O que fazer para taioba não pinicar?

Perguntado por: dmartins7 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

A taioba comestível pode ser refogada e os pecíolos (talos maiores das folhas) podem ser fritos ou empanados. Refogada na frigideira, no óleo ou no azeite, a hortaliça não pinica, garante. 'Não é preciso cortá-la tão fininha, como a couve.

As folhas e talos podem ser consumidos desde que refogados, pois a taioba não pode ser consumida crua. A taioba é indicada como substituta do espinafre e da couve em uma variedade de pratos, tais como tortas, quiches e sanduíches.

É o modo de preparado para utilizá-la. Ela pode acompanhar saladas frias, depois de ser ferventada, pois ela apresenta oxalato de cálcio? Mesma substância que presente nos lírios da paz. Ferventar as folha neutraliza essa substância!

“A recomendação é ir para um hospital, porque muitas pessoas podem ter uma reação alérgica que parece com um choque anafilático, é uma reação muito violenta do corpo, em que a garganta fecha, pode dar edema de glote, que é muito perigoso.

A taioba é rica em cálcio, fósforo e magnésio, que são minerais fundamentais para fortalecer, aumentar a resistência e a densidade óssea, mantendo os ossos saudáveis e ajudando a prevenir o desenvolvimento de osteoporose, osteopenia ou raquitismo, por exemplo, além de reduzir o risco de fraturas.

As folhas são a principal parte comestível, mas os rizomas também podem ser consumidos se bem cozidos ou quando processados na forma de farinha.

Entretanto, é preciso tomar cuidado, pois esse vegetal possui aparência semelhante à de variedades venenosas. Além disso, a própria taioba pode ser nociva se for ingerida sem cozimento, devido à presença de grandes quantidades de oxalato de cálcio, uma substância que causa sensação de queimação e prisão de ventre.

A taioba é uma planta herbácea nativa da América Tropical e Equatorial, incluindo o Brasil, onde é cultivada, sobretudo no Sudeste. Com sabor suave, o vegetal da família Araceae pode ser refogado ou virar ingrediente no preparo de massas, saladas e omeletes.

Os legumes podem ser congelados crus, branqueados ou cozidos. Depois de descongelados, precisam necessariamente passar por alguma forma de cozimento. Além disso, devem ser descongelados no calor (e não na temperatura ambiente). Agora, tem vegetal que não fica bom depois de congelado, mesmo com todos os cuidados.

Pode comer taioba crua? Existem diferentes maneiras de preparar a taioba, mas é importante sempre cozinhar essa planta e não é indicado comer a taioba crua. Seu preparo é muito parecido com a forma de consumir couve, brócolis, espinafre e outros vegetais.

Por falar em confusão, a “batata” da taioba também é comestível! Tipo um inhame, tem 85% de amido e pode ser consumido cozido ou em polvilho.

'Crua nunca, pois dá a sensação de garganta fechada, por causa da presença de ácido oxálico nas folhas, em níveis que provocam coceira na mucosa da garganta', explica o pesquisador. A taioba comestível pode ser refogada e os pecíolos (talos maiores das folhas) podem ser fritos ou empanados.

Ricinus communis

A mamona, também conhecida como Ricinus communis, contém uma quantidade altíssima de ricina, veneno que, mesmo em pequenas quantidades, é capaz de matar um ser humano.

A taioba tem variações: a conhecida como “brava” (Colocasia antiquorum Schott) é tóxica e normalmente pode ser identificada por seus talos e folhas verde-arroxeadas, enquanto a taioba comestível apresenta folhas e talos verde-claros.

USO NA CULTURA RELIGIOSA AFRO-BRASILEIRA: UTILIZADA NO PREPARO DA COMIDA SAGRADA DE XANGÔ E NO CARURU DE ERÊ (FOLHAS). AS RAÍZES (TIPO DE INHAME) SÃO UTILIZADAS SOMENTE EM EBÓS. A TAIOBA NÃO É UTILIZADA PARA BANHOS E OBRIGAÇÕES DE CABEÇA. ORIXÁ: OXOSSI (ERINLÉ) E IEMANJÁ (CULTO DE NAÇÃO).

Continuar lendo Pode comer taioba crua?