O que fazer para parar de crescer em altura?

Perguntado por: afreitas7 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

Não existe nada que possa ser feito para que uma pessoa pare de crescer. A estatura está diretamente relacionada com a genética, ou seja, pais altos geram filhos altos. Portanto, não há nenhum tipo de remédio, cirurgia ou qualquer outra forma de intervenção para interromper o crescimento.

A idade até o qual uma pessoa cresce varia com diversos fatores, e pode ser medida de maneira aproximada com o exame de idade óssea. Normalmente, no entanto, o crescimento cessa entre 16 e 20 anos, quando ela atinge um equivalente a 18 anos de idade óssea.

Além da deficiência do GH, o distúrbio de crescimento também pode estar associado às doenças que afetam a tireoide, o coração, o intestino e os rins. Ainda existem os distúrbios genéticos, que podem afetar o desenvolvimento desde a fase intrauterina até a quase adulta.

O exame de raio X de idade óssea é importante para ver se ainda há espaço de crescimento entre os ossos. Outras informações como altura dos seus pais e as suas alturas anteriores também ajudam nessa avaliação, assim como dados do seu histórico de saúde.

Como é calculada a altura estimada?

  1. Para meninas: à altura da mãe (em cm) é adicionada a altura do pai (em cm) menos 13 cm. Por fim, esse valor é dividido por dois;
  2. Para meninos: é adicionada a altura do pai (em cm) mais 13 cm, à altura da mãe (em cm) e, no fim, esse valor é dividido por 2.

O responsável pelo nosso crescimento é o hormônio GH, produzido na hipófise, uma glândula localizada no cérebro. Funciona assim: o GH viaja através do sangue carregando informações sobre o crescimento.

A única forma de ganhar alguns centímetros a mais de altura na idade adulta é recorrer a um procedimento extremo chamado alongamento ósseo.

A resposta é: biologicamente, não é possível crescer depois de adulto. Quando chegamos aos 18 anos, nosso corpo chega no fim do período natural de crescimento.

As que menstruarem mais tarde, provavelmente crescerão menos e por menos tempo. O tempo médio de crescimento após a menarca é de quatro anos (3 a 4,8 anos).

Quando o estirão ocorre? O estirão apresenta algumas diferenças entre meninos e meninas. Na população masculina, isso se inicia aos 9 anos e se estende até os 14. Já na feminina, o estirão do crescimento começa mais cedo, aos 8 anos e termina aos 13.

A resposta é sim. A diminuição da estatura com a idade, juntamente com a variação de outros parâmetros antropométricos, fisiológicos e neuromusculares, é uma realidade no ser humano independente de sua raça e sexo. A partir dos 40 anos, há uma perda média de quase um centímetro a cada dez anos.

São várias as causas de um crescimento deficiente, como desnutrição, erros alimentares, e qualquer doença crônica tem potencial para prejudicar o crescimento normal, incluindo as síndromes genéticas (como nas síndromes de Turner e de Noonan), crianças que nascem muito pequenas e não recuperam seu canal de crescimento ...

A altura está relacionada a fatores genéticas, em geral, pessoas que tem pais mais altos costumam crescer mais. Já pessoas com pais mais baixos costumam ter baixa estatura. Portanto, mais pessoas com baixa estatura na verdade não tem problema nenhum.

O estirão de crescimento nos meninos ocorre no meio da adolescência, entre 12 e 16 anos de idade (mais comumente em torno de 13,5 anos) e, geralmente, começa um ano depois de os testículos começarem a aumentar de tamanho. Os meninos crescem cerca de dez centímetros durante seu ano de crescimento máximo.

Altura por país
A propósito, o homem médio no Brasil tem 175 cm de altura. A mulher média brasileira, com 13 cm a menos, alcança uma altura de 162 cm.

A média de altura do brasileiro é de 1,73 cm eu tenho 1,79 nem alto nem baixo estatura mediana , a pessoa para ser considerada alta tem que ter de 1,80 cm para cima. O senso comum considera a partir de 1,80.

Cerca de 80% da estatura é determinada pelo tamanho dos pais (alvo familiar ou genético). Portanto, a probabilidade de uma criança que possui pais baixos, também apresentar estatura baixa, é muito grande.

O gigantismo é causado pela excessiva secreção do hormônio do crescimento durante a fase de crescimento. Pessoas com o distúrbio podem alcançar estaturas entre 2,30m e 2,72m. Na maioria dos casos, está associado a tumores benignos na hipófise, mas também pode ter relação com outras doenças.

12 anos

Tamanho do pé na infância e adolescência
Depois, a situação inverte-se e o valor em causa vai diminuindo até o pé atingir o seu tamanho máximo.” Nas meninas, o crescimento no tamanho do pé estabiliza por volta dos 12 anos, enquanto nos rapazes isso acontece cerca dos 15 anos.

A desnutrição, segundo a endocrinologista, ainda é uma das principais causas de crescimento inadequado, especialmente nos dois primeiros anos de vida. Ela destaca que, nessa fase, o crescimento depende pouco dos hormônios, mas principalmente da alimentação.