O que fazer para o pé de laranja dar frutos?

Perguntado por: ecruz3 . Última atualização: 14 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 2 votos

O pH ideal do solo para o cultivo de laranja é entre 5 e 6 – use calcário para regular a acidez e garantir o bom desenvolvimento dos pés de laranja. Evite regar demais ou de menos o solo – não deve nem ser argiloso demais, nem arenoso. Durante a primavera, pode ser necessário realizar a nutrição do solo com adubos.

Como a laranjeira leva um tempo considerável para dar os frutos. A média é de 24 meses após o plantio.

As laranjeiras possuem certas necessidades de nitrogênio, fósforo, potássio e cálcio. Alguns microelementos também são necessários (ferro, boro, magnésio, alumínio, manganês, zinco e cobre).

Para estimular a frutificação de uma espécie, ofereça bastante água e adubação rica em fósforo. Se optar por um produto granulado, aplique NPK 4-14-8 uma vez a cada seis meses em volta das raízes da àrvore, seguindo a proporção indicada pelo fabricante no rótulo da embalagem.

A principal floração ocorre em setembro; outras temporãs, em épocas variáveis. Sua produtividade é considerada alta, em torno de 40 toneladas por hectare ou superior sob irrigação, a qual também amplia o período de colheita.

As árvores, além de oferecerem abrigo e sombra para outras espécies, garantem a manutenção da biodiversidade, diminuem a temperatura local, assim como ajudam a abastecer os lençóis freáticos com água e reduzem ruídos em grandes cidades.

Fase de floração e frutificação
O fósforo é o responsável por estimular o crescimento de flores e frutas, enquanto o potássio é fundamental para dar qualidade ao fruto, já que tem influência sobre o tamanho, a cor, o sabor e outros aspectos importantes.

Quando você tem o dom (da cura por exemplo) e se recusa a usar o dom (fazer imposição de mãos e determinar a cura), você se torna uma árvore que não produz, ou seja, uma árvore infrutífera. O Senhor diz para toda árvore que não produz bons frutos: Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e lançada ao fogo.

Além dessas, a laranja e as uvas são frutas que aparecem durante um bom período do ano. A laranja, dentre todos os 12 meses só não aparece de forma natural em abril e maio. E a uva, tem sua época marcada de janeiro a julho!

É recomendável podar a laranjeira na estação do ano adequada. A data pode variar de maio a agosto, dependendo de sua localização. Você terá apenas de podá-la em anos alternados. A poda deve ser finalizada antes de surgir a floração.

laranja-pera

A laranja-pera, produzida em larga escala e de maneira contínua por todo o ano (leve redução nos meses de inverno), é a mais comum de ser encontrada em feiras e mercados. Pequena e levemente alongada, tem uma casca lisa e esverdeada, com gomos suculentos e poucas sementes.

Dilua 100 ml de leite em 1 L de água. "Borrifando nas folhas, essa água com leite atuará como fungicida. O líquido possui vários sais e aminoácidos e seu uso torna as plantas mais resistentes e evita o aparecimento de bichos causadores de doenças. Se aplicada no substrato, servirá como fertilizante", explica Gabriela.

Adubação em laranjas deve ser feita de 15 de setembro a 15 de fevereiro no PR.

Borra de café e casca de ovo
Para a borra de café, é possível utilizar três colheres da borra em um litro de água e deixá-las em descanso por 3 dias. Em seguida, use essa mistura em um borrifador e aplique direto nas plantas, ou misture com a casca dos ovos trituradas e deposite no solo.

De modo geral, a adubação com NPK 04-14-08 para frutíferas é a melhor opção quando se fala em melhorar a nutrição dessas plantas. Por esse motivo, caso você ainda não faça uso desse tipo de fertilizante, conheça a seguir as principais vantagens do NPK.

Vale reforçar que o ideal é adubar nas épocas mais quentes e chuvosas para um melhor aproveitamento do adubo por parte das plantas, sempre seguindo as dosagens e instruções de uso do fabricante.

Outras frutíferas que dão frutos em torno de dois a cinco anos são: laranjas, carambolas, goiabas, maçã, banana, pitanga, manga e graviola. Já existem outras frutíferas que demoram um pouco mais, entre quatro e seis anos para dar os primeiros frutos, como é o caso das cerejeiras doces e os pés de Mamão.

A indução floral em citros ocorre quando as frutas cítricas são induzidas à floração, proporcionando seu desenvolvimento e crescimento a partir da utilização de fertilizantes foliares que, por sua vez, contribuem expressivamente no aumento de produtividade das culturas, aumento da qualidade e padronização das frutas e ...

Produz bem até os 20 anos. A safra é anual e dura, para cada variedade, entre dois e quatro meses.