O que fazer para reduzir a reprovação escolar?

Perguntado por: asilveira . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

Para evitar a reprovação escolar, separamos 6 soluções que podem fazer diferença na sua escola:

  1. Saiba quais são os prejuízos que a reprovação escolar traz. ...
  2. Reveja os seus métodos de avaliação. ...
  3. Substitua a recuperação. ...
  4. Ofereça atividades complementares interessantes.

No 5º ano a taxa de reprovação foi de 7,6% em 2015. Já no 6º ano esse número chega a 15,4%. Índices altos de reprovação podem levar a outro problema, a distorção idade-série, proporção de alunos com atraso escolar de, ao menos, dois anos.

Repetir de ano ou “tomar bomba”, como é popularmente conhecido, pode ser traumático. Para tentar evitar que o aluno passe pela experiência de permanecer mais um ano no mesmo nível em que foi reprovado, algumas escolas oferecem a chamada dependência, ou progressão parcial.

Então confira algumas ações que o professor pode fazer para melhorar o desempenho de seus alunos.

  1. Entenda a causa da nota baixa do aluno e só então decida como agir. ...
  2. Inove no método de aprendizado. ...
  3. Procure novas formas de se comunicar com os alunos. ...
  4. Envolva a tecnologia no aprendizado. ...
  5. Movimente o aluno.

A resolução nº 7, de 14 de dezembro de 2010 do Conselho Nacional de Educação (CNE), que fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para o Ensino Fundamental, proíbe a reprovação no primeiro e segundo ano.

Na maioria dos casos, as matérias possuem algumas provas ao longo do tempo e a média total deve ser de, pelo menos, 60% para que o aluno seja reprovado. Notas abaixo desse valor geram a reprovação. Quando o aluno é reprovado na faculdade, a exigência é cursar a disciplina novamente.

A reprovação é um evento que acontece por diferentes causas, que vão desde dificuldades de ensino, aprendizagem ou mesmo causas de características pessoais, ligadas à família e cotidiano do aluno.

É considerado aprovado o aluno do Ensino Fundamental e do Ensino Médio que obtiver Média Anual (MA) igual ou superior a 7,0 (sete).

Identificar o problema é meio caminho andado para solucioná-lo. Apoiar o jovem é diferente de “passar a mão na cabeça”. Buscar o diálogo, tentando compreender seus sentimentos, pode ser uma boa forma de acolhimento, bem como mostrar que ele terá uma nova oportunidade de aprender mais sobre aqueles conteúdos.

As notas são geralmente atribuídas em uma escala de 0 a 10, sendo que 6 é considerado o mínimo necessário para passar de ano.

A reprovação por faltas ocorre quando o aluno ultrapassa os 25% do número de horas-aula dadas no ano letivo ou semestre letivo.

Os cursos de Exatas que mais reprovaram foram Física Noturno, Física Matutino e Matemática Noturno.

Posso justificar minhas faltas? O aluno pode usufruir de até 16 faltas (8 dias) sem incorrer em reprovação (75% de presença). As faltas somente serão justificadas com documentos comprobatórios.

Desde 2010, resolução do CNE (Conselho Nacional de Educação), que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais, recomenda que não deva haver reprovação nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental.