O que fazer para parar de empurrar os dentes com a língua?

Perguntado por: msouza . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.2 / 5 9 votos

Quando está muito "solta", a língua pode acabar empurrando os dentes para fora, provocando um afastamento dos dentes da frente. A posição correta da língua durante o repouso, ou seja, quando a pessoa não está falando ou comendo, deve ser com sua ponta em contato com o céu da boca, logo atrás dos dentes da frente.

E como resolver os casos de língua presa e língua solta? Nos casos de língua presa, é necessário fazer uma cirurgia simples (frenotomia ou frenectomia) para cortar essa pelinha embaixo da língua (o frênulo lingual) e possibilitar uma boa mobilidade. O profissional habilitado para realizar essa cirurgia é o dentista.

Ranger ou apertar os dentes também pode aparecer em pessoas com distúrbios dos movimentos, como a doença de Parkinson, doenças neurológicas, psiquiátricas, respiratórias do sono ou, ainda, pelo uso de álcool, fumo, drogas, alguns tipos de medicamentos e de cafeína.

A posição normal de fechamento da boca se dá com o encaixe dos dentes da arcada superior por fora da dentição inferior. A condição de mordida cruzada se caracteriza justamente pelo contrário, fazendo com que ocorra um encaixe de tal modo que os dentes de cima acabam ficando por dentro.

De acordo com o profissional, enquanto descansa ou relaxa, a posição da língua é ficar com a ponta na parte anterior do palato, ou seja, o céu da boca. “Normalmente, quando estamos com os lábios fechados, respirando pelo nariz, a língua fica na posição correta de descanso”, explica ele.

Apesar de não existir “uma conexão grande” entre o conhecimento de novas línguas e o cérebro, a atividade ajuda nas funções cognitivas, aumentando a capacidade de tolerar uma possível lesão. – Isso é usado com método de prevenção.

Conhecido como ceceio ou sigmatismo, em geral, não se trata de um distúrbio de formação, mas apenas um processo adquirido durante o desenvolvimento da fala e que pode ser corrigido mediante o diagnóstico e tratamento precoce, com a ajuda da fonoaudiologia.

O tônus da língua diminui e, dependendo do tempo que a boca fica aberta, a pessoa pode ficar com as bochechas mais caídas e os lábios também alterados, sendo que o inferior fica evertido (virado para baixo) e o superior, sem contato com o inferior fica mais curto”, diz a fonoaudióloga, Irene Marchesan, presidente da ...

Logo após acordar, a pessoa deve deixar a língua relaxada, e posicionar o raspador – uma colher também pode ser usada para essa função – o mais para trás da boca possível. Em seguida, deve-se raspar a língua com suavidade de 5 a 10 vezes.

Na verdade, a língua acumula tantas bactérias quanto os dentes, por conta de sua superfície rugosa. Sendo assim, a falta de higienização dessa parte da boca pode ter efeitos indesejados. Um deles é o mau hálito. Ele surge porque, quando a língua não é limpa regularmente, uma camada branca aparece sobre ela.

Existem alguns exercícios que ajudam a melhorar a dicção, que podem ser feitos sozinho em casa ou com a ajuda de um fonoaudiólogo.

  1. Exercícios para relaxar e fortalecer a musculatura facial. ...
  2. Falar com a articulação fechada. ...
  3. Falar trava-línguas. ...
  4. Leitura de vogais. ...
  5. Gargarejar com água.

A acentuação dos sons de S e Z, pronunciadas entre os dentes, é provocada por uma alteração na fala, chamada de 'ceceio' ou língua solta mesmo. Isso se dá devido a flacidez na musculatura da língua, que é projetada para frente (ceceio anterior) ou para os lados (ceceio lateral), durante a fala.

Massageie todo o maxilar onde há dor com as pontas dos dedos em movimentos leves e circulares. Belisque suavemente a região com o dedo indicador e o polegar para soltar a pele do músculo por algumas vezes. Com as duas mãos, alongue sua mandíbula para baixo, abrindo lentamente a boca para cada um dos lados.

Opções de tratamento para bruxismo
Medicamentos como gabapentina e buspirona são indicadas em alguns casos e o uso de relaxantes musculares e benzodiazepínicos podem ser usados somente por períodos breves, por questões de segurança.

Os portadores de bruxismo devem procurar a ajuda de um dentista/especialista para determinar a causa do problema. O dentista pode recomendar o uso de placas oclusais para evitar a pressão ou o ranger de dentes durante o sono.

Na mordida correta os dentes em oclusão (dentes cerrados) devem tocar uns nos outros de uma forma corretamente alinhada (dentes superiores com os dentes inferiores). Por outro lado, na mordida errada ocorre alguma incorreção na forma como os dentes encaixam uns nos outros.

Mordida aberta - causas
As causas da mordida aberta prendem-se essencialmente com hábitos parafuncionais, tais como a sucção dos dedos; o uso prolongado da chupeta; a interposição da língua; roer as unhas; morder os lábios; morder lápis, canetas ou outros objetos; respiração bucal, entre outros.

O aparelho quadrihélice de Ricketts modificado pelas inserções de miçangas na região anterior é um dispositivo de fácil construção, o qual possui aplicação clínica no que diz respeito a expansão dentoalveolar da arcada superior, contribuindo para o reposicionamento da língua, bem como abrevia em pelo menos seis meses ...

Ansiedade e estresse
Algumas pessoas que sofrem de estresse e ansiedade podem sentir um ligeiro formigamento na língua, que pode gerar mais ansiedade e pânico. Outros sintomas característicos são medo constante, dor de barriga, tontura, insônia, boca seca ou tensão muscular, por exemplo.