O que fazer para tirar a Boqueira?

Perguntado por: aporto . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

A composição do creme vai depender da presença de fungos e bactérias. Em caso de fungos, pomadas com nistatina, miconazol ou clotrimazol são alguns exemplos. Em caso da presença de bactérias, a mupirocina é uma pomada muito utilizada.

Cubos de gelo.
Este método é um clássico para se 'livrar' do herpes. Aplique um cubo de gelo no herpes, deixe-o derreter completamente e repita o processo a cada 10 ou 15 minutos - ou no máximo de hora em hora, dependendo da gravidade. O gelo vai reduzir a vermelhidão e o inchaço e ainda vai aliviar a dor.

O recomendado é fazer um bochecho ou gargarejo de bicarbonato diluído em água. Dessa forma, o bicarbonato será um ótimo remédio caseiro para afta, pois irá atuar na neutralização da acidez da mucosa da boca, que é um dos fatores que contribuem para o aparecimento da afta e das cáries.

A boqueira é uma dermatose comum, caracterizada por inflamação e fissura do ângulo dos lábios. Se as causas não forem atacadas, a lesão pode se perpetuar, tornado-se crônica. A lesões podem ser uni ou bilaterais. Idosos são os mais acometidos, mas as fissuras pode também ocorrer em jovens e crianças.

Sendo assim, basta aplicar um pouco de mel diretamente sobre a erupção, usando um algodão ou cotonete. Deixe agir por alguns minutos e, então, limpe a área da ferida com água.

Mas, afinal, qual é o mais adequado para a proteção labial? A dermatologista Márcia Donadussi esclarece que a base da manteiga de cacau é o óleo, e, por isso, age como uma proteção mecânica para os lábios, já que forma um filme sobre a pele e, assim, diminui a evaporação da água e a agressão do vento.

AD-MUC é uma pomada que possui ação anti-inflamatória e antibacteriana, auxiliando no processo de cicatrização de feridas na mucosa bucal.

Além disso, o Aciclovir em formato de creme não é recomendado a sua aplicação em mucosas, como olhos e boca.

Deficiência de vitaminas e mineiras: A falta de vitaminas do complexo B e ferro, por exemplo, abaixa a imunidade, deixando mais propenso o surgimento de feridas e proliferação de germes.

Engano seu. Porém, o beijopode acontecer fora do período de infecção, como a dermatologista explica. "Deve-se evitar beijar na fase inicial até o momento de cicatrização total, quando já existe a crosta em que a transmissão já não ocorre mais".

Usa géis ou desinfetantes de sulfato de zinco, para ajudar as bolhas a secar mais rapidamente. Também podes adicionar um pouco de pasta de dentes, devido ao seu poder de secagem, ou usar medicamentos específicos para impedir a propagação do vírus e reduzir o tempo de cicatrização.

Cortes, feridas ou arranhões
O alho é um excelente desinfectante e antisséptico, pois elimina as bactérias de forma radical. Nas pequenas feridas do dia-a-dia, experimente: Esfregar a ferida com um dente de alho partido em dois, deixar atuar alguns minutos e depois colocá-la debaixo de água.

A melhor forma de tratar uma ferida é mantê-la coberta com um penso que forneça condições húmidas em todos os momentos da cicatrização. Porque é que usar um penso é melhor do que deixar a pele cicatrizar ao ar? Irá acelerar a reparação da pele. Irá impedir a formação de crostas.

As lesões bucais podem ser provocadas por aftas, impactos fortes, irritações ou até por infecções, virais ou bacterianas. Um exemplo de infecção viral comum entre as pessoas é a herpes labial, surgem pequenas bolhas na região dos lábios que causam dor e ardência.

Marcada pela presença de uma ferida no canto da boca, a queilite angular é um problema que ocorre geralmente por conta de infecções fúngicas/bacterianas ou pelo ressecamento dos lábios. Também conhecida como “boqueira”, esse tipo de lesão costuma ser bastante incômoda e pode progredir para quadros mais graves.

Segundo uma revisão de estudos realizada pela Northwestern University School of Medicine, o gel de silicone é comprovadamente uma das melhores pomadas para cicatriz, apresentando um tratamento com resultados significativos.

Isso porque o beijo estimula as glândulas salivares e aumenta a salivação. E para quem não sabe, a saliva é o detergente natural da boca, responsável por deixá-la sempre limpa e umedecida.