O que fazer para receber a graça de Deus?

Perguntado por: ufogaca . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.2 / 5 14 votos

A graça de Deus está ao alcance de todos, mas para isso é preciso ter fé e estabelecer uma conexão direta em toda sua essência e plenitude. Mesmo nos momentos mais desafiadores, é a Ele que devemos recorrer para ter forças e seguir em frente.

Converse com Deus
Confie-Lhe tudo o que vai na sua mente, reconhecendo que a Sua sabedoria e o Seu tempo são maiores do que os seus. Pode perguntar-Lhe o que Ele deseja que faça. Partilhe com Deus os seus sentimentos sobre outras pessoas. Pode orar pelas necessidades delas, ou perguntar como pode amá-las e ajudá-las.

A frase “a minha graça de basta” significa que a graça divina alcança seus propósitos apesar da debilidade humana. Essa frase revela que o cristão não é sustentado por sua própria capacidade, força ou satisfação, mas pela graça do Senhor.

Necessitamos e precisamos sempre de algo de Deus, mas não somos dignos, em nós mesmos, de receber nada de suas mãos. Daí o significado dessa palavra ser “favor imerecido”. A graça é aquele dom inefável de Deus, o favor dele que nos alcança em qualquer situação. É tão importante descansarmos na graça do Senhor.

A graça é o perdão da pena de um condenado, que se destina a um ou mais condenados, desde que devidamente individualizados. O motivo pode ter incidências diversas, como um ato humanitário, por exemplo.

A Bíblia diz em Efésios 2.8-9: “Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isso não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie”. A salvação que Jesus Cristo oferece ao homem é pela graça. Graça é tudo o que eu preciso, mas não mereço.

1 Coríntios 15:10 NVI
Mas, pela graça de Deus, sou o que sou, e sua graça para comigo não foi inútil; antes, trabalhei mais do que todos eles; contudo, não eu, mas a graça de Deus comigo.

Deus ouve suas orações
Mas nenhuma oração sincera deixa de ser ouvida. Deus vai cumprir todas as Suas promessas. Nenhuma bênção será negada a Seus filhos obedientes e cheios de fé. Nosso potencial divino é sermos capazes de viver como uma família eterna e nos tornar como nossos Pais Celestiais.

Aprender a receber revelação é trabalhoso
A oração é necessária, mas nem sempre suficiente por si só, disse Élder Renlund, mencionando o jejum e a paciência como esforços adicionais para se receber revelação. “Esperar no Senhor e confiar que Ele responderá quando souber que é o melhor, é um trabalho muito importante.

São ensinamentos que vão bem além de não fazer débitos e poupar, como não ter preguiça, trabalhar honestamente, evitar gastos desnecessários, analisar despesas com cuidado, recolher devidamente os impostos, fugir do dinheiro fácil, entre outros.

9 E disse-me: A minha agraça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na bfraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim chabite o poder de Cristo. 10 Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por causa de Cristo.

A graça é uma dádiva do Pai Celestial concedida por intermédio de Seu Filho Jesus Cristo. A palavra graça, conforme é usada nas escrituras, refere-se basicamente ao poder capacitador e à cura espiritual oferecidos por meio da misericórdia e do amor de Jesus Cristo.

A frase “o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza” indica a suficiência da graça de Deus e seu caráter independente da força humana. Essa declaração é um encorajamento da parte do Senhor ao apóstolo Paulo que ele registrou em 2 Coríntios 12:9.

No estado de natureza íntegra, a graça era necessária somente para a atividade estritamente sobrenatural. Mas, com o pecado, a necessidade da graça se estende, na medida em que se estende a fraqueza do homem e de tudo o que permaneceu estragado pelo pecado.

O que é graça? É favor imerecido. Isso por si só nos torna totalmente dependentes de Deus, pois tudo que somos e temos provém dEle. Foi Ele quem nos amou primeiro e se entregou por nós na cruz, na pessoa de Seu Filho, Jesus.

A única coisa que merecemos de Deus é a condenação pelos nossos pecados. Quando Deus nos pune pelos nossos pecados, ele está exercendo justiça. O Apóstolo Paulo escreve aos irmãos de Efésios que nossa salvação é pela graça de Deus.

A graça e o indulto são bem parecidos, ambos são benefícios concedidos pelo Presidente da República, por meio de Decreto. O que os diferencia é que na graça o benefício é individual e depende de provocação (pedido do preso, qualquer cidadão, conselho de sentença ou MP).

A Graça é um presente de Deus que alcança o nosso ser interior e nos torna participantes da própria vida de Deus. Em outras palavras, ao nos dar a Graça salvadora, redentora, transformadora, santificadora, Deus está realmente dando parte de Sua própria vida a nós. Pois, Graça é um atributo de Deus.

Considerai, em primeiro lugar, que a maneira mais segura de sabermos se o Espírito Santo está ou não presente à alma é por seus frutos. O Espírito de Deus nunca está ocioso; Ele é um fogo que sempre queima, sempre se move, sempre tende para o alto.

Crescer na graça é ser cada vez mais grato a Deus pelo seu gesto de amor incondicional. Crescer na graça é dizer o que Pedro disse antes de morrer, quando foi crucificado, ele falou: – Não mereço morrer igual ao meu Mestre!