O que fazer para o estrabismo não voltar?

Perguntado por: ipeixoto . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

O estrabismo pode voltar por diversas razões. Para realizar a cirurgia de alinhamento ocular o oftalmologista mede o tamanho do desvio para avaliar quais os músculos que precisam de ajustes. Esses ajustes envolvem o fortalecimento e/ou o enfraquecimento desses músculos.

Como deixar de ficar vesgo? Sim, o estrabismo pode ser tratado em qualquer adulto. Entre seus tratamentos estão o uso de óculos com lentes especiais chamadas prismas, a aplicação de toxina botulínica (Botox®, Dysport®) no músculo ocular e a cirurgia dos músculos oculares (cirurgia de estrabismo).

O uso excessivo de telas, principalmente celular, é o principal responsável pelo agravamento de algumas doenças oculares, como o estrabismo. Isso mesmo! Quem passa horas em frente às telas pode desenvolver desvio dos olhos!

Por que o estrabismo pode voltar? Os ajustes que o oftalmologista precisa fazer para alinhar os olhos são calculados em cima de índices e tabelas. Alguns pacientes podem não responder muito bem a esses cálculos. Com isso, o desvio pode voltar.

Direitos e benefícios
Desde março de 2021, o INSS – Instituto Nacional do Seguro Social, não considerava como deficiência a visão monocular. Desde então, deficientes monoculares podem solicitar aposentadoria e o Benefício de Prestação Continuada (conhecido como LOAS).

Na prática, a correção do estrabismo em adultos acontece por meio da cirurgia. Basicamente é feita uma incisão próxima à região onde os nervos encontram o globo ocular para que o cirurgião possa acessá-los.

O tampão não melhora, nem trata o estrabismo! O tampão trata o olho preguiçoso. O objetivo é estimular o desenvolvimento da visão no olho afetado pelo desvio ocular e/ou pela diferença de um erro refrativo de um olho para o outro. O estrabismo só pode ser corrigido por meio de uma cirurgia.

Em casos de estrabismo
Além do uso de óculos e do colírio, outro tratamento que pode ser indicado para o estrabismo é a fisioterapia ocular. A prática de exercícios com o fisioterapeuta, e realizada diariamente pelo paciente, auxilia na melhor coordenação dos músculos e ajustes de foco.

Os exercícios ortópticos também são conhecidos como reabilitação visual, que vem sendo cada vez mais utilizada para tratar de condições como a ambliopia e o estrabismo, podendo auxiliar muito na recuperação.

Quem tem estrabismo enxerga bem? A visão de uma criança com estrabismo pode variar de normal à baixa visual severa, a depender da causa do estrabismo. Crianças com desvios intermitentes, ou seja, que estão presentes apenas em parte do tempo, podem ter visão normal em ambos os olhos.

Logo após o nascimento é comum os bebês apresentarem pequenos desvios, que com o tempo logo somem. Porém, após quatro meses de idade, se o estrabismo persistir, os pais devem procurar um oftalmologista sem demora. O estrabismo normalmente não desaparece com o tempo.

O que acontece no adulto com estrabismo
Como a visão binocular já está desenvolvida, o cérebro não consegue suprimir um dos olhos e ocorre a diplopia ou visão dupla. O cérebro recebe informações diferentes de cada um dos olhos e não consegue combiná-las em uma única imagem.

A cirurgia de estrabismo não é um procedimento barato, o valor pode variar dependendo do caso e idade do paciente, bem como local que será realizado, podendo variar entre R$ 2.500,00 até R$ 10.000,00.

O não tratamento do estrabismo faz com que o paciente tenha os sintomas da doença constantemente, que são o aparente desvio ocular, dores de cabeça, torcicolo e, em alguns casos, visão dupla. Além disso, o risco mais grave e que mais vai afetar a visão e a vida do paciente é a cegueira no olho afetado.