O que fazer para o Chester não grudar na forma?

Perguntado por: ogaspar . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

Uma maneira bem básica de evitar que o frango grude e “frite” na assadeira é forrar a fôrma com papel-manteiga antes de colocar a carne.

Ele possui um tratamento que faz com que o alumínio não contamine a comida. O lado brilhante reflete as ondas de calor. Por isso, se ele fica virado para fora, dificulta o cozimento ao invés de acelerá-lo. Com o lado brilhante para dentro, você evita que a comida grude nele (o que não acontece com o lado fosco).

Com papel alumínio enrole as pontas das coxas e assas para que não queime. Feche toda a assadeira com o papel coloque para assar. Passado cerca de 50 minutos tire o papel e comece a derramar o molho sobre o chester para que esse termine de assar e dourar. O chester não fica seco, fica uma carne suculenta e saborosa.

Leve o chester ao forno em uma assadeira, colocando pedacinhos de manteiga. Cubra com papel-alumínio e deixe assar por 40 minutos cobertos. Retire-os e deixe dourá-los.

Vamos a um comparativo:

  1. Chester de 2kg: feche a assadeira com alumínio e deixe por 1 hora e 20 minutos. ...
  2. Chester de 3kg: depois de marinar, feche com alumínio e leve ao forno a 200° por 1 hora e 40 minutos. ...
  3. Aves maiores: nesse caso é ainda mais importante seguir a marca de 50 minutos.

Assim, antes do primeiro uso, espalhe um pouco de óleo sobre a forma e leve-a diretamente para o fogão, deixando o fogo baixo por 2 minutos. Em seguida, retire a forma antiaderente do fogo e lave normalmente com sabão neutro. Esse procedimento é chamado de “queimar a forma” e é usado para ativar o teflon.

Antes de assar ou gratinar os alimentos no forno, cubra o fundo com papel alumínio para evitar que possíveis respingos grudem no forno. Após esfriar, retire o papel, jogue-o fora. Apenas lembre-se de não utiliza-lo permanentemente para não estragar o forno.

Você sabia que pode usar diversos ingredientes para substituir a farinha de trigo para untar a forma? Açúcar, cacau, fubá e até aveia são algumas opções. Para além de impedir que a massa grude na assadeira, cada item muda a apresentação do bolo e pode ressaltar o sabor da massa de formas diferentes.

O papel celofane, ao contrário do alumínio, permite a carne respirar, reduzindo o tempo de preparo e deixando bastante macia. Por ser um polímero 100%, derivado da celulose, o celofane não causa nenhum dano a saúde e ainda é biodegradável!

Apesar de questionamentos sobre o seu uso, ainda não existem evidências conclusivas. Portanto, é seguro cozinhar com o papel-alumínio. Caso você tenha o desejo de substituí-lo por outro tipo de objeto, tente usar papel-manteiga, assadeira de silicone ou papel-pergaminho.

Se o peito e as coxas atingirem a temperatura desejada, não é necessário cobrir o peru com papel alumínio enquanto ele descansa. No entanto, se você deseja mantê-lo por mais tempo, cubra-o com papel alumínio após 20 minutos para garantir que ele não esfrie muito.

Outra vantagem do lado brilhante do papel alumínio é que ele é mais liso e, com isso, não gruda na comida.

6. Coloque o papel alumínio. O papel alumínio é indispensável na hora de assar seu peru de natal. Por isso, passe papel alumínio por fora da forma nos dois sentidos, para que não haja nenhum espacinho aberto.

Modo de preparo
O Chester Assa Fácil não precisa descongelar e já vem temperado, basta levar do freezer direto para o forno.

Sabia? O ideal, ou seja, a maneira mais segura é descongelar o seu Chester, Peru ou ave natalina dentro da geladeira. Para isso, é preciso retirar o produto do freezer e deixar dentro da geladeira. O tempo necessário para o descongelamento dessa maneira é de, pelo menos, 24h.

Papel manteiga precisa untar? A resposta para essa pergunta é não. O papel manteiga é um substituto prático da manteiga e do óleo, comumente usados para untar formas e demais recipientes que vão receber alimentos que podem aderir ao material.

Quando a carne do peru chega a 85 ºC, o ponto ideal de cozimento, o pino salta para fora da ave.

A carne, quando resfriada, deve ser consumida em até 3 dias. Entretanto, quando congelada, o seu prazo de validade é de 3 a 8 meses, variando de acordo com a peça. Para resfriar a carne, coloque-a em um recipiente e leve à geladeira ou refrigerador.

A ponta deste tubinho, onde está a gota de solda, fica a uma profundidade de 2,5 cm dentro da carne. Quando a temperatura da carne que está em contato com esta ponta atinge 74 °C, significa que o alimento está no ponto ideal para ser consumido.

Basta apenas espalhar sal grosso pelo fundo da frigideira e levá-la ao fogo por alguns minutos. Quando o sal começar a queimar, ficando meio amarelo, retire do fogo e, com bastante cuidado, vá retirando o sal com um papel toalha para não arranhar.