O que fazer para queda de cabelo urgente?

Perguntado por: usalazar3 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.7 / 5 2 votos

Confira a seguir, alguns cuidados que você pode tomar para ajudar a parar a queda de cabelo urgente.

  1. Lave os cabelos frequentemente. ...
  2. Evite água muito quente ao lavar os cabelos. ...
  3. Shampoo, condicionador e tônico. ...
  4. Evite altas temperaturas nos fios. ...
  5. Cuide bem da alimentação. ...
  6. Evite o excesso de produtos. ...
  7. Trate a caspa.

A deficiência de vitaminas, como a vitamina D, vitamina B12 e ferro, pode levar à queda de cabelos. Essas vitaminas são importantes para a saúde do cabelo, pois ajudam a fortalecer as raízes e promover o crescimento saudável dos fios.

Vinagre de maçã para combater a queda e caspa
No cabelo seco, borrife a mistura de vinagre de maça e água no couro cabeludo e massageie para penetrar. Deixe agir por 10 minutos. Lave normalmente com shampoo e condicionador.

Chás e extratos de plantas para queda de cabelo

  • Saw Palmetto. O Saw palmetto, Serenoa repens ou Serenoa serrulata, talvez seja a mais conhecida das plantas para queda de cabelo. ...
  • Extrato de cavalinha para queda de cabelo. ...
  • Ginkgo biloba. ...
  • Ginseng. ...
  • Urtiga para queda de cabelo. ...
  • Chá verde. ...
  • Uso de plantas para queda de cabelo.

Além das doenças mais localizadas, a queda de cabelo também pode sinalizar outros distúrbios no corpo. Quadros de disfunções metabólicas, como glicemia alterada ou mudança significativa de peso, ou de disfunções hormonais, como hipotireoidismo ou hipertireoidismo, por exemplo, podem ter repercussão no couro cabeludo.

Algumas doenças que causam queda de cabelo

  1. COVID-19. A queda de cabelo após a infecção por COVID-19 não é uma surpresa, visto que já era muito bem descrito na literatura quadros de queda capilar após infecções. ...
  2. Doenças da tireóide. ...
  3. Síndrome dos ovários policísticos. ...
  4. Lúpus.

3. Diabetes, hipertensão e outras doenças silenciosas. Assim como o cigarro, algumas doenças silenciosas podem causar o mesmo tipo de dano, resultando na perda de cabelos, como é o caso da diabetes, hipertensão, taxa de triglicerídeos alta ou obesidade.

Mas lembre-se, evite fazer a acidificação com vinagre de maçã com muita frequência para evitar problemas de baixa porosidade. O ideal é apostar nesse tratamento uma vez por semana, para cabelos danificados, e a cada 15 dias para fios saudáveis.

O açúcar funciona como um poderoso esfoliante capilar e, por esse motivo, promove fios mais brilhantes, macios, alinhados e com menor quantidade de frizz. Ah, e se você está com o cabelo danificado, saiba que o açúcar também ajuda a recuperar os fios que apresentam alta porosidade, vale a pena experimentar!

Você pode beber vinagre de maçã todos os dias, mas não exagere – “O vinagre de maçã é ácido, e grandes quantidades podem ser muito para o seu estômago. É por isso que é melhor limitar-se a uma colher de sopa por dia”, diz Ayesha.

testosterona

Existem diversos andrógenos, sendo a testosterona e seu derivado diidrotestosterona (DHT) os mais envolvidos na calvície e queda de cabelo. Outros andrógenos incluem a androstenediona, a deidroepiandrosterona (DHEA) e o sulfato de deidroepiandrosterona (SDHEA).

alecrim

O óleo essencial de alecrim é um dos ativos presentes em nossa fórmula, sendo considerado o "minoxidil" natural por seus efeitos garantidos no crescimento capilar.

Nesses casos solicitar: testosterona total e/ou testosterona livre, sulfato de dehidroepiandrosterona (SDHEA), 17-hidroxiprogesterona e prolactina.

Infecções pelo HIV, hepatites B e C são alguns exemplos de doenças infecciosas que podem levar ao aumento da queda de cabelo, devendo, portanto, serem investigadas. A queda de cabelo nessas infecções costuma ser difusa, crônica, sem grandes diferenciais para a queda provocada por outras causas.

Por conta das suas propriedades antifúngicas e anti-inflamatórias, o vinagre de maçã pode ajudar sim no combate à queda de cabelo. E isso pode ser feito apenas aplicando ele puro com a ajuda de um algodão e diretamente no couro cabeludo.