O que fazer para se proteger na internet?

Perguntado por: ocaetano . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.8 / 5 14 votos

Instale apenas aplicativos e softwares de fontes confiáveis. Use um navegador seguro para navegar com privacidade na internet. Nunca salve suas senhas em dispositivos públicos ou de terceiros. Evitar clicar ou baixar os anexos de e-mails desconhecidos.

Use a rede social a favor da sua autoestima
O passo inicial seria seguir perfis e marcas das quais você realmente se identifique e que agreguem em algo na sua vida, pessoas cujo objetivo seja sempre transparecer a sinceridade sobre suas vidas, não as que buscam demonstrar serem perfeitas.

Mantenha o antivírus e firewall ativos e atualizados
A primeira dica de segurança online que você deve seguir, independente do seu caso, é utilizar um bom firewall e antivírus. Essas são as duas principais camadas de proteção que qualquer aparelho ou rede têm contra ameaças virtuais.

Não é incomum computadores, celulares e outros dispositivos eletrônicos com acesso à internet serem contaminados com os famosos malwares, os vírus. Eles são ferramentas poderosas de pessoas de má fé, que podem ter acesso a dados confidenciais, como senhas de banco.

Segurança da Internet é um termo que descreve a segurança de atividades e transações feitas pela Internet. Trata-se de um componente particular de ideias maiores, como segurança virtual e segurança do computador, envolvendo tópicos que incluem segurança do navegador, comportamento on-line e segurança de rede.

Veja aqui os sete maiores riscos que as crianças correm na Internet:

  • Bullying virtual. ...
  • Predadores virtuais. ...
  • Publicação de informações privadas. ...
  • Phishing. ...
  • Vítimas de golpes. ...
  • Download acidental de malware. ...
  • Postagens que podem se voltar contra seu filho no futuro.

As redes sociais possibilitam muitas atividades positivas e facilitam a vida de pessoas e instituições, elas criaram espaços para novos tipos de negócios, novos empregos, novas formas de comunicação. Uma das grandes vantagens é a comunicação instantânea que as redes sociais oferecem.

5 Dicas Fundamentais para Iniciantes nas Mídias Sociais

  1. Saiba Quem Você Quer Conquistar. O primeiro ponto fundamental é entender como atrair clientes com as mídias sociais. ...
  2. Crie Conteúdo de Alta Qualidade. ...
  3. Eduque os seus Clientes. ...
  4. Ajude a sua Audiência. ...
  5. Use a Regra 80-20.

O Direito por conseguinte têm o papel fundamental de prover a inclusão digital pois é de papel essencial para o desenvolvimento da nossa sociedade, permitindo a todos inclusão social e a participação igualitária de pessoas ou grupos excluídos na sociedade digital, por ser o acesso à internet um DIREITO FUNDAMENTAL.

Existem quatro princípios básicos de segurança da informação: Disponibili- dade, Integridade, Confidencialidade e Autenticidade.

O lado ruim da internet é que, no momento que a pessoa vicia, na maior parte dos casos, passa a sair menos de casa, preferindo passar horas na frente do computador, do que ir ao parque com os amigos, por exemplo.

Vírus, golpes e vazamento de dados são apenas alguns dos riscos da internet. E, embora a maioria deles possa afetar qualquer indivíduo online, alguns são particularmente perniciosos para crianças e adolescentes.

O que não fazer nas mídias sociais?

  1. Fazer propagandas sobre o seu negócio de forma demasiada. ...
  2. Usar sempre os mesmos formatos de publicações. ...
  3. Não ter uma identidade visual bem definida. ...
  4. Esquecer de seguir uma frequência/padrão de postagens. ...
  5. Focar na quantidade ao invés da qualidade.

Entre os principais problemas relatados no estudo pelos usuários estão ansiedade, depressão, solidão, baixa qualidade de sono, autoestima e dificuldade de relacionamento fora das redes.

A noção de limite é subjetiva, alguns aceitam se expor mais que outros, mas, como regra geral, deve-se sempre evitar publicar informações privadas como endereço, local de trabalho, situação financeira, fotos íntimas, entre outras.

Oferecer incentivos às plataformas, como imunidade legal, para compartilhar mais dados com os pesquisadores. Criar painéis independentes para supervisionar o financiamento de pesquisas por plataformas. Exigir soluções legislativas robustas para práticas anticompetitivas de plataforma.

Filtre o que é útil para você
Estudar nas redes sociais tem que realmente trazer resultados dentro dos seus objetivos. Foco e concentração no conteúdo que você está indo buscar dentro da rede. Torne-se mestre em filtrar o que é útil para você. Priorize informação, em vez de desinformação.

Então conheça a seguir cada uma das etapas da criação de um plano de mídia digital.

  1. Briefing. A criação do briefing é um momento fundamental para o desenvolvimento de qualquer estratégia. ...
  2. Pesquisa. O próximo passo é voltar o olhar para o que está ao redor da marca. ...
  3. Objetivos e KPIs. ...
  4. Estratégia. ...
  5. Monitoramento.

Dicas para aumentar a privacidade em casa

  1. Plante árvores. Se você tem um belo quintal à disposição, plante algumas árvores que podem crescer para além do teto da casa. ...
  2. Instale uma cerca. ...
  3. Persianas. ...
  4. Equipamento de segurança. ...
  5. Isole seu som.

8 funções para ter mais privacidade no Android

  1. Use um PIN. ...
  2. Mantenha seu celular atualizado. ...
  3. Verifique as permissões dos aplicativos. ...
  4. Ativar autenticador de duas etapas nos seus aplicativos. ...
  5. Esconda as notificações. ...
  6. Use uma VPN. ...
  7. Desinstale aplicativos pouco usados. ...
  8. Tome cuidado com a permissão de localização.