O que fazer para perder o medo de dirigir?

Perguntado por: abotelho . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.7 / 5 17 votos

Como perder o medo de dirigir com 6 dicas práticas

  1. Pratique em ruas e horários tranquilos. ...
  2. Mantenha o foco — mas não pense demais. ...
  3. Escolha bem a carona. ...
  4. Aumente o percurso gradativamente. ...
  5. Aprenda a desenvolver pensamentos positivos. ...
  6. Conte com um profissional da saúde.

7 dicas para superar os seus medos

  1. Aceite os seus medos. Uma das piores coisas que você pode fazer é negar que tem determinado medo. ...
  2. Escreva sobre os seus medos. ...
  3. Cultive pensamentos positivos. ...
  4. Ressalte as suas vitórias. ...
  5. Converse sobre os seus medos com amigos e familiares. ...
  6. Foque na sua respiração. ...
  7. Faça terapia.

Lembre-se: você é capaz e já está dando o primeiro passo para se livrar do seu medo de dirigir sozinha. Comece aos poucos, respeitando o seu tempo. Pode ser que superar completamente esse trauma demore mais que os 21 dias de desafio, e tá tudo bem.

Os especialistas dizem que, em média, uma pessoa que nunca dirigiu na vida leva 25 aulas para estar preparada para o exame de direção. Isso quer dizer de um a dois meses de aula.

A fobia de dirigir ou amaxofobia faz parte das fobias específicas, caracterizando-se por um medo acentuado e persistente que se manifesta de forma excessiva ou irracional frente a presença ou mesmo antecipação da situação fóbica, trazendo prejuízos para a vida da pessoa (APA, 2014).

Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar". No amor não há medo; ao contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor.

Em geral, essa sensação de que algo ruim irá acontecer pode estar ligada a transtornos psicológicos. Entre eles, destacam-se a depressão, a ansiedade e a síndrome do pânico. Independentemente da causa, porém, os sintomas são fortes e dificultam a rotina do indivíduo.

O procedimento é muito semelhante, definindo-se basicamente em três ações consecutivas:

  1. Pisar totalmente no pedal da embreagem com o pé esquerdo;
  2. Engatar a marcha desejada, na alavanca, com a mão direita;
  3. Lentamente soltar o pedal da embreagem, enquanto começa a pisar no pedal do acelerador;

Usando somente os pedais
Para sair, coloque a primeira marcha e em seguida solte a embreagem devagar até sentir o carro trepidar. Quando sentir este movimento pare de soltar a embreagem e mantenha o pé parado. Na sequência, solte o freio devagar e verifique se o carro permanece parado.

Dirigir bem é saber o que está acontecendo com a via que está a sua frente e ao seu redor para reduzir o número de acidentes e ser um motorista consciente. Por isso, checar os retrovisores sempre quando irá fazer uma conversão ou quando vai sair com o carro é tão importante.

O melhor horário para fazer aulas
Procure fazer as demais, bem cedinho, de preferência nos horários das 06:00 e 07:00 da manhã. Entenda que seu instrutor é humano e, com certeza, com o passar do dia ficará desgastado física e psicologicamente – você não vai querer fazer aula com um instrutor cansado e estressado, vai?

Em primeiro lugar, uma das melhores formas de lidar com o medo de dirigir é realizando o máximo de aulas práticas possíveis. Isto é, as aulas de direção servem justamente para fazer com que a ansiedade e a sensação de insegurança ao estar atrás de um volante sejam superadas.

A fobia é causada por diversos fatores que envolvem desde o estresse e desgaste físico e mental, até traumas a bordo dos veículos. O estudo, no entanto, é otimista e afirma que estes medos podem ser revertidos. "O pavor ao se dirigir é algo muito amplo, mas tem algumas características em comum.

Qualquer transtorno de ansiedade afeta concentração, foco, percepção, memória e atenção, movimentos e hábitos rotineiros com ou sem medicação, portanto é aconselhável não dirigir nem usar instrumentos perigosos. Sim, pode, porém o grau de periculosidade muda de caso a caso.