O que fazer para tirar o amargo da alface?

Perguntado por: atorres4 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Deixe os vegetais de molho na água com um pouco de vinagre ou limão. Uma ótima forma de tirar o amargo dos vegetais é deixá-los de molho em uma solução com água + vinagre ou suco de limão. Basta encher uma bacia com água da torneira e adicionar um desses ingredientes (sempre em menor proporção que a água).

Alface lisa tem um sabor mais suave
Assim como a alface americana, a lisa é muito usada na cozinha por conta do sabor mais suave, que cai bem com diferentes preparações. Como o nome também já indica, suas folhas são mais esticadas, soltas e livres de ondulações.

O almeirão é uma hortaliça folhosa que apresenta sabor amargo pronunciado. Almeirão (Cichorium intybus) é uma hortaliça folhosa que, junto da alface, se destaca como uma das verduras mais utilizadas em saladas.

Isso porque o alface tem lactucina, uma substância concentrada especialmente no talo, que tem propriedades calmantes e sedativas. Para preparar, é fácil. Lave bem as folhas com os talos, coloque na sua chaleira ou em um uma vasilha de sua preferência e cubra com água quente.

Para suavizar e manter o sabor delicioso da couve sem amargor siga as seguintes dicas: Aqueça bem a frigideira antes de colocar a couve usando um fiozinho de óleo ou azeite. Quando estiver bem quente jogue a couve picada e mexa um pouco. Assim que perceber a couve murchando, retire do fogo.

Azedo e amargo
Apesar de serem gostos distintos, o amargo e o azedo podem ser confundidos. Porém, enquanto o azedo indica a presença de ácidos na composição de um alimento, o amargo possui características diferentes. O amargor das substâncias é comparado com o limiar do sabor amargo da quinina.

Miraculina

Miraculina – Wikipédia, a enciclopédia livre.

O consumo de alface traz inúmeros benefícios à saúde, como a remoção de toxinas do organismo, aumento do metabolismo devido à presença de ferro, cálcio, magnésio e potássio.

Primeiro ponto, ninguém deve comer alface em grandes quantidades, pois contêm uma substância chamada lactucário (lactucarium), que pode ser toxica em grandes quantidades. Lógico que há vários tipos de alface, e a quantidade de lactucário vai variar de uma para a outra.

4 folhas

Para obter todos os benefícios da alface citados anteriormente, é indicado comer pelo menos 4 folhas de alface por dia, preferencialmente com 1 colher de azeite de oliva, pois assim é possível aumentar seu poder antioxidante, além de também fazer parte de uma alimentação equilibrada e saudável.

Segundo Dai, a roxa exibe essa coloração porque contém antocianina, pigmento de efeito antioxidante. Ele blinda as células de agressões, favorecendo, assim, a longevidade. Já a crespa reúne uma quantidade ligeiramente maior de vitamina C, outra substância que combate radicais livres.

É um tipo de alface muito delicado, mas muito saborosa. Possui suas folhas entrecortadas e pode ser encontrada tanto na versão verde e na versão roxa e também se desfaz rapidamente.

Vegetais amargos, mas poderosos
Alcaparra, rúcula, berinjela, alcachofra, alho poró e escarola, embora possam ter um gosto amargo crus, quando assados ou preparados com outros alimentos, o amargor mal aparece e ainda favorece a saúde.

Fato é que, de acordo com o professor de Química da Maurício Teruo Hayashi, do Colégio Anglo Indaiatuba, se você cortar com faca, pode acontecer a degradação de alguns componentes da alface, que podem até ter valor nutritivo considerável, “por meio de uma reação química com o metal da faca”.

A combinação do sal com a umidade do ar proporciona que esse meio seja hipertônico em relação ao interior das células de alface, fazendo com que a água se difunda para fora da folha, proporcionando o aspecto murcho que pode também ser visualizado após algum tempo que a salada foi temperada.

Uma boa dica é utilizar uma mistura de vinagre e água para deixar a alface de molho. É bem simples: prepare uma mistura com um litro de água para cada 2 colheres de sopa de vinagre de maçã, deixe as folhas da alface de molho por aproximadamente 20 minutos e enxágue em seguida com água corrente.

O chá de alface serve para ajudar as pessoas a dormirem melhor por conta de seu efeito relaxante e sedativo, sendo altamente indicado para quem sofre com ansiedade e estresse. Uma xícara de chá de alface antes de dormir pode ser um grande aliado no combate da insônia.

Alface dá sono? Sim. A alface tem lactucina, uma substância presente no talo, que tem efeito calmante.

Para quem tem insônia ou dificuldades para dormir, o chá de alface pode ser um grande aliado. Ele contém duas substâncias - lactucina e lactupicrina, que atuam como calmantes naturais e antioxidantes. Presentes principalmente nos talos da alface, essas substâncias também têm ação analgésica e anti-inflamatória.