O que fazer para substituir um fusível?

Perguntado por: iribeiro5 . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
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Passo a passo para a troca do fusível do carro

  1. Ver no manual do proprietário onde está localizada a caixa de fusível e qual o fusível responsável pelo problema (como farol que não acende).
  2. Abrir a caixa de fusível e procurar o que está queimado. Removê-lo. ...
  3. Colocar o novo no local.

Como Escolher
Para proteger um circuito devemos escolher um fusível cujo valor de corrente seja maior do que a corrente máxima que o aparelho possa drenar em funcionamento normal.

Um dos sinais mais simples que indicam que um fusível pode estar queimado é o desligamento de algum item elétrico ou eletrônico. Caso isso aconteça, o motivo provável é o rompimento do filamento do fusível responsável por sua proteção.

Isso significa que ele tanto pode não suportar a carga do circuito, como ser muito forte, e nesse caso o curto pode espalhar pela fiação, pois o fusível não queima. Não troque fusíveis de lugar. Pode ser um tiro no pé, aumentando os possíveis defeitos do carro. Um fusível não pode ser adaptado.

Eles não têm um prazo de validade, mas sua vida útil acaba quando há sobrecarga de eletricidade e eles se rompem. Neste caso, basta trocar o fusível danificado por um novo. Como saber qual fusível está danificado?

Fusível é um dispositivo utilizado para proteger um circuito elétrico de um curto-circuito (sobrecorrente) e sobrecarga de longa duração. O fusível é um corpo oco, como um cano de vidro ou plástico muito pequeno. Dentro contém um elo condutor metálico, feito de chumbo ou estanho.

Você usa a seguinte formula: P(carga)= V(carga)*I(carga). Se Tensão da rede for 220V a corrente é menor que a corrente para 127V. Como os cálculos são superficiais o valor do fusível adotado deve o valor mais próximo acima do valor calculado! Abraço!

Partindo do comportamento elétrico do fusível, podemos dizer que se ele estiver bom, deve apresentar uma baixa resistência, uma resistência praticamente nula, com continuidade para a corrente, enquanto que um fusível queimado ou aberto não deixa passar a corrente, ou seja, tem uma resistência infinita.

Tabela de fusíveis (cores e amperagens):
Laranja e marrom – 5 a 7,5 Amperes. Vermelho – 10 Amperes. Azul – 15 Amperes. Amarelo – 20 Amperes.

Normalmente, a caixa de fusível fica no cofre do motor ou embaixo do painel.

Fique atento para um detalhe: jamais coloque um fusível com amperagem maior que a indicada pelo fabricante do veículo. Em caso de sobrecarga de energia, o componente não se romperá e isso pode provocar superaquecimento da fiação e até mesmo um incêndio.

Este fusível é utilizado por quase todas as industrias automobilísticas para proteção de circuitos eletrônicos e módulos de som que exijam grande potência, e por ter um tamanho maior possui uma melhor dissipação de calor.

O fusível é um dispositivo de segurança de um circuito elétrico, que tem a função de interromper a passagem de corrente elétrica no circuito, quando a corrente ultrapassar o limite permitido pelo fusível, evitando assim um curto-circuito.

Se um fusível do seu carro estiver esquentando muito, provavelmente ele, ou o circuito envolvido, está sobrecarregado. Isso ocorre quando algum acessório extra é adicionado a determinado fusível, como uma lâmpada xenon ou as chamadas super brancas.

O uso de fusíveis pode representar um risco de segurança para o pessoal técnico. Devido a condutores expostos a substituição de fusíveis pode ser perigosa para pessoas inexperientes. As conexões dos disjuntores são protegidas e a operação pode ser feita remotamente.

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Podem estar embaixo do capô do motor e na parte inferior do painel. Na maioria das caixas, você também encontrará os relês.

O tempo de fusão do filamento é definido pela intensidade com que o valor de ruptura é superado: quanto maior o valor da corrente em relação ao valor de ruptura, mais rápida será a fundição e consequente interrupção do funcionamento.

A maioria dos equipamentos é vendida com tensão selecionável (bi-volt), para 110V ou 220V (em geral há uma chave para selecionar a tensão desejada). O normal é as fabricas deixarem configurados o aparelho em 220V, e inclusive o fusível também para 220V.

o fusível serve para evitar que picos de tensão queimem alguma parte do sistema, se voce usar um maior os picos vão com mais força para o sistema e pode queimar.

Podem ser de efeito rápido ou retardado. Os fusíveis de efeito rápido devem ser utilizados onde não ocorre variação considerável de corrente entre a partida e o regime normal de funcionamento, como as cargas resistivas e lâmpadas.