O que fazer para o concreto não rachar?

Perguntado por: procha . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 6 votos

Como evitar um piso de concreto com fissuras?

  1. Recomenda-se usar aditivos plastificantes;
  2. É importante molhas as formas de concreto e também as superfície antes de iniciar a concretagem;
  3. Não se deve adicionar água para o acabamento do piso de concreto;

Como evitar as microfissuras, fissuras, trincas e rachaduras na parede na construção civil?

  1. Faça um estudo de solo. ...
  2. Escolha bem os materiais que serão utilizados. ...
  3. Molhe a superfície. ...
  4. Não se esqueça das juntas de dilatação.

Entenda melhor que ações precisam ser tomadas para obter um concreto mais resistente e durável.
...
Cura do concreto: 5 dicas para ter um concreto mais resistente

  1. Não retire as formas do concreto antes do tempo. ...
  2. Use uma cobertura impermeável. ...
  3. Hidrate diariamente. ...
  4. Respeite o tempo de cura. ...
  5. Uso de aditivos químicos para cura.

Pois é, isto é realmente importante. Durante este processo de cura, perder água muito rapidamente pode causar retração e consequentemente o surgimento de fissuras e trincas na laje. Exatamente por isto é sempre necessário manter a superfície de sua laje úmida logo após sua concretagem.

Para trincas que já se encontram estabilizadas, o tratamento consiste no preenchimento das cavidades com material rígido. O material mais utilizado para este tipo de situação é a argamassa estrutural polimérica ou resina epóxi injetável.

O especialista defende ainda, que, se o consumo de cimento em uma dosagem for muito elevado, no sentido de garantir maior resistência na fundação, o potencial das fissuras de origem térmica pode chegar até a seccionar uma peça estrutural, em função do alto calor de hidratação gerado pela matriz cimentícia.

O concreto possui água na sua composição não só porque precisa ser viscoso para a aplicação, mas também porque reações químicas acontecem entre água e o cimento, o que o torna firme e resistente. Se não há água o suficiente, o concreto apresentará fissuras e falhas na sua superfície depois de pronto.

O excesso de cimento prejudica o trabalho do profissional por não permitir um acabamento mais fino, não sem que se tenha que utilizar outros produtos para corrigir as falhas geradas. Outro problema nesse tipo de massa são as microfissuras, dada a sua rigidez, e a dilatação da massa tende a ser maior do que o usual.

As fissuras acontecem, geralmente, quando as tensões que a superfície precisa resistir são inferiores às deformações. A diferença entre as forças faz com que aconteça alívio no sistema, gerando as pequenas aberturas.

Fissuras e trincas não representam alertas graves. Isso porque, não são sinais de comprometimento na estrutura do imóvel. Entretanto, se evoluírem com o tempo, aí sim, se tornam preocupantes. Já as rachaduras na parede são, em geral, perigosas quando se manifestam de forma diagonal.

Aplique uma demão farta de impermeabilizante sobre a fissura e laterais, aguarde secagem de 6 a 8 horas, de acordo com a embalagem. Aplique uma nova demão e nessa etapa, fixe uma tela de poliéster, de 20 cm de largura, sobre toda a faixa da fissura, tendo como orientação o meio da trinca.

Sika® Concreto Forte é um aditivo líquido plastificante e/ou redutor de água de pega normal para concreto que permite trabalhar diversos tipos de concreto. É um aditivo compatível com a maioria dos cimentos, não tendo nenhuma restrição prévia quanto ao tipo do cimento.

"A adição de uma pequena quantidade de açúcar à massa impedirá a total hidratação ou formação de cristais de cimento. A argamassa resultante terá melhor módulo de deformação e maior capacidade de absorver deformações de origens térmicas, como no caso das churrasqueiras, lareiras e fornos", diz.

“Conhecer exatamente o montante de cimento a ser adicionado na mistura é importante porque a resistência dependerá da relação água/cimento, ou seja, quanto menos água e mais cimento, mais resistente será o concreto”, explica o engenheiro Luiz de Brito Prado Vieira, consultor técnico de P&D e Qualidade da Votorantim ...

A laje vai passar a trabalhar com um peso maior do que ela foi projetada, o que pode levar a falhas e até a um eventual colapso da estrutura, dependendo da situação. Simplesmente fazer uma nova impermeabilização, assim como no caso da reforma do piso, também pode gerar um peso extra sobre a estrutura.