O que fazer para suportar o trabalho?

Perguntado por: lquaresma . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 2 votos

Então não há dúvidas: você odeia seu trabalho.
...

  1. Converse com seu chefe sobre novos projetos. Foto: iStock. ...
  2. Comece a fazer algo que você ame. ...
  3. Faça uma lista de objetivos. ...
  4. Mantenha uma atitude positiva.

Estudos mostram que o bom humor melhora o desempenho no trabalho. Quando o clima estiver muito pesado, experimente assistir a um vídeo divertido na internet. Com certeza suas risadas vão contagiar os seus colegas de trabalho.

Consulte seu médico e conte que você está passando por estresse no trabalho e burnout. Ele é o único profissional que pode dizer se esses fatores estão ou não contribuindo para os seus problemas de saúde. Se estiverem, ele o encaminhará para profissional apropriado, que pode ser um terapeuta ou psicólogo.

Caso esteja desanimado com o trabalho, saiba que isso é bem comum nos dias de hoje. A boa notícia é que é possível trabalhar e ajustar essa questão emocional através de treinamentos especializados, focados nas reais causas do problema.

Você se sente doente, está sempre cansado, estressado e sem ânimo para nada? Se o causador desse mal estar for o seu trabalho, este é um sinal claro de que você deve sair do emprego. A recomendação não é simplesmente jogar tudo para o alto porque isso pode até agravar a sua situação.

O que fazer para lidar melhor com essa situação?

  1. Planeje melhor sua rotina. ...
  2. Encontre um hobby. ...
  3. Faça exercícios físicos regularmente. ...
  4. Procure melhorar seu ambiente de trabalho. ...
  5. Descanse de verdade. ...
  6. Cuide da sua mente.

7 DICAS PARA LEVANTAR O ÂNIMO NO TRABALHO

  1. 1) Caminho para os sonhos. ...
  2. 2) Reforce sempre seus objetivos. ...
  3. 3) Anote todas as tarefas que cumpriu durante o dia. ...
  4. 4) Veja o lado bom das coisas. ...
  5. 5) Evite pensamentos e conversas ruins. ...
  6. 6) Motive-se dentro e fora do escritório. ...
  7. 7) Pense no longo prazo.

Pressão psicológica no trabalho
As práticas mais comuns de violência psicológica no trabalho são: excesso de demandas,pressão por performance e produtividade, postura verbal violenta, ameaças implícitas de demissão, invasão dos horários fora trabalho e normalização de situações precárias.

Lidar com as marcas psicológicas e emocionais pode ser um grande desafio para quem passou por isso. Mas, é possível superar o trauma: o apoio de amigos e familiares, a procura por terapia e atividades que ajudem a recuperar a confiança e trabalhar a autoestima são ótimas formas de buscar a superação.

Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um disturbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade.

Sobrecarga de trabalho
Profissionais sobrecarregados costumam trabalhar excessivamente, realizando horas extras, ou cumprindo funções que não são suas. Essas situações podem gerar estresse, que aos poucos pode se transformar em improdutividade, até iniciar episódios depressivos nos trabalhadores.

Fale para o RH
Muitas empresas possuem, na área de Recursos Humanos, um serviço de denúncias ou até mesmo uma Ouvidoria. Essa é a primeira ação a ser tomada, onde deve-se apresentar o problema, porém, de forma anônima, pois a situação pode ficar ainda mais grave se o agressor souber que foi denunciado.

Sem Atestado Médico você perderá as horas não trabalhadas, não seria Falta porque você se deslocou até o estabelecimento para trabalhar. Quando isso ocorrer o mais correto é ir ao médico mesmo cuidar da sua saúde e solicitar nem que for uma simples declaração de comparecimento.

Produtividade baixa e exaustão constante
É natural se você se sentir cansado após o trabalho, mas não é normal que você acorde com fadiga, preguiça e sem vontade de ir trabalhar. Saiba que o cansaço incontrolável pode estar ligado a um problema mais grave, ou seja, é necessário ficar atento com o seu desempenho.

Como diminuir o estresse

  1. Pratique exercícios físicos. O primeiro passo para desestressar é sair do sedentarismo. ...
  2. Medite. ...
  3. Alimente-se corretamente. ...
  4. Comemore as pequenas conquistas. ...
  5. Procure ajuda de profissional especializado.

Como superar problemas e se livrar do desânimo

  1. Faça planos de curto, médio e longo prazo. ...
  2. Procure se alimentar corretamente e dormir bem. ...
  3. Dê presentes a si mesmo vez ou outra. ...
  4. Livre-se de relacionamentos tóxicos. ...
  5. Contra o desânimo, invista em autoconhecimento.
  1. 6 dicas para vencer o desânimo.
  2. Estabeleça metas. Uma boa forma de driblar o desânimo é estabelecer metas. ...
  3. Registre seus resultados. ...
  4. Compartilhe seus problemas. ...
  5. Tire um tempo para descansar. ...
  6. Se alimente bem. ...
  7. Pratique exercícios físicos.

Desânimo é um estado de desmotivação que uma pessoa sente em relação às suas atividades. Essa falta de energia pode ser o resultado das expectativas que nós não conseguimos concretizar. Ou seja, é uma reação a frustrações da vida.

Na prática o ato de expor o empregado a situações humilhantes (como xingamentos em frente dos outros empregados), exigir metas inatingíveis, negar folgas e emendas de feriado quando outros empregados são dispensados, agir com rigor excessivo ou colocar "apelidos" constrangedores no empregado, são alguns exemplos que ...