O que fazer para sair do sufoco financeiro?

Perguntado por: rmarinho . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 18 votos
  1. 4 dicas para sair do sufoco e o dinheiro chegar no fim do mês.
  2. Aceite que existe um problema e busque ajuda.
  3. Dedique parte de seu tempo para a estratégia.
  4. Fale sobre dinheiro em casa.
  5. Atenção com as palavras “crédito”, “empréstimo” e “financiamento”
  6. Conclusão.

Em suas falas na Bíblia, Cristo e seus apóstolos deixam claro ser contra as pessoas que se endividam e dão calotes. A dívida no texto sagrado é considerada um motivo de vergonha. É preciso reconhecer que se tem débitos e tratar de colocar todos em dia. Uma boa opção são os feirões de negociações.

As dívidas com bancos, como cartão de crédito ou empréstimos não pagos, prescrevem em cinco anos. O prazo máximo que o CPF e o nome do devedor ficam negativados também é de cinco anos, segundo o Código de Defesa do Consumidor e o Código Civil.

Existem duas maneiras principais de fazer essa troca: uma é renegociação com o próprio banco, tomando um empréstimo mais barato na instituição financeira com a qual você já tem relacionamento e onde deve a juros mais altos; a outra é por meio da portabilidade, que lhe permite migrar a dívida para outro banco que ...

Três situações que Prejudicam Seu Sucesso Financeiro. Preguiça, ansiedade e euforia podem atrapalhar bastante sua rotina rumo à independência financeira.

Gaste menos do que ganha – Pv 21:20
“O sábio economiza e tem sempre bastante comida e dinheiro em sua casa, mas o tolo gasta todo o seu dinheiro assim que o recebe.” Gastar menos do que ganha é uma premissa indispensável na vida de todas as pessoas.

Salmo 67 - Atraia prosperidade
Alegrem-se e regozijem-se as nações, pois julgarás os povos com equidade, e governarás as nações sobre a terra (Selá). Louvem-te a ti, ó Deus, os povos; louvem-te os povos todos. Então a terra dará o seu fruto; e Deus, o nosso Deus, nos abençoará.

Veja 6 passos para quitar suas dívidas na prática

  1. Anote todas suas dívidas. Anotar e controlar suas despesas é uma ótima maneira de começar a colocar a casa em ordem. ...
  2. Organize o seu orçamento. ...
  3. Monte um plano de pagamento. ...
  4. Renegocie os valores e juros. ...
  5. Mantenha o foco, corte gastos e defina prioridades. ...
  6. Não crie novas dívidas.

Caso você não tenha reservas financeiras ou bens que possam ser vendidos, o melhor caminho é buscar um empréstimo com amigos e familiares para conseguir pagar a dívida. Essa operação pode ser realizada com prazo de carência para iniciar os pagamentos e com juros equivalentes ao rendimento da poupança, de 0,5% ao mês.

5 anos

Uma dívida caduca é aquela que possui mais de 5 anos e, após esse período, deixa a lista de inadimplentes dos serviços de proteção ao crédito, como o SPC e Serasa. Todas as empresas têm esse prazo de 5 anos para cobrar judicialmente uma dívida.

Salmo 67 - Atraia prosperidade
"Deus tenha misericórdia de nós e nos abençoe; e faça resplandecer o seu rosto sobre nós (Selá). Para que se conheça na Terra o teu caminho, e entre todas as nações a tua salvação. Louvem-te a ti, ó Deus, os povos; louvem-te os povos todos.

Senhor, quero sim pedir riqueza, prosperidade e dinheiro para viver bem. Pedimos, Senhor, que não nos deixes faltar o nada para viver bem e próspero. Senhor, aumenta em nós a confiança na tua providência e a boa sorte na vida. Senhor, tire a ansiedade e o medo de que nos falte algo para o dia seguinte.

Ó Deus criador deste imenso universo, estou aqui para te invocar em favor da minha vida financeira. Que do alto da minha cabeça até a planta dos meus pés, que eu seja envolvido por uma corrente de riqueza. Derrame sobre mim o dom da riqueza para que eu veja a tua glória e proclame a tua existência por onde eu passar.

Uma dívida caduca é aquela que ultrapassou o prazo de 5 anos e, por isso, não pode mais gerar negativação. Se a dívida foi contraída há mais de 5 anos e não foi paga, o consumidor não pode continuar com o “nome sujo” por causa dela.

Mito! Uma dívida não pode ficar mais que cinco anos em cadastros de inadimplentes. Por isso, débitos com mais de cinco anos não são considerados no cálculo do Serasa Score.

Então, sim, é possível fazer um financiamento com uma dívida caduca, mas tudo dependerá das instituições financeiras. Sabemos que uma dívida impacta negativamente na vida financeira de qualquer indivíduo.

Muitos bancos aceitam quitar a sua dívida e abrir com eles outra, com juros menores e prazos maiores, o que, com certeza, é uma ótima opção! Se mesmo assim, não resolver seus problemas, talvez seja o momento de você dar um basta na situação.

Passar por dificuldades e ver nossos pais tendo atitudes que só desgastam a vida financeira, nos ensina que pouca coisa do que podemos fazer será capaz de melhorar essa situação. O mesmo acontece em pessoas que cresceram com diversas oportunidades na infância, mas que viram sua família brigar por causa do dinheiro.