O que fazer para ter um bebê gordinho?

Perguntado por: axavier . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 11 votos

Para aumentar o ganho de peso do bebê durante a gravidez, deve-se aumentar o consumo de alimentos ricos em proteínas, como carnes, frango e ovos, e de alimentos ricos em gorduras boas, como castanhas, azeite e semente de linhaça.

O peso normal de um recém-nascido varia entre 2.500 e 4.500 gramas (95%), sendo a média de 3.400 gramas. O peso nem necessariamente tem a ver com a qualidade da saúde do bebê.

Aumente o consumo calórico
Esse aumento calórico, ao contrário do que muitas gestantes imaginam, não vai resultar em depósitos de gordura no corpo (desde que os nutrientes estejam balanceados). Mas sim, em mais energia para seu filho crescer. Lembre-se: você não precisa “comer por dois” em nenhuma fase da gravidez!

Nem sempre as causas de baixo peso ao nascer ficam esclarecidas, mas entre elas frequentemente estão o tabagismo materno, o uso de bebidas alcoólicas pela gestante, o uso de drogas, a desnutrição materna, infecções , pré-eclâmpsia e insuficiência placentária.

Em relação ao tamanho do bebê, no oitavo mês de gestação ele mede aproximadamente entre 40 e 45 cm e pesa por volta de 2,8 kg. Porém, essas medidas variam de bebê para bebê. O bebê continua crescendo na barriga da mamãe e, por conta da falta de espaço, se mexe menos.

Nessa fase, seu corpo cresce mais que a cabeça, tornando corpo e membros proporcionais. O bebê inicia essa fase com aproximadamente 700 gramas, encerrando com 1250 gramas, e cerca de 30 centímetros.

É normal ganhar um quilo por mês.
No entanto, para estabelecer uma média, o mais comum é o ganho de 1 a 2 quilos por mês durante o primeiro trimestre. Após esse período, fica em torno de 500 gramas por semana.

Isso pode acontecer por questões genéticas ou da característica da própria criança, ou então por alguma ineficiência na gravidez. Mas, estando acima de 2,5 kg, o peso é considerado normal. O bom é que dá para usar por mais tempo as roupas tamanho RN.

O bebê inicia esse período com aproximadamente 18 centímetros e 310 gramas, encerrando o mês lunar com cerca de cinco centímetros a mais, e 540 gramas.

A maior parte do ganho de peso na gravidez ocorre no 2º e 3º trimestre. No primeiro trimestre, o ganho de peso é mínimo, variando entre 0,5 e 2,0 kg. A partir do 2º trimestre de gravidez, o ganho de peso acelera-se, devendo ficar em torno de 0,5kg por semana.

É importante que a paciente não se desespere uma vez que veja que seu feto está com peso abaixo do percentil 10, que muitas vezes é o chamariz, é onde começa a investigação do diagnóstico. Também é fundamental que o obstetra esteja acostumado com esse tipo de situação.

Com o óvulo fecundado, um amontoado de células está dentro do útero, se multiplicando rapidamente. Ao se fixar nas paredes uterinas ele dará origem à placenta, que irá alimentar o feto durante toda a gestação.

A mulher pode engordar entre 7 e 15 kg durante os nove meses ou 40 semanas de gestação, dependendo sempre do peso que tinha antes de engravidar. Isso significa que a mulher deve engordar em torno de 2 kg nos primeiros três meses de gravidez.

Causas da restrição de crescimento intra-uterino
Uma causa comum é a insuficiência placentária. Uma vez que a placenta é o tecido que une a mãe e o feto, ela transporta oxigênio e nutrientes para o bebê e permite também a passagem de resíduos do bebê para a circulação da mãe.

O baixo peso ao nascer é um indicador valioso de saúde pública para saúde materna, nutrição, atendimento de saúde e pobreza. Recém-nascidos com baixo peso ao nascer têm um risco 20 vezes maior de morrer do que recém-nascidos com peso ao nascer >2500 g. Gestações consecutivas.

Embora tenha perdido 4,5 kg até ao final do segundo trimestre, provavelmente não precisa de se preocupar com este facto, desde que se alimente com uma dieta nutritiva e ganhe 2,5 kg por mês até ao parto, conforme lhe recomendou o seu médico.

O bebê que mexe muito na barriga é saudável sim! Os médicos afirmam que essa movimentação toda é fruto de uma boa oxigenação e nutrição. Porém, não se assuste se o seu pequeno for mais quietinho, pois essa situação também é completamente normal.

Já no nono mês de gestação, o bebê alcança até 3,5 quilos e 55 centímetros de comprimento.