O que fazer para receber a unção de Deus?

Perguntado por: mgoulart . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.2 / 5 17 votos

É bem verdade que, no batismo sacramental, recebemos a unção que nos constitui reis, sacerdotes e profetas, mas a unção que transborda, que influencia o mundo só será adquirida a um “preço” muito alto, e a moeda que “compra” essa unção se chama renúncia.

No sentido religioso a unção é praticada como parte de um ritual com o intuito de exercer influência espiritual, por vezes com a finalidade de abençoar ou mesmo curar. Segundo a crença religiosa, um ser ungido está sob proteção divina e a unção pode curar alguma enfermidade física ou espiritual.

Significado das 7 unções:

  • Mirra: Cura do Corpo.
  • Bálsamo: Cura da Alma, Restauração da Alma.
  • Acácia ou Cassia: Libertação.
  • Canela ou Cinamomo: Benção no Lar.
  • Rosa de Saron: Amor e Vida Sentimental.
  • Aloés: Poder e Beleza.
  • Nardo: Prosperidade.

O 7 Unção é uma mistura dos óleos bíblicos: Mirra, Nardo, Bálsamo, Alóes, Rosa, Acácia e Canela. Significa o derramar do Espírito Santo em nossas vidas e o agir de Deus a nosso favor, através da comunhão, da oração e da obediência.

Nos parágrafos 1530 e 1531 do Catecismo da Igreja Católica também ratifica que “só os sacerdotes (presbíteros e bispos) podem ministrar o sacramento da Unção dos Enfermos; para isso, empregarão óleo benzido pelo bispo ou, em caso de necessidade, pelo próprio presbítero celebrante” e que “o essencial da celebração deste ...

Segundo a crença religiosa, um ser ungido está sob a proteção divina e a unção pode curar ou confortar alguma enfermidade física ou perdoar os seus pecados. Na Igreja católica, o ritual de unção é chamado de "Santa Unção" ou "Último Sacramento" e "Extrema-unção".

Na Igreja Católica, o sacramento da unção deve ser administrado por um sacerdote que pronuncia palavras de conforto, enquanto unge o enfermo com o óleo abençoado. Nas religiões protestantes, a Unção dos enfermos também é praticada conforme as palavras do Apóstolo São Tiago.

Todo que aceita Jesus como seu salvador é ungido por Deus, escolhido como Seu filho. Quando uma pessoa se converte, ela recebe a unção do Espírito Santo (2 Coríntios 1:21-22). Essa pessoa se torna sacerdote de Deus, consagrado e equipado para O servir e proclamar o evangelho (1 Pedro 2:9-10). Essa é a unção de Deus.

“Ao celebrar este sacramento, a Igreja, na comunhão dos santos, intercede pelo bem do doente. E o doente, por seu lado, pela graça deste sacramento, contribui para a santificação da Igreja e para o bem de todos os homens, pelos quais a Igreja sofre e se oferece, por Cristo, a Deus Pai” (CIC § 1522).

A unção do leproso é para pessoas que precisam ser curadas e perdoadas por Deus.

  • 2- A unção do Sacerdote - SANTIFICAÇÃO.
  • 3- A unção do Profeta - PROFECIA.
  • 4- A unção do Rei - AUTORIDADE.

A primeira unção pode se denominar como a unção de nomeação pelo Senhor Deus. A unção do próprio Deus, não dos homens. Tinha que ser feito por Samuel, o profeta do Senhor. Destinava-se a iniciar Davi no caminho para ser rei.

Poder é geralmente usado em conjunto com a palavra autoridade. Alguém pode ter o poder de realizar uma atividade, mas não autoridade para fazê-lo. Na bíblia, a palavra 'unção' é uma autoridade dada pelo Espírito Santo para fazer algo em nome de Deus com amor.

1 João 2:20 Entretanto, vós tendes uma unção que procede da parte do Santo, e todos tendes pleno conhecimento. Entretanto, vós tendes uma unção que procede da parte do Santo, e todos tendes pleno conhecimento. Ora, vós tendes a unção da parte do Santo, e todos tendes conhecimento.

A orientação doutrinária é que os doentes sejam ungidos com óleo pelos presbíteros em nome do Senhor. A oração da fé levantará os enfermos e perdoará pecados. Tanto em Marcos como Tiago, a unção com óleo está relacionada a uma ação de Deus, e não aos poderes curativos ou medicinais do óleo.

Mas poucos sabemos que David, não recebeu apenas uma unção com o óleo de azeite, aquela que foi realizada pelo profeta Shamuel, mas ele foi ungido três vezes.

A porção dobrada era a parte da herança que cabia ao primogênito e, nesse caso, pode significar simplesmente seu desejo de ser um sucessor digno.

1. Acção ou efeito de ungir ou untar, com uma substância oleosa, qualquer parte do corpo. 2. [Figurado] Sentimento piedoso.