O que fazer para se lembrar dos sonhos?

Perguntado por: dbaptista8 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 13 votos

Não consegue se lembrar dos seus sonhos? Confira 7 dicas que podem te ajudar

  1. Procure manter uma consistência na hora de ir para cama. ...
  2. Fixe uma intenção. ...
  3. Evite acordar com o auxílio do despertador. ...
  4. Não se levante logo da cama. ...
  5. Beba três copos de água antes de dormir. ...
  6. Anote cada detalhe. ...
  7. Conte seu sonho para alguém.

O problema mesmo é lembrar dos sonhos. Nem todas as manhãs nós acordamos lembrando do que sonhamos e isso é completamente normal. Mas de vez em quando a gente consegue até recordar os detalhes e contar para outras pessoas. Existem até mesmo pessoas que têm mais capacidade de lembrar dos sonhos do que outras.

Drauzio – Existem pessoas que não sonham? Flávio Alóe – A não ser que estejam sob medicação ou tenham alguma doença orgânica, todas as pessoas sonham de quatro a seis vezes numa noite normal de sono. Os antidepressivos podem inibir o sono REM no início do tratamento, mas aos poucos ele vai sendo recuperado.

Logo, seguem algumas dicas de como ter bons sonhos, garantindo uma noite tranquila e restauradora.

  1. Cuide da higiene do sono. ...
  2. Pratique exercício físico. ...
  3. Tenha um ritual do sono. ...
  4. Evite álcool. ...
  5. Faça refeições leves. ...
  6. Cuide da posição de dormir. ...
  7. Gerencie a sua ansiedade.

Com base nos resultados observados, os pesquisadores concluíram que o cérebro de uma pessoa que se lembra de seus sonhos com maior frequência exibe padrões de ondas cerebrais maiores, como se essas pessoas se mantivessem muito mais atentas e atraídas pelo ambiente externo.

Sonhos premonitórios são aqueles que são concretizados na vida real. Você já sonhou com alguma situação e depois ela realmente aconteceu? Então, se você já passou por isso é porque você teve a experiência de um sonho premonitório, que também podem ser chamado de precognitivo.

40 minutos

Os sonhos ocorrem durante o período chamado de REM (rapid eye movements), chamado de “rápido movimento dos olhos”. Um sonho normal, em média, dura cerca de 10 a 40 minutos.

Pesquisas já apontaram que temos de cinco a seis ciclos de sono e, cada um deles, passa pelas fases 1, 2, 3 e REM. Como já apresentado, na fase REM, temos pelo menos um sonho, ou seja, todas as noites, temos cerca de cinco a seis sonhos.

Quando sonhamos, nosso cérebro tenta resolver os problemas que nos ocupam durante o dia. Dormir pode ser a solução para um problema que não conseguimos resolver. Além disso, um sonho pode ser um reflexo fiel ou, na maioria dos casos, simbólico do que ocupa a nossa mente, de nossos medos e de nossos desejos.

“Durante os sonhos, nós mexemos os olhos e nosso cérebro fica extremamente ativo, quase tão ativo quanto eu e você conversando agora, acordadas. Olha só que coisa curiosa. Você tem um estado que é de extrema ativação cortical, só que ele tem uma diferença da vigília, que é a ausência de tônus muscular.

A psicóloga explica que o "eu" da pessoa com depressão está desinvestida de esperança, de vontade de viver, de sonhar, de desejar. O depressivo para de desejar, não tem mais desejo pela vida, pelas suas atividades. "Então ele vai ter um esvaziamento do eu.

Alguns sonhos parecem tão reais por conta de distúrbios do sono: – Problemas como insônia e narcolepsia podem aumentar os riscos de sonhos vívidos. Assim como mudanças bruscas no seu horário de sono, como dormir muito mais ou muito menos também pode aumentar esse risco.

Durante o sono REM, o corpo está paralizado mas a atividade cerebral é bem próxima àquela de quando estamos acordados. Devido a essa atividade intensa, o sonho pode nos assustar a ponto de nos acordar. Em outras palavras: a emoção é tão grande, que acaba despertando o seu corpo.

Como já explicamos, não é que você não esteja sonhando, apenas não se lembra dele. De acordo com especialistas, essa “ausência de sonho” ocorre durante a parte do sono que acontece entre os episódios de sonhos ou quando nossa experiência consciente é temporariamente desligada no sono profundo.

Correr atrás de um sonho às vezes se torna mais do que um objetivo de vida. Torna-se a própria vida! Postergamos coisas importantes e adiamos realizações reais em nome de fantasias que não estão relacionadas ao sonho maior. Quando tal coisa acontecer, poderei dar seguimento em todos os demais setores da minha vida.

Sonhar com conhecidos
Neste caso, o ato de sonhar pode estar mostrando quais ajustes precisam ser feitos na relação que temos com determinada pessoa. Neste caso, o ato de sonhar pode estar mostrando quais ajustes precisam ser feitos na relação que temos com determinada pessoa.

Os sonhos podem indicar uma carência afetiva e emocional
É totalmente normal sonharmos com aquele crush que está na nossa cabeça o tempo todo. Sonhar com uma paquera demostra imaturidade emocional e carência afetiva. Porém, há outras interpretações reveladoras que tem um lado positivo e negativo na relação imaginária.

Sonhamos todas as noites, várias vezes, e isso acontece porque o sono é cíclico. Estudos com eletroencefalograma (EEG) mostram que temos cinco a seis ciclos de sono e cada ciclo passa pelas fases 1, 2, 3 e sono REM. Quando atingimos a fase REM sempre temos pelo menos um sonho.

O REM é o último estágio do ciclo do sono, que dura cerca de 20 minutos cada e é nele que os sonhos acontecem. Nesse momento nosso batimento cardíaco acelera e ocorrem as chamadas “paralisias do sono”, pois o cérebro bloqueia os neurônios motores para que o corpo não reproduza os movimentos ocorridos nos sonhos.

Em adultos, o sono REM só ocorre pela primeira vez depois de cerca de 90 minutos dormindo, e se repete várias vezes ao longo da noite, com duração cada vez maior, especialmente na segunda metade da noite, podendo chegar perto de uma hora.

Sonhar com pessoas desconhecidas em um lugar desconhecido
Provavelmente, mudanças estão por vir na sua vida. Se você se sentiu feliz durante o sonho é sinal que está pronto para viver essa nova fase. No entanto, se tiver se sentido desconfortável, pense duas vezes antes de deixar para trás o que está acostumado.