O que fazer para o sorvete caseiro não ficar duro?

Perguntado por: rgois . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 10 votos

Armazene-o no fundo do freezer: Coloque o pote de sorvete no fundo do freezer, pois a variação de temperatura é menor ao abrir e fechar a porta do freezer. A temperatura do fundo costuma ser mais baixa e isso ajuda a mantê-lo mais consistente.

Coloque o pote em um plástico
Ainda que o sorvete esteja armazenado em um pote bem vedado, colocar essa embalagem em um plástico faz muita diferença. Pois assim, ele ficará protegido contra a umidade. Ambos devem estar bem fechados para proteger o sorvete.

– Na hora do preparo, sempre escolha ingredientes frescos e de qualidade. – O leite tem gordura, mas, se você estiver procurando por mais cremosidade, é preciso adicionar ainda mais gordura na receita: creme de leite, leite de coco e até gemas de ovo podem ajudar a deixar o sorvete bem macio. – Experimente!

Quer saber o segredo? A dica é contar com dois ingredientes que são trunfos para que qualquer receita de bolo, pão ou sorvete seja bem-sucedida: liga neutra e emulsificante.
...
Há também outras aplicações, como:

  1. chantilly;
  2. merengue;
  3. suspiro;
  4. creme inglês.

Ovo como emulsificante natural
A gema é rica em lecitina que é um agente emulsificante, em alguns produtos, usa-se a gema do ovo para melhorar a textura, contribuindo para o enriquecimento do produto final.

Esse processo recebe o nome de cristalização e acontece, por exemplo, quando o produto não é congelado rápido o bastante ou quando há algum problema na receita e no método de armazenamento. De todo modo, não se preocupe tanto: muitas pessoas que costumam fazer sorvete em casa passam por isso.

LIGA NEUTRA ARTESANAL sabor neutro é uma liga formada por estabilizantes que possuem alguma função emulsificante de maneira a fornecer o melhor resultado na estabilidade, corpo e durabilidade do sorvete, ela deve ser adicionada durante o preparo da calda base.

Modo de Preparo

  1. Bata tudo no liquidificador por uns 3 minutos.
  2. Coloca-se em uma vasilha e depois direto para o congelador ou freezer.
  3. Dentro de 50 a 60 minutos ele estará congelado e pronto para ser deliciado.
  4. e gostoso, prático e barato.

Pois é justamente a quantidade de gordura que determina a velocidade com a qual os sorvetes derretem. As versões com redução de gordura ou os picolés de fruta, por exemplo, contam com mais água em sua formulação.

Para recuperar o sorvete basta colocar mais ou menos 100, 150 ml de leite integral fervido ainda quente e bater na batedeira até que fique homogêneo. A cremosidade e o sabor do sorvete voltam ao seu pote como num passe de mágica! E dependendo de quanto tempo você bater ele pode até mesmo aumentar de volume.

A textura relaciona-se ao número, tamanho, forma e disposição dos cristais de gelo e outras partículas. A textura deve ser suave e uniforme. As causas gerais dos defeitos do corpo e da textura são a má composição da mistura, falhas no processamento e condições inadequadas de armazenamento.

Atualmente, o sorvete é feito basicamente com água (presente na composição do leite ou das frutas incorporadas à receita), adoçante (açúcar ou xarope de milho), leite e gordura de leite – a responsável pela textura macia desta sobremesa.

Açúcares: Os açúcares são responsáveis pelo dulçor do produto e contribuem para dar textura ao sorvete, o que reduz o endurecido e evita a formação de cristais.

Por já estarem frios, vão congelar com menos chances de formar cristais. E pra fechar tem uma técnica bônus, que é meio óbvia até mas vale trazer: deixe o sorvete fora do freezer 20 minutinhos antes de servir, assim a água derrete e ele volta a sua cremosidade de sempre.

É vendida em lojas que são especializadas para materiais de sorvete, mas se não a encontrar, você pode usar no seu lugar o creme de leite, que também dá a cremosidade ao geladinho, mas acaba não cumprindo a função de formar cristais de gelo, o que depende muito do sabor que o geladinho tem.

Qual a quantidade de emulsificante que pode ser usada? A quantidade para sorvetes e cremes é uma dosagem de 8 a 10 gramas por litro.

A adição da Liga Neutra durante o processo de produção de sorvetes favorece a sinergia entre os ingredientes auxiliando no corpo e textura da calda, evita a formação de cristais de gelo e retarda o derretimento, mantendo as características físicas do alimento por mais tempo, quando este está fora do congelador e ...

Emulsificantes Naturais

  • Ovos.
  • Lecitina de Soja.
  • Goma arábica.
  • Goma Xantana.
  • Agar-agar.

Um emulsificante natural é, por exemplo, moléculas de gordura que dispersam lecitina em soluções aquosas de proteínas e carboidratos. Você pode encontrar-lo na gema do ovo. Permite que a mostarda se combine com o óleo ao preparar a maionese. Uma lecitina é um emulsificante amplamente utilizado na indústria alimentícia.

A lecitina de soja é um emulsificante natural, e isso já a coloca como um dos principais ingredientes para a indústria.