O que fazer para ser respeitado no trabalho?

Perguntado por: drosa . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

Para ser uma pessoa profissional respeitada no trabalho, você precisa respeitar as demais pessoas. E isso significa honrar o tempo delas assim como você valoriza o seu. Nesse sentido, seja pontual em seus compromissos. Não deixe as pessoas esperando sem necessidade.

Quando é mais difícil respeitar? É mais difícil respeitar quando se quer ter razão a qualquer custo, ou quando se supõe, frente a qualquer ponto de vista, que a própria opinião ou atitude é a única possível.

Por isso, seguem 3 dicas para você lidar com essa situação de uma forma autorresponsável.

  1. Converse com seu líder. Na grande maioria dos casos, uma comunicação assertiva e objetiva pode resolver o problema. ...
  2. Não expanda a conversa aos colegas. ...
  3. Busque seu desenvolvimento profissional.

Então listamos aqui algumas orientações essenciais para quem está entrando no mercado de trabalho:

  1. Seja pontual. (Fonte: Giphy) ...
  2. Preste atenção ao se vestir. (Fonte: Giphy) ...
  3. Seja educado sempre! (Fonte: Giphy) ...
  4. Siga o código de ética. ...
  5. Seja organizado. ...
  6. Tenha cuidado com as redes sociais. ...
  7. Não confunda colegas com amigos.

Confira alguns passos para fazer isso da forma mais objetiva e eficiente possível.

  1. Busque tabelas e guias salariais. ...
  2. Não pergunte ao colega qual seu salário. ...
  3. Promoções recentes. ...
  4. Entenda sua própria remuneração.

Sete atitudes para se relacionar bem com o seu chefe

  1. Saiba o que ele acha de você É extremamente importante saber como o seu chefe te vê. ...
  2. Pare de reclamar. ...
  3. Mostre vontade de aprender. ...
  4. Entenda o seu papel. ...
  5. Adapte-se ao estilo do seu chefe. ...
  6. Ganhe confiança. ...
  7. Aprenda a dizer “não”

Dicas Para Se Impor Sem Ser Autoritário

  1. 3 – Seja Assertivo em Suas Decisões. ...
  2. 4 – Entenda Que Amar é Diferente de Se Sujeitar. ...
  3. 5 – Identifique Quais São os Seu Limites. ...
  4. 6 – Se Relacione Com Pessoas Que Te Respeitam. ...
  5. 7 – Se Expresse Sempre Com Gentileza.

O respeito permite que a sociedade viva em paz, numa convivência saudável, assentada em consideração, solicitude e civilidade. Implica reconhecer em si e nos demais os direitos e as obrigações. Em contrapartida, a falta de respeito gera violência, conflitos, desconforto e confrontos.

- O respeito é baseado na integridade de cada pessoa e na forma como cada indivíduo trata o outro. Quem dá respeito, naturalmente que colhe esse respeito. - Para ser respeitado, é preciso sentir-se bem consigo mesmo.

É preciso aceitar a opinião do outro – Não sobrecarregue seu emocional em discussões

  1. 2.1 Não há necessidade do outro pensar como você
  2. 2.2 Procure ouvir e entender o ponto de vista do outro.
  3. 2.3 Entenda: você não é o dono da razão.

Um dos fatores mais importantes para lidar com opiniões diferentes é ter empatia. As primeiras reações a posturas divergentes são ficar na defensiva ou tentar forçar o seu ponto de vista a todo custo. Em vez de fazer isso, procure entender o pensamento do outro.

Separamos algumas formas simples de você conseguir delimitar seu espaço e se sentir mais livre.

  1. Busque o autoconhecimento. ...
  2. Defina seus limites para você mesmo. ...
  3. Aprenda a dizer não. ...
  4. Seja firme.

Não há como ser valorizado se você não percebe o real valor que possui. É importante saber reconhecer sua capacidade como profissional, ter orgulho do trabalho que você faz e incentivar seu próprio crescimento profissional na área que você atua.

Associa-se isso à uma falta de perspectiva temporal, ou seja, pessoas que só valorizam quando perdem, em geral, não conseguem ter uma visão clara de futuro à longo prazo (prazos maiores do que 1 ano, por exemplo). Esta falta de percepção faz com que ela não projete no futuro a vida sem o outro.

Entenda como se aproximar e estabelecer uma relação de confiança

  1. Como desenvolver um bom relacionamento com seu chefe. Crie o hábito de fazer reuniões semanais. Demonstre entusiasmo e iniciativa. Pergunte como ele está, como foi o final de semana. ...
  2. O que você não deve fazer para manter um bom relacionamento com seu chefe.

5 dicas de como aumentar o valor do seu trabalho

  1. Muitas horas trabalhando e pouco retorno.
  2. Ajude o cliente a identificar o problema.
  3. Apresente os trabalhos que já foram realizados.
  4. Pessoas que estudam mais, ganham mais.

5 coisas que não se deve falar no ambiente de trabalho

  • Não critique a postura da empresa. ...
  • Não questione a remuneração do colega de trabalho. ...
  • Não dê detalhes da vida pessoal. ...
  • Não fale palavrões. ...
  • Não conte vantagem.

Descuidar da higiene, vestir-se de maneira desleixada e deixar de lado algumas regras de etiqueta social, como arrotar em público, são consideradas atitudes grosseiras e prejudiciais para a carreira. Por outro lado, arrumar-se em público também não é recomendado.