O que fazer para parar o escape do anticoncepcional?

Perguntado por: rrezende . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

O que fazer em caso de spotting? Se não vier acompanhado de sintomas, geralmente não é preciso interromper do uso do anticoncepcional. A continuidade fará seu organismo se adaptar ao contraceptivo. No caso das pílulas, a tomada diária, respeitando o mesmo horário, fará o sangramento parar em pouco tempo.

É importante lembrar que tomar o remédio na hora certa, além de evitar esse problema, aumenta a eficácia da contracepção. Outro motivo que pode ocasionar o escape são os hormônios desregulados, que possivelmente ocorrem se um comprimido não for tomado na hora certa, assim como interromper a cartela em qualquer momento.

Sim! A principal causa de um sangramento fora do período menstrual são as alterações hormonais, ou seja, é muito normal que ele ocorra se você acabou de começar o uso de um anticoncepcional —pílula, injeção ou DIU — ou se trocou a formulação dele.

Apesar de as causas do escape menstrual nem sempre serem conhecidas, esse fenômeno pode estar associado a diversas condições, entre elas: gravidez ectópica, aborto, anomalias uterinas, uso de medicamentos (principalmente os contraceptivos contínuos) e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), como a clamídia³.

Sua cor é marrom claro ou rosa. Os sinais do sangramento de escape podem aparecer a qualquer momento, mas sua menstruação tem um ciclo próprio. Ele pode ocorrer no meio do ciclo, já que está ligado principalmente à ovulação, mas às vezes é um sinal de outras alterações no seu corpo.

Primosiston® suprime a ovulação e a produção hormonal, o que modifica completamente o endométrio (revestimento interno do útero de onde provém o sangramento menstrual), interrompendo o sangramento causado pela descamação irregular do endométrio.

"Geralmente, esse sangramento atípico vem acompanhado de cólicas e pode indicar um mioma ou pólipo benigno, que são tratáveis. Se o sangue estiver relacionado a uma alteração hormonal, a paciente pode fazer o uso de medicamentos específicos", diz.

Como Saber se o Anticoncepcional Não Está Fazendo Efeito
Não há sintomas específicos que possam indicar que ele não fez efeito. Vale lembrar que sangramentos de escape são comuns quando se toma anticoncepcional, mas não indicam que ele perdeu o efeito.

Anticoncepcional pode causar sangramento escuro
Na maioria dos casos, o corrimento marrom é comum de acontecer no período de adaptação e tende a desaparecer após os primeiros meses.

Entre eles: sangramento irregular, cefaleia, alterações fisiológicas na pele, no cabelo, ganho de peso e retenção de líquido corporal. De forma geral, o número mágico para a adaptação ao método contraceptivo seria em três meses de uso.

O que fazer quando a menstruação vem antes de terminar a cartela? Quando a menstruação vem antes de terminar a cartela, a mulher deve realizar a pausa estipulada normalmente e começar uma nova cartela após esse intervalo.

Sobre os sangramentos de escape ou spotting são mais comuns em mulheres que usam pílulas com baixa dosagem hormonal, que no início ainda não fornecem estímulo hormonal suficiente para cicatrizar a camada interna do útero logo após o término da menstruação.

Desequilíbrios hormonais causados por estresse, o uso de anticoncepcionais hormonais de forma irregular (especialmente as pílulas), bem como outras razões, como problemas na glândula tireoide, podem levar à ocorrência de sangramentos fora do período menstrual.

As causas de uma menstruação constante podem ser o estresse e a ansiedade, já que são causas que descontrolam os hormônios. Falando neles, as alterações nos seus hormônios, tireoide, ovulação, pólipos no útero e até mioma uterino pode influenciar na menstruação.

Os contras do anticoncepcional contínuo são problemas recorrentes neste tipo de medicação. Algumas mulheres tem escapes frequentes de borras marrons e até sangramento vermelho vivo se a dose não for a adequada. Se o organismo não se adaptar ao método pode haver um inchaço e também ganho de peso da mulher3.

Como efeito colateral, é normal que aconteça menstruação dupla durante o período em que seu corpo está se adaptando ao método contraceptivo.

Um dos processos naturais para interromper a menstruação é a compressa de gelo. Assim como bolsas de calor dilatam os vasos sanguíneos e aliviam inchaços e dores, as compressas frias contraem os vasos, travando a menstruação.

Provavelmente você já deve ter ouvido falar que beber água com sal ou vinagre, tomar ibuprofeno ou pílula do dia seguinte funcionam para suspender a menstruação. Se sim, então estamos aqui para te dizer que tudo isso é mito! Além disso, tomar medicamentos sem prescrição médica pode causar inúmeros danos à sua saúde.

Modo de uso do ibuprofeno

  1. Deve ser administrado por via oral na dose recomendada de 1 ou 2 comprimidos. Se necessário, esta. dose pode ser repetida com intervalo mínimo de 4-6 horas;
  2. Não exceder o total de 6 comprimidos (ou 1200mg) em um período de 24 horas;
  3. Pode ser administrado juntamente com alimentos.

Antibióticos que cortam o efeito da pílula:
Esta interação de medicamentos pode ocorrer com o uso de qualquer antibiótico, como amoxicilina, azitromicina e outros. Se tomou o antibiótico e teve relação sem camisinha, o risco da gravidez existe.

“A eficácia da pílula pode sofrer interferência de medicamentos, como por exemplo alguns antibióticos. Pode ser comprometida também por problemas intestinais, consumo de certos tipos de chá, quadros de vômito e diarreia. O ideal é procurar orientação médica a qualquer alteração”, explica.