O que fazer para parar o formigamento nos pés?

Perguntado por: eferreira . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 8 votos

Nesses casos, o ideal é sempre fazer pequenos intervalos e alongamentos, para que a circulação nas pernas e nos pés se restabeleça adequadamente.

Entre os principais exercícios indicados estão aqueles que evitam impacto, como pilates, hidroginástica, natação, priorizando o alongamento dos músculos envolvidos.

Beterraba e laranja: a combinação é considerada um dos melhores remédios caseiros para melhorar a circulação sanguínea. A beterraba possui ferro de alta qualidade, fundamental para a construção dos glóbulos vermelhos. Bata uma beterraba crua no liquidificador por 1 minuto e depois adicione o suco de laranja.

1 – DIABETES
O diabetes, em casos avançados, tem como um dos sintomas mais clássicos o formigamento dos pés. Isso ocorre porque nessa doença ocorre um fenômeno chamado de neuropatia diabética, onde os nervos são danificados pela alta taxa de açúcar no sangue. Com o dano nos nervos, ocorre perda da sensibilidade local.

Os anticoagulantes são muito prescritos para tratar problemas de circulação e existem diversos tipos disponíveis nas farmácias. Dentre os mais comuns estão a heparina, a fondaparinux e a varfarina.

Vamos mostrar quais são os remédios para circulação mais usados e seus efeitos no organismo, além de citar possíveis efeitos colaterais de cada um deles.

  • Anticoagulantes. ...
  • Aspirina. ...
  • Diosmina + hesperidina. ...
  • Varicell. ...
  • Antistax. ...
  • Novarrutina. ...
  • Losartana potássica.

Além de praticar exercícios físicos e ter uma alimentação balanceada, os pacientes podem usar meias de compressão e evitar ficar muito tempo sentados, de pé ou com as pernas cruzadas.

Para evitar que isso aconteça com frequência, a melhor solução é movimentar-se. Procure não permanecer parado na mesma posição durante longos períodos, inclusive no trabalho, e faça pequenas pausas para alongar o corpo. Às vezes, o formigamento está relacionado a problemas de saúde mais sérios, como a hérnia de disco.

Nesse caso, para resolver, basta se movimentar um pouco para que o corpo aqueça, o sangue circule e tudo volte ao normal. A parestesia – termo médico para esse fenômeno – é muito comum e pode ser causada simplesmente por má circulação sanguínea.

Para melhorar a circulação coloque na sua dieta folhas e alimentos ricos em fibra e evite muito açúcar, sal e gorduras saturadas. Além disso, beba muita água e mantenha-se sempre hidratado com sucos naturais, água de coco, etc.

Faça massagens. Depois do escalda-pés, uma massagem vai trazer ainda mais alívio. Pressione levemente os dedos contra a sola dos pés, fazendo movimentos que começam na planta e vão até o calcanhar. Pode até fazer uma pressão um pouco maior com o dedão.

Nesses casos, os especialistas mais indicados são o cirurgião vascular e o angiologista.

A sensação de formigamento ou de dormência nos pés é algo comum de se ter. Normalmente, esse tipo de sensibilidade aparece após dormir em uma posição desfavorável ou mesmo depois de se ter cruzado as pernas por muito tempo.

7 exercícios para melhorar a circulação nas pernas

  • 1 - Alongamento de panturrilhas. ...
  • 2 - Simulação de bicicleta. ...
  • 3 - Movimentação dos pés. ...
  • 4 - Separação de pernas. ...
  • 5 - Elevação de pernas. ...
  • 6 - Estimule com massagem. ...
  • 7 - Faça caminhada. ...
  • Dica Bônus: Natação.

Como tratar a veia entupida

  1. Fazer exercícios físicos;
  2. Melhorar a alimentação;
  3. Hidratação;
  4. Parar de fumar e de ingerir álcool;
  5. Controlar o diabetes, a pressão alta e o colesterol.

Cavalinha

1- Cavalinha
A infusão de cavalinha possui inúmeras vantagens, pois evita o endurecimento das artérias, favorece a circulação sanguínea e ainda reduz o colesterol. Tomar, diariamente uma chávena desta infusão, depois do pequeno-almoço, almoço ou do jantar.