O que fazer para se valorizar?

Perguntado por: iprates4 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 20 votos

7 Atitudes para valorizar a si mesmo

  1. 1 – Reconheça o seu valor e as suas qualidades. Antes de mais nada, é preciso que reconheça o seu valor e as suas qualidades. ...
  2. 2 – Evite as comparações. ...
  3. 3 – Saiba dizer não. ...
  4. 4 – Aceite elogios. ...
  5. 5 – Perdoe-se. ...
  6. 6 – Demonstre amor sem se anular. ...
  7. 7 – Se aceite como é

A falta de amor-próprio pode causar depressão, ansiedade, transtorno do pânico, distúrbios alimentares e outras condições de saúde mental graves. Deste modo, não se pode ignorar os incômodos emocionais e psicológicos. É preciso cuidar muito bem da saúde mental para se ter uma vida satisfatória e feliz.

É olhar para si com carinho, aceitar as próprias dores e fraquezas e se acolher num longo abraço, entendendo suas limitações, não buscando perfeição e sim reconhecendo seu valor. É admitir e fazer as pazes com as próprias fragilidades, levando em conta que não podemos acertar sempre e está tudo bem.

5 formas para se tornar menos dependente

  1. Consciência da dependência emocional. ...
  2. Reconheça o seu valor. ...
  3. Perceba que você tem o controle de si. ...
  4. Reconheça as suas necessidades emocionais. ...
  5. Não programe o seu dia-a-dia dependendo da outra pessoa.

Despersonalização, o distúrbio que impede pessoas de sentir amor.

Olha, normal não é. Essa condição de vazio de sentimentos se chama "atimia" que consiste na ausência de sentimentos e de manifestações afetivas.

Este incômodo que você sente em se relacionar, quando não consegue gostar de ninguém, revela que sua saúde mental está precisando de atenção. Desse modo, primeiro você deverá entender a si mesmo e quais são as barreiras que lhe impedem de gostar das pessoas.

Associa-se isso à uma falta de perspectiva temporal, ou seja, pessoas que só valorizam quando perdem, em geral, não conseguem ter uma visão clara de futuro à longo prazo (prazos maiores do que 1 ano, por exemplo). Esta falta de percepção faz com que ela não projete no futuro a vida sem o outro.

Se você se sente desvalorizado, pode ser que algo na sua relação com a pessoa tenha mudado — ou até que ache que merece esse tratamento positivo, mas não o recebe. Seja qual for o caso, identifique o que está diferente na sua interação com os outros para mudar a situação e, se possível, chegar a uma solução.

Uma pessoa que se valoriza se torna mais resistente às questões negativas ou difíceis, como críticas e feedbacks desfavoráveis, pois tem segurança de si e sabe quem é na essência. Além disso, essas pessoas conseguem diferenciar com clareza as críticas construtivas daquelas que só querem nos fazer mal.

A autoestima é importante para todas as esferas da sua vida.
...
Mas, com dedicação e fé, a gente chega lá.

  1. 1 - Procure ume psicólogue. ...
  2. 2 - Não se compare tanto. ...
  3. 3 - Siga contas relevantes nas redes sociais. ...
  4. 4 - Faça exercício físico. ...
  5. 5 - Seja mais grate. ...
  6. 6 - Não se cobre tanto. ...
  7. 7 - Faça afirmações positivas.

Como melhorar a autoestima feminina?

  1. Aprofunde o autoconhecimento. Não tem jeito: é preciso se conhecer para melhorar a autoestima. ...
  2. Aceite suas imperfeições. Será estranho que um texto sobre autoestima queira lhe incentivar a aceitar suas imperfeições? ...
  3. Pratique o autocuidado. ...
  4. Desenvolva padrões de pensamento mais eficazes.

O Salvador respondeu: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo”.

6 dicas para conseguir encontrar a melhor versão de si mesmo

  1. 1 – Priorize o cuidado da sua mente. ...
  2. 2 – Crie uma rotina para você ...
  3. 3 – Trace seus objetivos. ...
  4. 4 – Foque nos seus objetivos. ...
  5. 5 – Invista em si mesmo. ...
  6. 6 – Aprenda com seus próprios erros.

“Quem se ama não precisa mostrar o tempo todo como está bem e feliz. Já age naturalmente assim, tem autoconfiança, é sociável, positiva, sabe se perdoar e consegue vibrar com as próprias vitórias”, exemplifica.