O que fazer para o umbigo ficar bonito Depois da abdominoplastia?

Perguntado por: dmendes . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 3 votos

Cuidados com o umbigo após cirurgia

  1. Lavar o umbigo adequadamente com água e sabão.
  2. Trocar o curativo na frequência orientado pelo seu médico;
  3. Manter-se encurvada nos primeiros dias de pós-operatório de abdominoplastia;
  4. Evitar exposição à luz solar;

Porém, a maioria dos pacientes têm a impressão de que o umbigo subiu após a cirurgia plástica. Isso acontece porque, sem a pele flácida que puxava o umbigo para baixo, ele fica na posição correta.

Estas alterações podem ser melhoradas com a onfaloplastia (cirurgia plástica do umbigo) e com procedimentos estéticos, como o preenchimento com ácido hialurônico e ácido poli-l-láctico. A onfaloplastia pode ser feita em conjunto com a abdominoplastia, correção da hérnia umbilical e até mesmo de forma isolada.

O conformador (órtese) umbigo anatômico é indicado para modelar o umbigo em caso de pós-operatório. O uso da órtese para umbigo evita a retração da cicatriz (fibrose) e a estenose pós-cirúrgica. A órtese conformadora para umbigo pode ser usada após abdominoplastia, lipo de abdômen, hérnia e cirurgia bariátrica.

É natural que boa parte do inchaço desapareça cerca de três semanas após a abdominoplastia. Nesse momento, o resultado já se torna bastante satisfatório. No entanto, o corpo continuará eliminando líquidos da região por até um ano ou mesmo 18 meses, deixando a aparência ainda melhor!

Geralmente, depois de seis meses da cirurgia é possível ver o resultado real da abdominoplastia, pois nesse período não há mais inchaço. Neste período ela começa a clarear e ficar com um aspecto mais natural. Com o passar de um ano a cicatriz da abdominoplastia não muda mais.

Quanto tempo a pele cola depois da abdominoplastia? A recuperação da abdominoplastia para a pele “colar” depois da cirurgia varia para cada paciente. Usualmente, entre 1-3 meses, a pele já está bastante aderida e com cicatrização forte, mas apenas com 12 meses temos a maturação completa da cicatriz.

O ideal é combinar uma alimentação saudável com a prática de exercícios físicos regulares. Além de evitar ganhar peso, os exercícios físicos ajudam a assegurar excelentes resultados da abdominoplastia, com um abdômen mais plano, tonificado e com a pele mais firme.

Basicamente, o procedimento consiste em pequenas incisões, quase imperceptíveis, de 0,5 a 1 cm feitas no fundo do umbigo. A intenção do cirurgião é remover o excesso de gordura e tecido e remodelar o formato do umbigo. Às vezes é aplicada anestesia local, mas isso é conversado e combinado com o médico antes.

O umbigo permanece aderido à parede muscular do abdômen. Em outras palavras, ele fica inserido na mesma região durante toda a cirurgia. O que acontece na realidade é que a pele que antes estava localizada acima do umbigo irá descer, sendo tracionada para baixo, devido à retirada de pele abaixo do umbigo.

Muitas pessoas se questionam se a barriga volta depois da abdominoplastia, mas, com os cuidados necessários, ela não volta! A cirurgia impressiona pelo resultado, no entanto, os exercícios físicos e a alimentação balanceada são essenciais para a sua manutenção.

O pentagrama, cruz, OM e estrela de Davi são alguns exemplos de símbolos que podem ser desenhados ou colados tanto no umbigo quanto nas costas, logo abaixo do pescoço.

O hábito tem origem antiga e é praticado por mulheres para fechar o corpo de energias externas, assim, trazendo proteção. Jade Picon virou assunto nas redes sociais após aparecer usando um esparadrapo tampando o umbigo. Questionada por outros brothers, ela explicou que a medida é uma proteção contra energia negativa.

Após a cirurgia
– O paciente deverá usar cinta cirúrgica por um período determinado pelo seu cirurgião, normalmente 1 mês. – Evitar vestimentas apertadas (lingeries com elástico, calças jeans, etc), que possam vir marcar a zona aspirada, provocando irregularidades. – O paciente não poderá dirigir por 15 dias.

O abaulamento é decorrente da incapacidade da parede abdominal em conter o conteúdo abdominal dentro da cavidade abdominal. Esta incapacidade é causada pela fraqueza da parede abdominal. As maiores complicações das hérnias abdominais são o encarceramento e o estrangulamento.

4. Passei pela abdominoplastia recentemente e sinto que a barriga abaixo do umbigo ficou dura. Isso é normal? É possível que isso aconteça após a cirurgia, sendo um seroma ou um hematoma (acúmulo de líquido ou de sangue).

A órtese de umbigo deve ser utilizada por um tempo mínimo de 2 a 3 meses, podendo se estender até 6 meses. Neste período ocorre o maior risco de estenose umbilical, por isso, usar por um período maior não trará vantagens no seu pós-operatório.