O que fazer para o meu filho me obedecer?

Perguntado por: ajaques . Última atualização: 13 de janeiro de 2023
4.2 / 5 3 votos

Meu filho não obedece!” Antes de pensar que você não tem jeito para ser mãe ou pai ou que você está “estragando” seu filho, respire fundo.
...
8 formas de lidar com filhos desobedientes

  1. Mantenha a calma. ...
  2. Não volte atrás em uma decisão. ...
  3. Esteja presente no dia a dia. ...
  4. Imponha limites. ...
  5. Estabeleça as regras. ...
  6. Procure um equilíbrio.

7 práticas para impor regras e limites na educação dos filhos

  1. Nunca suborne. ...
  2. Evite punições extremamente severas. ...
  3. Priorize o bom diálogo. ...
  4. Estabeleça “acordos” ...
  5. Não faça ameaças. ...
  6. Cumpra as consequências que foram estabelecidas. ...
  7. Jamais questione a autoridade do(a) parceiro(a)

Parece claro que as crianças têm comportamentos desafiadores há muito tempo e que gritar com elas não tem sido a solução. Além disso estudos mostram que gritos afetam a mesma área do cérebro que castigos e podem deixar marcas emocionais que desencadeiam depressão e ansiedade ao longo da vida.

18Se alguém tiver um filho rebelde, contumaz e indócil, que não aprende a obedecer ao pai e à mãe e não dá ouvidos aos bons conselhos, mesmo quando o corrigem e disciplinam, 19o pai e a mãe o conduzirão até aos anciãos e líderes de sua comunidade, à porta da cidade,…

Disciplina infantil: como ensinar limites ao seu filho

  1. Colocar limites evitando agressões físicas. ...
  2. Incentivar a comunicação. ...
  3. Combinar os comportamentos. ...
  4. Atentar para a faixa etária da criança. ...
  5. A “retirada de direito” pontual pode ser eficiente (castigo) ...
  6. Colocar a criança para “pensar”

Mantenha a compostura
É importante ressaltar que crianças que começam a responder estão sentindo emoções intensas que não são capazes de compreender, então se expressam da maneira que faz aliviar as emoções. Tente não gritar nem fazer ameaças. Respire fundo e conte de forma decrescente a partir do 20.

Os motivos que podem motivar a falta de paciência com as crianças são os seguintes: Falta de clareza na distribuição das funções a cumprir. Acontece quando o papel de pai é assumido sem ter consciência do que isso significa. É considerado algo natural, sobre o qual não há nada a aprender, quando na verdade não é.

Entenda o que motivou a raiva
Para ajudar a criança a se acalmar é preciso, antes, buscar entender o que fez com que ela ficasse irritada. "A melhor forma de lidar com a irritação dos nossos filhos é primeiro de tudo entender o que está acontecendo, o contexto da criança para ela estar mais irritada.

Tente não gritar apenas por um dia (é melhor aproveitar um dia do final de semana para isso) e peça à criança para fazer o mesmo. E, aconteça o que acontecer, tente resolver o problema sem levantar sua voz. É possível tentar instituir um “dia sem grito” (ou como quiser chamar) uma vez por semana.

Estudos recentes mostram que gritar com os filhos pode ser prejudicial e desencadear problemas de comportamento e depressão. Essa atitude também dá margem para que eles gritem com você de volta. Ou seja, mostra que não há problema em perder o controle quando se está nervoso(a).

Para ser uma boa mãe, muitas mulheres acreditam que precisam doar-se completamente e atender a todas as expectativas e interesses de seus filhos, acreditam na perfeição da maternidade e sofrem constantemente com a sensação de estarem sempre abaixo das expectativas sociais relacionadas à maternidade.

"Não evite disciplinar a criança; se você a castigar com a vara, ela não morrerá. Castigue-a, você mesmo, com a vara, e assim a livrará da sepultura" (Provérbios 23.13-14).

Expurga-me tu dos que me são ocultos. Também da soberba guarda o teu servo, para que se não assenhoreie de mim. Então serei sincero, e ficarei limpo de grande transgressão. Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, Senhor, Rocha minha e Redentor meu!”

6 dicas de atividades que não podem faltar na rotina infantil

  1. Coloque a higiene em primeiro lugar. ...
  2. Estabeleça a hora da fruta. ...
  3. Mantenha rotina de estudos, mesmo longe da escola. ...
  4. Acrescente atividades domésticas. ...
  5. Acrescente um bom momento para brincar. ...
  6. Coloque-os para organizar a própria bagunça.

Dicas para lidar com filhos rebeldes

  1. Estabeleça regras. O jovem precisa entender que, para viver em sociedade, é preciso seguir diversas regras — que começam dentro de casa. ...
  2. Não encoberte os erros. ...
  3. Converse e explique o motivo de suas decisões. ...
  4. Maneire nas críticas.

Mommy Burnout: a síndrome do esgotamento na maternidade
Mais uma vez, sentir-se cansada ao final de um longo dia é natural, desde que a exaustão não vire algo constante, atrapalhando as demais atividades e fazendo com que a mãe perca seu interesse e motivação por coisas que antes gostava de fazer.

Antes de estourar, gritar ou esboçar qualquer reação pare e reflita o motivo de estar perdendo a paciência. Muitas vezes a culpa nem é das crianças e acabamos descontando o nervoso de outros problemas; Abaixe-se e converse com ele sempre na mesma altura que ele.