O que fazer para recuperar o amor próprio?

Perguntado por: emoreira . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.8 / 5 13 votos

Pensando nisso, a CAPRICHO montou o guia a seguir com conselhos que vão te ajudar a recuperar o amor próprio neste ano:

  1. Limite seu tempo nas redes sociais e repense suas referências. ...
  2. Descubra um novo hobby. ...
  3. Valorize e cultive suas relações interpessoais. ...
  4. Cuide de si com carinho. ...
  5. Evite comparações.

A falta de amor próprio pode provocar consequências que vão muito além da baixa autoestima. Aumento da ansiedade, depressão ou até mesmo problemas de relacionamento podem surgir à medida que os cuidados pessoais vão sendo deixados de lado.

Aceitar as emoções, mesmo as desagradáveis, ajuda você a não escalonar ainda mais o que sente. Um exercício que pode ajudar neste momento é perceber se seus pensamentos estão dentro de um contexto de realidade, ou são apenas pensamentos. Deixe-os vir e ir embora, aprenda apenas a observar sem embarcar neles.

Se você tem dificuldade para definir as suas qualidades e conquistas, não aceita muito bem elogios e se surpreende quando alguém gosta de você ou do seu trabalho, é provável que sua autoestima não esteja muito saudável.

Como se desligar de alguém que não te valoriza? Acho que o primeiro ponto é você se valorizar. No momento em que você consegue se dar mais valor, você se desfoca dessa pessoa que não dá retorno para a sua atenção. Eu costumo brincar que a pessoa mais importante para você é você mesmo e ponto!

Falta de amor é falta de Deus
Não amar o próximo é igual a não amar a Deus! Quem não ama seu próximo ainda não deixou Deus trabalhar em seu coração.

Despersonalização, o distúrbio que impede pessoas de sentir amor.

Não resolver seus problemas emocionais. Todos esses hábitos que causam infelicidade têm uma coisa em comum: eles são fruto de desequilíbrios emocionais. Guardar mágoas, reclamar, pensar demais no passado – tudo isso prejudica a sua saúde mental e te deixa cada vez mais frustrado e infeliz.

É uma situação que indica que a energia não está fluindo pela vida amorosa da pessoa devido a algum problema, como influência espiritual, trabalho com energia negativa agindo contra a pessoa ou até influência de outras pessoas, principalmente daquelas que são invejosas.

É possível amar e não ser feliz, é possível ser feliz e não amar, mas amar e simultaneamente ser feliz, isso seria milagre.

Diga a ele que não te sentes valorizada, amada e que precisa de um pouco mais de afeto, apoio, cumplicidade e atenção. Ouça atentamente o que ele diz. Ele pode dizer que tens razão e que negligenciou o cuidado com o relacionamento. Ou ele pode innventar desculpas para não reconhecer que não te valoriza.

Você não escolhe muito na hora de se envolver com alguém e acaba ficando com o primeiro que aparece mesmo ele não sendo tão bom quanto você merece. Se você se abala com as criticas dos outros é sinal de que você não se valoriza, e acredita em tudo que as pessoas dizem a seu respeito.

Tem atitude
O seu valor não permite que só haja espera, que apenas querem que as coisas aconteçam, sem esforços, elas sabem o que tem valor e sabem o que precisam fazer. Uma pessoa de atitude ao nosso lado nos ajuda a sermos mais confiantes e seguros.

Fique por perto dele para estar sempre nos pensamentos dele.

  1. Faça o possível para comparecer aos eventos que sabe que ele vai participar.
  2. Convide-o para fazer coisas divertidas com você. ...
  3. Fale bem dele e dos amigos dele sempre que possível.
  4. Sente-se próxima dele em eventos, aulas, etc.