O que fazer para parar de ter medo do escuro?

Perguntado por: ibaptista . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 9 votos

Mantenha uma iluminação adequada. A iluminação adequada é uma grande aliada para combater o medo do escuro! Ela precisa ser indireta, ou seja, não pode ser colocada em lugares que irão incomodar diretamente a criança e prejudicar o sono.

Nictofobia é uma fobia específica relacionada ao escuro. Tal transtorno está catalogado no Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5, na sigla técnica) e representa o excesso de ansiedade quando alguém se expõe a cenários de penumbra ou completa escuridão.

O estresse acumulado durante o dia, assim como as preocupações constantes, são fatores que interferem diretamente na qualidade do sono, causando esse transtorno. Além da insônia, essa condição pode causar outros problemas do sono, como agitação, síndrome das pernas inquietas, apneia e terror noturno.

Autofobia ou Monofobia. Outro motivo que pode levar as pessoas a ter medo de dormir sozinhas é a autofobia ou monofobia. Essa fobia está relacionada ao medo de ficar sozinho em diversos momentos ou situações emocionais. Uma pessoa que sofre de autofobia teme desde estranhos até não ser amado.

Apesar de ser mais comum em crianças, o medo do escuro também é sentido na fase adulta, por diversas pessoas. Contudo, quando esse medo é acompanhado de ansiedade e angústia, pode ser que você tenha nictofobia.

Ter medo de dormir com a luz apagada pode estar associado a dificuldade ao ambiente diferente, um trauma, distúrbios do sono, etc. De qualquer maneira, está associado dentro da sua mente e não no externo.

As causa da fobia normalmente são desconhecidas, mas estudos comprovam que algumas estão relacionadas com: fatores genéticos ou histórico familiar; experiências que podem ser traumáticas (histórico de vida do paciente).

Há, ainda, outras situações que podem causar o medo da solidão: traumas pelo fato de ter sido deixado sozinho — ou ter se perdido momentaneamente dos pais — em algum momento da vida; abandono parental — quando um ou ambos os pais se separam do filho permanentemente; abuso ou violência psicológica vividos anteriormente.

Para te ajudar, separamos algumas dicas para te auxiliar nesse exercício de desligamento da mente:

  1. 1 – Invista em atividades relaxantes para desligar a mente. ...
  2. 2 – Faça um planejamento para o dia seguinte. ...
  3. 3 – Estabeleça um tempo limite para o uso de tecnologias e assim desligar a mente.

Como controlar a crise de ansiedade?

  1. Desvie a atenção dos sintomas. Um dos principais motivos para que a crise de ansiedade se torne mais intensa é começar a se preocupar ainda mais ao pensar nos sintomas que estão surgindo. ...
  2. Diminua o ritmo da respiração. ...
  3. Relaxe os músculos. ...
  4. Se distraia. ...
  5. Use a imaginação guiada.

Ansiedade noturna inicial
Trata-se da ansiedade caracterizada pela dificuldade para dormir, ou seja, para pegar no sono. Ela deixa a pessoa tensa e com sintomas aparentes quando decide se deitar, como palpitações e inquietações.

Pode ser que você esteja apresentando transtorno de ansiedade (TAG), porém é importante você observar a quanto tempo isso vem acontecendo e com que frequência sente os sintomas. Procure um cardiologista para realizar exames que possam descartar hipóteses de problemas cardíacos e um psicólogo ou psicanalista.

Alguns distúrbios, como bruxismo, síndrome das pernas inquietas e apneia do sono podem ser causadores da dificuldade de dormir. Mas muitas vezes é o nosso descuido na hora de preparar o quarto para dormir que afeta o nosso sono.

Está cada vez mais difícil dormir em um lugar totalmente escuro, e isso pode prejudicar substancialmente a saúde cardiovascular e metabólica. O alerta vem de estudo da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, publicado na última segunda-feira (14) no periódico PNAS.