O que fazer para o cisto sinovial sumir?

Perguntado por: unovaes9 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

O tratamento do cisto sinovial pode ser realizado através da imobilização da articulação por meio de talas, de forma que comprima o cisto e impeça a movimentação da articulação. Com o uso da tala, o cisto volta para a articulação, deixando de provocar dores.

Ocorre devido a traumas locais, por lesões de esforço repetitivo ou sem causa aparente. Pode provocar dores que pioram com o esforço da articulação acometida.

Não deve tentar espremer ou apertar os cistos, pois mesmo que se tenha sucesso aparente no início, habitualmente, o cisto volta. Além disso, existe a possibilidade de lesionar seriamente a região. A sua causa é desconhecida e cerca de 30% a 50% dos casos, desaparece espontaneamente.

A perda destas duas estruturas provoca lesão dos ossos, levando a uma doença chamada artrose. Além das articulações, os tendões também são circundados por uma bolsa contendo líquido sinovial. Cisto é nome que damos a qualquer bolsa que tenha material líquido ou semilíquido em seu interior.

Como sempre, é importante dizer que cada caso é um caso, por isso o tratamento de uma pessoa com cisto sinovial depende do tamanho e dos sintomas apresentados. Nos casos em que o cisto causa dor ou diminuição da força, normalmente são recomendados anti-inflamatórios, como ibuprofeno e diclofenaco.

Cisto sinovial é uma bolsa de tecido mole cheia de líquido sinovial (mucina). É o tumor de partes moles mais comuns das mãos e geralmente está preso a alguma estrutura como cápsula articular, tendão, ligamento ou bainha do tendão.

Apesar de sua saliência, ele não costuma causar dor, apenas em casos nos quais a massa comprima algum nervo ou tendão. Nesses casos, a dor costuma vir acompanhada de sensibilidade na região do tendão ou articulação e perda de força.

O cisto sinovial do punho com a localização mais típica pode ser diagnosticado por meio do exame físico realizado por um médico especialista. Entretanto exames de imagem sempre costumam ser solicitados para documentar a alteração ou confirmar o diagnóstico.

“Quando um cisto de ovário se rompe, em geral a mulher pode sentir uma dor aguda, repentina, de intensidade variável, devido ao extravasamento do líquido na cavidade abdominal”, descreve Hiromi. “A dor normalmente localiza-se na pelve. Além disso, pode ser mais intensa no lado em que o cisto se rompeu.”

Tratamento. Quem tem cisto de Baker pode fazer caminhada e aliviar as dores com analgésicos. Para o tratamento do cisto de Baker, caso o paciente apresente muita dor na região, algumas medicações analgésicas e anti-inflamatórias podem ser prescritas.

Quando operar? Sim. Normalmente cistos maiores que 5 a 7cm devem ser operados, pois estes dificilmente desaparecerão sozinhos. Além disso, ao atingirem esses tamanhos, há um maior risco de ruptura ou torção.

O cisto também podem se romper espontaneamente, proporcionando alívio. Qualquer um dos métodos escolhidos deve ser orientados pelo médico especialista. Se ele não incomodar, pode, sim, fazer sua atividade esportiva, mas acompanhe para que ele não cresça e atrapalhe seus treinos!

O tratamento conservador pode consistir em:

  1. Electroterapia, que ajuda a reduzir o inchaço e a inflamação;
  2. Imobilização;
  3. Massagem na zona, várias vezes ao dia.

Pode ser realizada com anestesia geral ou bloqueio e o paciente recebe alta no mesmo dia. Os resultados da cirurgia tradicional aberta e a cirurgia artroscópica (minimamente invasiva) são equivalentes a médio e longo prazo.

Procure o cirurgião de mão para uma avaliação e ele vai indicar a melhor forma de tratar o seu cisto!

Cisto sinovial: principais sintomas e tratamentos. Em suma, o cisto sinovial pode surgir em todas as articulações do corpo. Contudo, aparece com mais frequência no punho, mão, pé e tornozelo.