O que fazer para ter mais energia para treinar?

Perguntado por: acastro . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 11 votos

As principais dicas para aumentar a disposição para malhar

  1. Crie uma rotina. ...
  2. Consuma alimentos energéticos. ...
  3. Não se esqueça do consumo de água. ...
  4. Tenha uma boa noite de sono. ...
  5. Faça um desjejum adequado. ...
  6. Invista em suplementações. ...
  7. Realize refeições a cada 3 horas. ...
  8. Dê um passo de cada vez.

30 minutos antes do treino: o recomendado é comer apenas uma fonte rápida de carboidrato como um suco natural ou uma fruta sem casca.

A seguir listamos 5 opções de alimentos que podem ser combinados e são ótimos para o seu pré-treino.

  1. Banana. Rica em carboidrato e potássio, a banana contribui para a energia do corpo e promove o relaxamento muscular, evitando cãibras e dores depois do treino. ...
  2. Batata-doce. ...
  3. Grãos integrais. ...
  4. Pão integral. ...
  5. Suco de frutas.

A falta de energia pode ser um sinal de que sua alimentação não está das mais saudáveis. Quando o organismo está carente de algum elemento – ferro, potássio, proteína e açúcar, por exemplo –, é quase certo que vai bater um desânimo para treinar. Consultar um profissional para ajustar o cardápio pode ajudar.

Saiba como manter a motivação e não abandonar os exercícios físicos precocemente

  1. Coloque os treinos na agenda. ...
  2. Crie metas alcançáveis. ...
  3. Tenha a companhia de amigos. ...
  4. Não tenha medo de experimentar atividades. ...
  5. Vá no seu ritmo. ...
  6. Registre a evolução. ...
  7. Procure ajuda profissional.

Confira 4 excelente opções de fruas energéticas.

  • O abacate é uma excelente fruta para começar o dia. ...
  • Quando falamos de manga, o tipo mais energético é a Palmer. ...
  • A banana tem fama de energética até entre os atletas. ...
  • O caqui chocolate é outra fruta que pode ser o combustível para enfrentar o dia a dia.

Alimentos que aumentam a resistência
Grãos integrais (como batata doce, aveia, quinua, etc), frutas, feijão, legumes e vegetais ricos em amido como batatas são boas fontes de carboidratos que mantêm os níveis de açúcar no sangue por mais tempo.

Alimentos indispensáveis para o aumento de força e massa muscular

  • Banana. Além dos carboidratos e fibras, a fruta também possui vitaminas do complexo B essenciais para a formação de serotonina — neurotransmissor responsável pela sensação de bem estar.
  • Feijão com arroz. ...
  • Aveia. ...
  • Peito de frango. ...
  • Peixes.

Uma banana de tamanho médio consumida cerca de 45 minutos a uma hora antes do treino é geralmente suficiente para mantê-lo em sua rotina de treino.

Portanto, se você comer uma maçã algum tempo antes de iniciar a sua sessão de treino, tem tudo para aumentar a performance, romper mais fibras musculares e aumentar os níveis de hipertrofia.

O mingau de aveia com cacau é uma ótima opção para consumir antes do treino, pois irá fornecer nutrientes necessários para trazer energia e um bom desempenho na hora da execução do exercício.

Treinar é diferente de malhar. Treinar tem um propósito, exige esforço e persistência. Se você não se desafia, seu corpo não sente necessidade de melhorar. Treinar requer que você progrida e vá à academia pensando numa maneira de conseguir isso.

A motivação para a prática de atividade física depende de várias questões, dentre elas podemos citar, a personalidade, facilidades, rotina, expectativas e interesses.

Tenha metas realistas
Sendo assim, o primeiro passo para driblar o desânimo é ter metas efetivamente alcançáveis – entrar em uma roupa ao final do mês, melhorar sua performance na corrida, aumentar os pesos no treino de pernas (ou peito), ver uma diferença na balança depois de algumas semanas ativo e assim por diante.

O importante é que aquele horário do treino se torne hábito. Faça menos exercícios, alongue e ande na esteira. Faça qualquer coisa só para manter a rotina. Além disso, converse com o seu professor e peça alternativas de exercícios – ele pode motivar você.

Seu treino é muito longo
A não ser que você queira aumentar sua resistência (o que não faz com que você cresça), não tem porque fazer um treino de mais de uma hora. Se você passa horas na academia puxando ferro, acabará fatigado e lesionado. Além disso, a tendência é que seus músculos diminuam ao invés de crescerem.

Presentes em excesso em praticamente todos os alimentos industrializados, os corantes e conservantes acabam prejudicando o nosso organismo. Essas substâncias roubam a nossa disposição, já que prejudicam todo o sistema de funcionamento dos mecanismos de produção de energia.

5 alimentos que “roubam” sua energia

  1. Bebidas energéticas. Embora soe contraintuitivo, bebidas energéticas sabotam sua energia, principalmente se consumidas à tarde ou à noite. ...
  2. Doces. Precisa de uma dose extra de energia depois do almoço? ...
  3. Carne vermelha. ...
  4. Smoothie de frutas. ...
  5. Batata frita.