O que fazer para sair o pus do furúnculo?

Perguntado por: nveloso . Última atualização: 9 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 19 votos

Como é o tratamento para furúnculos?

  1. fazer compressas: uma toalha úmida e morna pode ajudar a acelerar o processo de saída do pus;
  2. usar pomadas: uma pomada anti-inflamatória conterá a infecção, de modo que ela não aumente;

Não é recomendado tentar espremer e estourar o furúnculo, pois pode agravar a infecção e espalhá-la para outros lugares do corpo. O tratamento é baseado em antibióticos que atuam contra as bactérias. Compressas quentes ajudam a drenar a região para tirar o pus e acelerar a cura.

O furúnculo pode resolver-se por si próprio sem vir a furo, mas mais frequentemente precisará ser aberto e drenado. Ele também pode drenar espontaneamente dentro de duas semanas. Um ponto amarelo ou branco sobretudo no centro do nódulo pode ser visto quando o furúnculo está pronto para drenar sua carga purulenta .

Compressas de água quente. Se não drenar sozinho, tem que procurar um médico para ele fazer um pequeno corte para ajudar a sair o pus.

Outra estratégia consiste em lavar com gel antissético assim o furúnculo comece a drenar, e passar com álcool. Pode ser aplicada uma pomada antibacteriana, posteriormente.

Principais alimentos anti-inflamatórios naturais

  1. Laranja moro.
  2. Alecrim.
  3. Alho.
  4. Abacate.
  5. Azeite de oliva.
  6. Astaxantina.

Muitas vezes, porém, o furúnculo não se rompe espontaneamente, e ajuda médica é necessária para drenar o abscesso. Abscessos muito volumosos e profundos podem deixar cicatrizes. Algumas lesões podem também formar pequenos buracos na pele após serem drenadas.

O gelo pode ser utilizado até 48 horas após uma injeção, e em caso de dor de dente, pancada, torção, dor no joelho e quedas, enquanto que a água quente pode ser usada quando há dor na coluna, manchas roxas na pele, espinhas, furúnculos e torcicolos, por exemplo.

Nebacetin é um medicamento indicado para o tratamento de infecções da pele e/ou de mucosas, causadas por diferentes bactérias, como por exemplo: nas “dobras” da pele, ao redor dos pêlos, na parte de fora da orelha, nos furúnculos, nas lesões com pus, na acne infectada, nas feridas abertas (como úlceras na pele) e nas ...

Fazer uma incisão linear ao longo de todo o comprimento do abscesso usando um bisturi nº 11, se possível, seguindo as pregas cutâneas. Comprimir delicadamente a ferida para espremer o pus.

Para abscessos pequenos e/ou superficiais, tratar inicialmente com compressas quentes e antibióticos orais e reavaliar a necessidade de drenagem após 24 a 48 horas.

O Furúnculo geralmente é uma infecção causada por bactéria. As causas do furúnculo estão relacionadas com a infecção do folículo piloso (pelo), da glândula sebácea e do tecido ao redor. Ele precisa ser analisado por um médico para o correto diagnóstico.

Compressas quentes ajudam a acelerar a drenagem e a cura. Em casos mais graves, há necessidade de cortar e drenar o furúnculo cirurgicamente, em uma unidade de saúde.

Aplicar compressas quentes no local do furúnculo ajuda a amenizar a dor, além de acelerar a drenagem do pus e sua cura.