O que fazer para relaxar o pé?

Perguntado por: daguiar . Última atualização: 12 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 19 votos

Com isso em mente, trouxemos algumas dicas que devem ser incluídas no seu dia a dia e trazer mais conforto.

  1. Escolha bem seus calçados. ...
  2. Pratique atividade física com frequência. ...
  3. Não fique muito tempo na mesma posição. ...
  4. Coloque os pés para cima. ...
  5. Prepare um escalda-pés. ...
  6. Faça massagens. ...
  7. Use cremes específicos. ...
  8. Sachets Escalda-Pés.

Escalda-pés
Além de diminuir o estresse, esse método também aumenta a circulação corporal, recupera e relaxa os músculos dos pés. O escalda-pés pode ser feito apenas com um balde com água quente (35º), óleos naturais e sal grosso, pois esses ingredientes possuem propriedades que aumentam a sensação de relaxamento.

Massageie os pés diariamente
Uma das dicas mais práticas e que garante ótimos resultados é a massagem relaxante. Ela pode ser feita por você mesmo antes de dormir ou sempre que achar necessário. Após tomar banho, aplique, nas pernas e nos pés, um creme que tenha componentes relaxantes, como menta e camomila.

Segure um lado do pé com uma mão e, com a outra, empurre o outro lado para frente. Após três vezes, troque a posição. Faça isso com o esquerdo e com o direito.

O dedão do pé (o halux) representa a cabeça nesta técnica. Massagear este local alivia a tensão mental e proporciona a sensação de bem estar, podendo fazer a pessoa dormir melhor com um tratamento periódico.

Mas, vamos entender agora quais são os principais pontos do pé para relaxar e aliviar os sintomas de ansiedade e depressão. Existe um ponto no dorso do pé, vindo da linha que separa o dedão do dedo ao lado, na direção do tornozelo.

Primeiramente, qualquer pessoa que trabalha muito tempo em pé pode acabar centralizando muito sangue nas pernas, além de sobrecarregar as articulações como o quadril e o joelho. Com isso, outros órgãos acabam tendo que compensar esse esforço. A panturrilha, por exemplo, quando contrai, empurra sangue para cima.

A prática é relaxante, alivia o estresse e o cansaço, estimula a circulação sanguínea e suaviza os pés. Quando preparado com sal grosso, também reduz o inchaço.

Entre os principais exercícios indicados estão aqueles que evitam impacto, como pilates, hidroginástica, natação, priorizando o alongamento dos músculos envolvidos. Exercícios simples podem ajudar no treino da musculatura dos pés e podem ser feitos em casa.

A primeira linha de cuidados envolve sessões de fisioterapia e exercícios de alongamento ou fortalecimento muscular, com foco especial nas pernas e nos pés. "Para aliviar a dor e a inflamação, sugerimos colocar uma garrafinha de 600 ml com água no refrigerador até congelar.

Vinagre. Um tratamento alternativo para a doença é deixar os pés em uma mistura de água com vinagre de maçã (em igual proporção) por cerca de vinte minutos. O ácido acético, substância presente no vinagre, é capaz de neutralizar o pH da pele e contribuir para o combate aos fungos.

A dor na parte de cima do pé existe e está relacionada aos tendões principalmente. Os tendões que fazem a “flexão” (elevam o pé) ficam lesionados e isso é muito característico em quem tem Artrose.

A dor no pé é um sintoma que pode ser devido a diversas patologias (ou doenças). A fascite plantar, os joanetes, o esporão do calcâneo, o Neuroma de Morton, a artrite gotosa são alguns exemplos de patologias que provocam dores nos pés, como veremos adiante com maior detalhe.

9 – Ansiedade
Existe um tipo de formigamento nos pés causado por estresse excessivo e ansiedade extrema. Quando o paciente apresenta esse quadro, outros sintomas estão presentes, tais como suor excessivo e palpitações. De fato, esse quadro pode ser tão extremo que muitos pacientes acreditam estarem infartando.