O que fazer para o espinafre não ficar amargo?

Perguntado por: laraujo . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

Ingredientes ácidos como suco de limão, vinagre ou tomate podem ajudar a neutralizar o amargor do espinafre. Ao cozinhar o espinafre, adicione um pouco de suco de limão ou um punhado de tomates picados. O espinafre fresco tem um sabor mais suave do que o espinafre mais velho, que tende a ter um sabor mais amargo.

Espinafre, em excesso, pode causar cálculos renais
Mas, por ter uma substância chamada de oxalato em sua composição, pode aumentar o risco de cálculos renais se for consumido sem moderação.

Ponha vinagre ou suco de limão.
Experimente espremer suco de limão fresco ou colocar uma colherada de vinagre em receitas amargas para neutralizar um pouco o sabor. Usar molhos ácidos ou azedos é uma ótima forma de realçar o sabor de vegetais amargos nas saladas, como couve, rabanete ou rúcula.

A primeira recomendação para tirar gosto amargo da boca é bastante óbvia: escove os dentes. Além disso, higienize a sua língua. Outra dica de ouro é tomar bastante água. A água ajuda a limpar a boca e reduzir a sensação de amargor.

Use talos de espinafre para fazer omeletes, panquecas, risotos e bolinhos de arroz. Para deixar as receitas mais coloridas e nutritivas, outra dica interessante é aproveitar os talos de espinafre. Esse alimento também é rico em substâncias fundamentais, como vitamina A, ferro, magnésio e potássio.

Dica: O espinafre combina muito bem com queijo gorgonzola, ricota, tomates frescos, cogumelos e ovos. Apenas lembre-se que o ferro e o cálcio competem pela absorção no organismo, então se você possui anemia é melhor excluir o queijo das receitas com folhas verde-escuras.

O nutricionista Rahaf Al Bochi recomenda adicionar o vegetal à dieta, devido aos benefícios à saúde proporcionados por suas substâncias antioxidantes, vitaminas como folato, magnésio e vitamina A, além de fibras, que ajudam a reduzir os riscos de desenvolver doenças crônicas.

Para os que têm gota ou ácido úrico elevado ele é contraindicado. Espinafre apresenta também um nível considerável de oxalato. Quando oxalatos tornam-se excessivamente concentrados em fluídos corporais, eles podem se cristalizar e causar cálculos nos rins e vesícula. Pessoas com litíase devem evitar o seu consumo.

Não há problema em comer espinafre cru. Basta higienizar o vegetal corretamente e usá-lo para incrementar uma salada. As folhas são mais crocantes e o sabor é mais acentuado, combinando com ingredientes mais neutros como queijos e peixes.

Mas qual é o mais saudável? Segundo a Healthline, enquanto a couve oferece mais do que o dobro de vitamina C do espinafre, o espinafre fornece mais ácido fólico e vitaminas A e K. Ambos estão ligados à melhoria da saúde cardíaca, promoção da perda de peso e proteção contra doenças.

Para obter os benefícios do espinafre, deve-se consumir cerca de 90g, 5 vezes por semana, o que equivale a cerca de 3,5 colheres de sopa desse vegetal cozido.

Espinafre. Assim como o abacate, o espinafre também estimula a produção de glutationa no organismo, antioxidante que desencadeia as enzimas de limpeza do fígado.

como congelar
O ideal é comprar o maço e logo usar, mas se estiver perdendo na geladeira, as folhas podem ser congeladas já lavadas, secas e inteiras – elas vão do congelador direto para a panela. Os talos também podem ser congelados já fatiados para refogar.

Caso o paciente aceite bem, outra dica é usar a menta, que é eficaz por ser um dessensibilizante do paladar. O uso de cloreto de sódio 1% também melhora muito a palatabilidade de fármacos amargos.

Para suavizar e manter o sabor delicioso da couve sem amargor siga as seguintes dicas: Aqueça bem a frigideira antes de colocar a couve usando um fiozinho de óleo ou azeite. Quando estiver bem quente jogue a couve picada e mexa um pouco. Assim que perceber a couve murchando, retire do fogo.

Como tirar o amargor da abobrinha
Para garantir que a abobrinha não amargue, basta desidratar seu suco com sal ou fazer uma solução salina. Para isso, corte a abobrinha em rodelas ou cubos, lave bem com água e deposite em uma peneira. Adicione sal e deixe-a desidratar por mais ou menos 2 horas, depois enxágue bem.

Bata o agrião com gelo, banana, água de coco e iogurte natural. Aos poucos acrescente o ingrediente que mais achar necessário. Outra forma de retirar o amargo do agrião mantendo os benefícios é deixá-lo quinze minutos em um água fervida e servi-lo misturado com mel.

Transfira para um recipiente a parte do molho que não ficou queimada e coloque um pedaço de batata crua, sem casca. Deixe descansar por 15 minutos, retire o legume e pronto: a batata absorve o gosto amargo e salva a preparação.

Não há uma recomendação específica de quantidade de consumo de espinafre, mas ele pode ser incluído na dieta sem medo. “Por ser um vegetal de baixa caloria e riquíssimo em nutrientes e fibras, o consumo pode ser feito à vontade, assim como outros alimentos do grupo dos vegetais folhosos”, diz Barca.