O que fazer para prevenir o glaucoma?

Perguntado por: amoraes9 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.6 / 5 14 votos

A melhor maneira de prevenir o glaucoma é consultar um médico oftalmologista pelo menos uma vez por ano. Sendo uma doença crônica e sem cura, ele pode ser controlado com o uso de medicamentos apropriados que normalizam a pressão intra-ocular e impedem que a doença avance provocando a perda da visão.

Os fatores de risco para o glaucoma são a hereditariedade, a diabetes, traumas oculares e a idade superior a 35/40 anos. Glaucoma é uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico e, como consequência, comprometimento visual.

1. As dores nos olhos e na cabeça estão entre os principais sintomas do glaucoma. No caso de glaucoma agudo, é muito comum sentir dores nos olhos e na cabeça, principalmente na região da testa.

Frutas cítricas
Ricas em vitamina C, essas frutas são fundamentais na prevenção de degeneração macular, da catarata e da progressão de doenças, como o glaucoma. Laranja, acerola, morango, limão, abacaxi e maracujá são bons exemplos de frutas cítricas para serem adicionados à dieta.

A Centroflora extrai uma substância da jaborandi, planta típica das regiões de transição entre o cerrado e a caatinga. Essa substância, chamada pilocarpina, é usada na produção de colírios para tratamento do glaucoma.

Um estudo publicado em 2019 na JAMA Ophtalmology, por exemplo, indica que uma dieta mais balanceada — incluindo vegetais de folhas verdes, alimentos ricos em ômega-3 e ômega-6 e consumo moderado de chás quentes —, são medidas que podem ser protetivas na alimentação para portadores de glaucoma.

De acordo com os cientistas, o consumo exagerado de bebidas alcoólicas e de cafeína pode ter uma relação com o agravamento da pressão ocular. Além disso, pessoas obesas possuem um risco maior de apresentarem glaucoma.

Uma das maiores recomendações dos especialistas a pacientes com glaucoma é a prática regular de exercícios físicos. A prática de atividades aeróbicas, como caminhada, natação e corrida, ajuda muito na diminuição da pressão intraocular.

Não, o glaucoma possui tratamento. Não é possível reverter os danos do glaucoma e melhorar a visão após a cirurgia, o objetivo é frear a doença e preservar a visão que o paciente possui.

Dormir com a cabeça elevada pode reduzir a pressão intraocular durante a noite e diminuir o risco de problemas de visão relacionados ao glaucoma”, afirma o oftalmologista Virgílio Centurion (CRM-SP 13.454), diretor do IMO, Instituto de Moléstias Oculares.

O aumento da pressão está diretamente ligado ao líquido aquoso dos olhos. Esse líquido, feito de água e sais, é responsável por manter a temperatura interna da região. Posteriormente, ele é eliminado naturalmente entre a córnea e a íris.

Mito. Não é uma doença contagiosa, portanto ele ocorre de forma diferente entre cada olho. Pacientes de glaucoma podem usar lentes.

“O glaucoma acontece quando existe lesão do nervo ótico, principalmente em função de um aumento da pressão intraocular”, explica a médica. “Em geral, a doença costuma aparecer a partir dos 40 anos.

4- Glaucoma
Essa condição pode causar dor de cabeça constante e intensa. O glaucoma não costuma apresentar sintomas iniciais, portanto, se a cefaleia acontecer em uma intensidade muito forte, pode ser que a doença já esteja em um quadro agudo. Há qualquer sintoma de glaucoma, vá até o médico oftalmologista.

Os resultados do estudo publicados na edição impressa de junho da Ophthalmology podem sugerir que os pacientes com um forte histórico familiar de glaucoma devem reduzir a ingestão de cafeína.

3. Ovos. As gemas dos ovos são ricas em luteína e zeaxantina, nutrientes com forte poder antioxidante e que atuam prevenindo a degeneração macular, uma doença que pode levar à cegueira por preservar os pequenos vasos sanguíneos que irrigam os olhos.

O chá verde traz grandes benefícios à visão. Pesquisadores encontraram no chá verde substâncias saudáveis, como os flavonoides, que podem penetrar nos tecidos dos olhos, podendo prevenir até mesmo doenças como o glaucoma.

De fato, a adoção de um estilo de vida saudável ajuda – e muito – no controle do glaucoma. Então, busque incluir esses hábitos no seu dia a dia: exercícios físicos regulares, meditação, dieta rica em frutas e verduras, não fumar e manter o peso corporal.