O que fazer para parar a dor ao urinar?

Perguntado por: dnogueira . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.1 / 5 11 votos

Beber bastante água é uma das melhores maneiras de aliviar os sintomas da infecção urinária. Isso ajuda a diluir a urina e a eliminar as bactérias do trato urinário. Contudo, a ingestão de água descontrolada, pode influenciar na pressão.

Geralmente os sintomas acabam após 1 dia, mas, se persistirem por mais de 3 dias, é importante que haja uma reavaliação pelo urologista. – Infecção em Homens: A infecção urinária nos homens é mais rara, geralmente associada a doenças da próstata.

A dor ou queimação ao urinar não somente se explica por infecções urinárias ou cálculos: ela também pode estar relacionada a ISTs, como clamídia, gonorreia, herpes e tricomoníase.

Quando ocorre a infecção na uretra, pode haver uma urgência e vontade de urinar com frequência, seguida de dor no canal urinário. Quando a bactéria infecta os rins, pode causar febre alta, dores nas costas (do lado do rim infectado), náuseas e vômitos. Outros sintomas comuns são: Urina leitosa com odor acentuado.

Banho de assento com vinagre
O vinagre de maçã tem propriedades antissépticas, ajudando a combater os microrganismos causadores da candidíase, e também ajudando a aliviar os sintomas da cistite (infecção e/ou inflamação da bexiga).

Segurar a urina é uma das principais características que agravam o quadro de infecção, já que o esforço no órgão genital compromete e impede mais ainda que a bactéria seja expelida do organismo.

Quando o organismo está com a imunidade baixa, a proliferação de micro-organismos é facilitada, com isso, a doença se manifesta. Na maioria dos casos, a bactéria Escherichia coli, que habita o intestino, é a culpada. Ela se aproveita da situação e sobe pela uretra até atingir bexiga, ureteres e rins.

Infecções do trato urinário são tratadas com antibióticos. Uma boa hidratação ajuda a expulsar as bactérias para fora da bexiga. Em casos de pielonefrite (infecção dos rins), repouso é recomendado. Se a causa subjacente é uma malformação do trato urinário ou obstrução da bexiga, poderá ser necessária terapia adicional.

Café e e alimentos ricos em cafeína, como chá verde, chá preto e chá mate; Carnes processadas, como salsicha, linguiça, presunto, mortadela e bacon; Bebidas alcoólicas; Farinha branca e alimentos ricos em farinha, como bolos, biscoitos e pães.

nitrofurantoína; trimetropin-sulfametozaxol; ciprofloxacino, entre outros. Os analgésicos associados com antibióticos ajudam a melhorar o quadro de dor ao urinar, podendo ser prescrito anti-inflamatórios sistêmicos como a nimesulida e ibuprofeno, ou locais como o Pyridium ou Uristat, por exemplo.

Como é a dor de infecção urinária? A princípio se inicia com quadro de ardência ao urinar que piora progressivamente e dura por toda a micção. Se não diagnosticada e tratada, este quadro inicial, chamado de cistite, pode evoluir pela ascensão das bactérias pelo trato urinário até chegar aos rins.

O metronidazol, também conhecido pelo nome comercial Flagyl, é um antibiótico muito utilizado no tratamento de infecções causadas por bactérias anaeróbicas e por alguns protozoários.

Folha e raiz de dente-de-leão. Folha seca de bucho. Cavalinha.

Cavalinha
Adicione o talo seco da cavalinha na xícara de água fervente e deixe repousar por 5 minutos. Coe e beba morno ou frio.

Em função do desconforto, é indicado que a prática seja evitada.

Amoxicilina combate infecções causadas por bactérias que podem se manifestar nos pulmões (pneumonia e bronquite), nas amígdalas (amigdalite), nos seios da face (sinusite), no trato urinário e genital, na pele e nas mucosas.

Um banho de assento (sitz bath) consiste em mergulhar a sua região perineal ou inferior (a área entre as pernas incluindo o ânus, a vagina ou o escroto) em água morna. A água contém água e bicarbonato de sódio (baking soda) ou sal. Pode comprar o bicarbonato de sódio ou o sal numa farmácia ou num supermercado.