O que fazer para tirar bafo de cerveja?

Perguntado por: dsouza . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 8 votos

O consumo de café e de água pode ajudar a reduzir o bafo de álcool. A água repõe a hidratação perdida pelo consumo de bebida alcoólica e estimula a salivação, que diminui o cheiro alcoólico em seu hálito. O café tem um aroma forte, que pode disfarçar o cheiro desagradável da bebida.

Escovar os dentes com uma boa escova e uma pasta de dentes com um sabor de menta ou hortelã ajuda muito a retirar o gosto de cigarro por completo. E ainda que ele permaneça nas mãos ou no cabelo, retirar esse primeiro problema da frente, já representa um grande avanço.

Para cortar o efeito mais rápido você deve levar a pessoa a tomar um banho gelado, ingerir alguma bebida doce com refrigerante ou água com açúcar e se possível fazer com que ela se deite e descanse.

Produtos como laranja, batatas chips, alho, cebola e balas de hortelã ajudam a disfarçar o cheiro do álcool que sai da boca. Eles podem até não ser os alimentos mais gostosos do mundo, mas pelo menos são uma mão na roda nessas horas. Passe perfume ou desodorante.

Mantenha uma higiene bucal correta e frequente
Além da escovação com creme dental, uso de enxaguantes bucais e fios-dentais sempre ao acordar, após as refeições e antes de dormir, outros cuidados podem ser incorporados a essa rotina para garantir resultados mais efetivos, como uma limpeza específica para a língua.

Aroma. O cheiro da cerveja é o primeiro fator que pode indicar uma contaminação. No entanto, o aroma pode variar, de acordo com o que causou a contaminação, como uma levedura selvagem ou bactéria, por exemplo. Você pode sentir um aroma mais ácido, como vinagre, ou azedo, mas não para por aí.

Bebidas alcoolicas
Enquanto você bebe um drinque, você sua. À medida que o álcool atravessa o sangue pelo corpo, ele se infiltra através dos poros e sai pela respiração. Não importa que tipo de bebida você está bebendo: uma vez que o corpo começa a quebrá-lo no organismo, você exala o mesmo cheiro.

Odor que remete à acetona. Quando eliminada pela urina (cetonúria) e expelida pela boca, confere um odor característico, bastante similar ao de frutas envelhecidas. Ocorre devido a uma complicação metabólica grave e potencialmente fatal principalmente em diabéticos recém diagnosticados.

Para fazer o uso dessa mistura, coloque uma colher de sopa de bicarbonato e uma colher de sopa de vinagre em um copo de água. Misture o líquido e lave a boca com ele. Depois de alguns segundos fazendo gargarejo, cuspa a substância.

O mais comum na halitose de origem bucal, quando o cheiro se assemelha a fezes, é que o mau odor está sendo emitido por compostos orgânicos ou sulforados voláteis, decorrentes da doença periodontal (gengiva).

Uma forma de saber se você tem mau hálito é cobrir sua boca e nariz com a mão, exalar e sentir o hálito. Uma outra forma é perguntar a alguém em quem você confia como está o seu hálito. Halímetros já existentes no mercado oferecem um diagnóstico mais preciso.

Não, ingerir esses alimentos não corta o efeito. O álcool exige do nosso corpo um tempo para fazer a metabolização (que ocorre no fígado) e o doce ou o café não irão interferir nesse processo.

Tempo seguro para dirigir
Alguns testes de alcoolemia utilizados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) podem detectar traços de álcool até 12 horas depois do consumo. Mas esse período pode ser maior, chegando a 24 horas, a depender da quantidade consumida de bebida alcoólica.

O álcool é metabolizado pelo fígado a uma taxa de cerca de 0,15 g/100mL/hora, ou seja, quase um quarto de cerveja por hora, dependendo da quantidade ingerida, pode levar de 30 minutos a 3 horas para ser completamente eliminado do organismo.