O que fazer para o disjuntor não desarma?

Perguntado por: lmota . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.3 / 5 14 votos

Como evitar que o disjuntor desarme?

  1. faça a instalação de disjuntores de qualidade e que sejam compatíveis com equipamentos elétricos da sua casa;
  2. evite sobrecarregar o circuito, ou seja, ligar equipamentos de alta potência quando o disjuntor suporta menos potência elétrica;

Para testar se o disjuntor está queimado, é necessário o uso do multímetro ou alicate amperímetro. Coloque o aparelho na escala de “Teste de continuidade”, ao encostar as pontas de teste uma na outra, o aparelho faz um “bip”. Importante: Retire o disjuntor da rede antes de realizar o teste.

Disjuntores e dispositivos DR também tem sua vida útil estimada em manobras. Em condições normais de operação, com desarmes ocasionais de proteção, esses equipamentos podem resistir tranquilamente a 25 anos ou mais de operação.

O conserto de disjuntores é importante para que o dispositivo e seus componentes operem em condições adequadas. Após a execução do conserto de disjuntores, a instalação elétrica volta a funcionar em conformidade com o recomendado pelas normas do setor. Esse serviço pode ser solicitado pelos mais distintos segmentos.

Disjuntor Curva Z
São os disjuntores mecânicos mais sensíveis, desarmam ente 2 e 3 vezes a corrente nominal, ou seja, um disjuntor Z2, vai desarmar entre 4 e 6 A.

Dos disjuntores em baixa tensão, o disjuntor aberto é o que oferece o maior número de proteções.

Se o disjuntor ficar com a alavanca mole e não rearmar é sinal que ele quebrou, também neste caso procure um profissional para trocar a peça defeituosa.

Um dos motivos mais comuns que faz com que o disjuntor queime, é o superaquecimento. Quando o disjuntor queima, é possível ver fios derretidos e a cor do disjuntor alterada e com cheiro de queimado.

Os fortes deslocamentos de ar fazem com que os fios se encostem, causando curtos-circuitos que têm como consequência o desligamento da rede elétrica. O mesmo ocorre quando galhos entram em contato com os fios elétricos, podendo rompê-los ou ocasionar curtos-circuitos.

Fio esquentando no disjuntor é sinal de alerta! Ao notar que existe um ponto de aquecimento na conexão dos disjuntores, convém entrar em contato com um eletricista.

Não há necessidade de desligar o disjuntor geral, visto que uma das duas funções é proteger o sistema elétrico geral de sua casa. O desligamento do mesmo vai impedir o funcionamento de equipamentos como geladeira, ventiladores e outros. Qualquer dúvida consulte um profissional qualificado.

Tente diminuir essa carga, desconectando aparelhos da tomada, por exemplo. Tem chances ainda de o circuito voltar a funcionar e o fusível ou disjuntor falharem novamente. Nesse caso, o problema pode estar em algum aparelho que ainda está conectado, ou no próprio circuito elétrico.

Também conhecido como Dispositivo Diferencial Residual, o DR é um dispositivo de proteção que faz parte do circuito elétrico. Ele tem a função de detectar uma fuga de corrente e desarmar o circuito. Essa fuga de corrente pode ser um choque elétrico por exemplo.

A corrente máxima permessível no disjuntor depende da temperatura ambiente em que ele está instalado. A temperatura de referência é 30°C, para outros valores deve-se considerar as correntes da tabela abaixo.

Portanto, para circuitos 220V o correto é sempre um disjuntor bipolar, pois na necessidade ele desarmará as duas fases de uma vez, protegendo seu circuito e aparelhos ligados nele.

O disjuntor de 40A bipolar é recomendado para chuveiros com 7500w de potência.

Examine o painel elétrico.
Trata-se da amperagem máxima que o circuito é capaz de suportar antes da queima do fusível. Geralmente, os disjuntores padronizados fazem uso de 15 a 20 ampères para residências ou circuitos de alta carga.

As melhores marcas de disjuntores são: Siemens, Steck, Soprano e Lorenzetti.

Calculando o disjuntor geral
O disjuntor geral para nosso exemplo deve ser de no mínimo 63A para uma tensão de 127V. A escolha da faixa de corrente depende da disponibilidade dos fabricantes.