O que fazer para o gás de cozinha durar mais tempo?

Perguntado por: ocardoso . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.7 / 5 9 votos

Panelas tampadas ajudam a concentrar o calor, pois aceleram o tempo de cozimento e evitam o desperdício da substância, trazendo uma boa economia no gás de cozinha.

O que representa mais consumo, cozinhar mais lentamente com o fogo baixo ou mais rápido no alto? Primeiro, vale destacar: é claro que manter as chamas altas por mais tempo significa um maior consumo de gás. Nesse sentido, o truque é deixar o fogo alto até o ponto de fervura da água.

Saber quanto tempo dura em média o seu botijão de gás é uma maneira eficaz de organizar os gastos e melhorar o uso em nossas casas. A média de duração de um botijão é de 220 horas mas isso pode variar de acordo com a potência, o tempo de uso e a cocção em várias bocas ou uso do forno.

A Aliança esclarece em um cartaz que a mensagem é falsa. "A função de um regulador para gás é reduzir a pressão e ter um melhor desempenho no consumo de gás do botijão.

Quando for cozinhar feijão, deixe ele de molho da noite para o dia, assim o tempo de cozimento será menor. Se você usa panela de pressão deixe a pressão agir por 10 minutos com o fogo ligado e depois desligue e deixe ela agir por mais 10 minutos, o feijão vai cozinhar da mesma forma e você vai economizar gás.

Entretanto, um botijão de 13kg, por exemplo, dura cerca de 50 dias, dependendo da quantidade de uso. Para uma casa com duas pessoas que usam numa frequência baixa a média, o tempo de duração pode ser até maior do que 60 dias.

Um botijão de gás de cozinha de 13 kg dura cerca de 50 dias, dependendo da quantidade de uso. Se a medida for em horas, aceso, um botijão de gás GLP de 13 kg duraria cerca de 40,4 horas.

40 horas

Dependendo da frequência de uso, esse gás pode durar, em média, cinquenta dias. Se usássemos a medida em horas podemos dizer que um botijão de 13kg dura cerca de 40 horas. Uma residência que possui cerca de dois moradores pode durar por dois meses ou até mais.

O GLP tem alto poder calorífico, o que o torna uma fonte de energia bastante econômica, ou seja, a duração do botijão azul da Ultragaz é muito mais prolongada do que as demais marcas.

Quando usar o forno
Uma dica é não ficar abrindo e fechando a porta enquanto ele tá ligado. Isso gasta mais gás! Vale também colocar mais de um alimento pra assar de uma vez.

Esse é outro cuidado bastante importante para quem quer saber como economizar gás: mantenha a proporção entre o tamanho das trempes/bocais do fogão e o tamanho das panelas utilizadas. Em outras palavras, usar panelas grandes em bocais pequenos ou vice-versa é um caminho certeiro para desperdiçar gás.

Como assim? Seguinte: se você usar o forno por 1 hora em temperatura abaixo de 180, ou seja, em forno baixo, seu gasto vai ser de 0,200kg de gás, ou R$ 0,77. Da mesma forma, se você usar o forno médio por uma hora, seu gasto de gás será 0,225kg e em valor R$ 0,86.

Dicas de como aprender a cozinhar

  1. Leia a receita em detalhes e pré-aqueça o forno, se necessário. ...
  2. Confira se você tem tudo de que precisará ...
  3. Lave bem as suas mãos e os alimentos. ...
  4. Organize a bancada para não se atrapalhar. ...
  5. Não cozinhe com pressa.

Os especialistas convidados pelo GLOBO puderam concluir que, muitas vezes, utilizar eletricidade (panelas de arroz, air fryer ou panelas de pressão elétrica) pode sair mais barato do que o fogão tradicional, independente de ser usado para fazer um simples arroz ou um pão de queijo.

Se você cozinha pouco e está procurando um modelo básico que trará economia e praticidade para o seu dia a dia, sem ter que se preocupar com gastos com o aparelho e com gás, o fogão de piso Esmaltec é uma boa opção.