...
  • Chá de açafrão. ...
  • Chá de gengibre e alho. ...
  • Infusão de tomilho e mel. ...
  • Lavagem com bicarbonato de sódio.

O mesmo acontece com o sorvete, que contém caseína, resultando em congestão nasal. Ao incorporar os que são bons alimentos para a sinusite em sua dieta, você não estará cuidando apenas dos seus seios nasais, mas também irá reduzir como um todo a inflamação em seu corpo.

Para melhorar os sintomas é recomendado evitar o sol, ficar longe do sereno e de locais muito úmidos. Em crianças alérgicas deve-se descobrir os fatores que causam tal alergia respiratória e passar longe deles.

Em casos raros, a sinusite pode evoluir e causar complicações como pneumonia ou meningite. Outra possibilidade é a infecção migrar para a região em volta dos olhos, que podem ficar bem inchados. “É importante destacar que isso é raro, mas pode acontecer quando o paciente não faz um tratamento adequado.