O que fazer para o corpo produzir melatonina?

Perguntado por: ecruz . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.1 / 5 13 votos

A nutróloga recomenda alguns alimentos que, se ingeridos antes de dormir, podem ser benéficos para o sono e para a produção de melatonina, mas devem ser consumidos com moderação. Você pode fazer combinações variadas desses alimentos: Nozes, castanhas, amêndoas. Frutas como kiwi, banana, ameixa seco e morango.

Nozes, sementes de linhaça, sementes de abóbora, e sementes de girassol contém os mais altos níveis do sedativo natural.

Entre os principais hábitos para produzir melatonina estão:
Praticar exercícios: se exercitar de forma regular mantém a saúde do ciclo circadiano. Também libera neurotransmissores que reduzem o estresse.

Melaton Tea

Uma xícara de chá por dia, inúmeros benefícios toda noite
Porém a presença da Melatonina nos níveis ideias como oferecidos no Melaton Tea, possuem também ação antioxidante, melhora da imunidade já que é durante o sono que o corpo se recupera e atuação contra certos graus de depressão.

Como saber se a melatonina está baixa? A falta de sono é o primeiro sinal que a produção da melatonina está baixa. Portanto, questões relacionadas como despertar noturno e dificuldade em voltar a dormir, podem indicar a necessidade de reposição do hormônio.

A deficiência desse hormônio pode causar insônia, dificuldade para adormecer e noites de sono sem qualidade, o que compromete a saúde do organismo. Para auxiliar nisso, suplemento de melatonina, como o da Vitamine-se, é um composto fabricado a fim de incentivar a produção desse hormônio.

Existe a dosagem de melatonina na saliva e no sangue (dosagem sérica).

Cereja

Cereja. A cereja não é apenas decorativa durante as festas de final de ano, ela é também excelente reguladora do sono. Além de ser fonte natural de melatonina, a fruta vermelha também é rica em triptofano, um aminoácido que beneficia o sono e demais vitaminas e minerais.

Bebidas que podem ajudá-lo a dormir (e outras que pioram o sono)

  1. Chá de camomila. Será que é hora de uma xícara de chá de camomila? ...
  2. Chá de ashwagandha. ...
  3. Chá de valeriana. ...
  4. Leite morno e chá com leite dourado. ...
  5. Chá com leite dourado. ...
  6. Chá de erva-cidreira. ...
  7. Chá de passiflora. ...
  8. Outras bebidas para uma noite nas nuvens.

As cerejas aumentam em até 15% a produção de melatonina, o hormônio que regula seu ciclo de sono. Essa fruta seca também é uma boa fonte de triptofano, além disso as nozes têm sua própria fonte de melatonina que irá ajudá-lo a dormir mais rápido.

A melatonina é um hormônio ligado ao ciclo circadiano, o popular relógio biológico. Ela começa a ser produzida pelo organismo após escurecer, por volta das 20 horas.

Magnésio dimalato – Auxilia na redução do stress, ansiedade e depressão. Também tem comprovada eficácia na redução de arritmias cardíacas e dores no peito, fadiga crônica e dores musculares associadas à fibromialgia e osteoporose. Além disso, melhora a memória e reduz a insônia.

A vitamina B6, o cálcio e o magnésio, presentes no alimento, estimulam a produção do hormônio do sono. Além de ricos em melatonina naturalmente, os grãos aumentam a quantidade de insulina na corrente sanguínea, o que provoca sonolência.

Modo de preparo
Colocar a erva-cidreira num bule e cobrir com água fervente. Tampar, deixar amornar, coar a beber a seguir, de preferência 30 a 60 minutos antes de ir dormir. A erva-cidreira pode ainda ser consumida na forma de cápsulas, com dosagens entre 300 a 500 mg por dia, ou gotas.

Existem alguns fatores que podem causar a redução dos níveis de melatonina. O primeiro é a alteração na rotina natural do corpo humano, o que acontece em pessoas que trabalham no turno da noite e dormem de dia. Isso acontece porque a luz, mesmo artificial, inibe a produção da melatonina.

A melatonina é produzida pela glândula pineal na vigência de estimulação noradrenérgica simpática, através de inervação pós-ganglionar originada no gânglio cervical superior.

Entre os adultos geralmente é recomendável de 1 a 5 mg para tratamentos contra insônia. Grávidas e lactantes devem consultar o médico antes de tomar melatonina.

Outros pontos positivos ao tomar melatonina ou triptofano são: a regeneração correta e formação dos músculos durante o descanso e o controle da ansiedade por conta da redução dos níveis de cortisol. Além disso, essas substâncias ajudam no emagrecimento, melhoram a memória e promovem o bem-estar durante o dia.

Por falta de evidências científicas, no Brasil, a melatonina só podia ser comprada em farmácias de manipulação, com receita médica —diferentemente dos EUA, onde a substância é vendida livremente como suplemento que ajuda a dormir (efeito até o momento não comprovado).

Efeitos colaterais graves
Sentimento triste repentino, que pode ser sinal de depressão. Visão embaçada ou excesso de produção de água na região dos olhos. Vertigem.