O que fazer para tirar cravos das pernas?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 11 votos

1) Esfoliação da pele “Eu recomendo fazer a esfoliação com produtos que possuem grânulos mais finos de duas a três vezes por semana a fim de remover os cravos mais superficiais e deixar a pele bem fininha, dificultando a formação de novas lesões”, ressaltou.

Normalmente quando esprememos um cravo em casa, fica um pedacinho da secreção dentro do poro e isso acaba desencadeando um processo inflamatório mais grave. Espinhas: formam-se quando a secreção do cravo não é removida do poro por completo, refletindo em uma inflamação.

Pode espremer cravo? Os dermatologistas alertam também que espremer não deve ser uma opção, por mais que você adore fazer isso: é que quando você espreme um cravo, pode estar na verdade empurrando o sebo e as bactérias para o fundo do poro, causando inflamação, uma uma espinha e evoluir o quadro até para uma cicatriz.

"Quem tem a pele mais oleosa e não recebe tratamento adequado pode fazer uma limpeza a cada 15 dias. Já uma pele mais bem cuidada pode ficar até quatro meses sem se preocupar em fazer uma limpeza profunda", acrescenta Carolina.

Alguns exemplos de máscaras caseiras para eliminar os cravos são:

  • Esfoliante de iogurte natural e açúcar. ...
  • Esfoliante de café e água. ...
  • Máscara de argila verde. ...
  • Máscara de babosa. ...
  • Hidratante de mel e lavanda. ...
  • Esfoliante de aveia e óleo de coco. ...
  • Esfoliante de açúcar e óleo de amêndoas.

São eles:

  1. Lavar o rosto diariamente. ...
  2. Esfoliar a pele. ...
  3. Aplicar vapor na pele. ...
  4. Aplicar uma máscara de argila verde. ...
  5. Aplicar uma máscara relaxante de babosa. ...
  6. Usar um tônico natural. ...
  7. Aplicar o protetor solar diariamente.

Aquecer água em uma tigela, deixar produzir vapor suficiente e colocar o rosto onde não há risco de se queimar, mas que chegue vapor suficiente. Ficar alguns minutos e retirar-se, apertando imediatamente a área onde houver cravos. Graças ao calor, a pele abre seus poros e facilita a limpeza.

A limpeza com água e sabonete é capaz de remover sujeira, mas não remove Terra firma-forme. A limpeza realizada com pressão firme de uma gaze embebida em álcool isopropílico remove esta condição e, caso recorra, este procedimento poderá ser repetido.

A hidratação da pele é fundamental; a exposição solar adequada pode ajudar”, sugere a Dra. Paola. Usar um creme suave ao se depilar e uma navalha ou depilador com menos lâminas (duas lâminas são o ideal) para evitar mais irritação são aconselháveis.

"Boas opções para solucionar de vez o problema são os clareamentos com laser, que removem parte da pigmentação escura, ácidos clareadores, despigmentadores e peelings superficiais que não agridem a pele e ajudam na remoção das células mortas", explica Solange.

Entenda. Cravos pretos – São os comedões abertos, ou seja, quando o poro não está coberto por pele, apenas por sebo. A aparência escurecida se dá por conta da oxidação que acontece quando o material (sebo, queratina e células mortas) acumulado no poro dilatado entra em contato com o ar.

São cravos mais recentes que têm a camada da pele encobrindo, portanto, sua remoção torna-se mais difícil. Nesses casos, fazemos uma emoliência bem caprichada e utilizamos as lancetas (agulhas bem fininhas), que ajudam muito nessa remoção.

“O motivo disso ocorrer ainda é incerto, mas uma possível explicação para este fenômeno é o fato de existir neste local de constante incidência de cravos um aglomerado de glândulas sebáceas, ou até mesmo bactérias, que constantemente causem uma inflamação”, explica.

Como remover cravos pretos profundos? O dermatologista então fará uma incisão cuidadosa nos cravos pretos profundos, um por um, antes de extraí-los com um removedor de cravos. Não se preocupe, essas microincisões não são dolorosas, pois o dermatologista realmente pica os plugues que bloqueiam os poros.