O que fazer para o canário belga voltar a cantar?

Perguntado por: aduarte . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

Ter um canário-belga cantando muito em casa é uma cena linda, mas nem sempre é tão fácil. Isso porque, quando está se acostumando ao novo lar, ele tende a dar uma pausa na cantoria. Assim, o melhor é incentivá-lo com algumas gravações e esperar. Quando estiver confortável, ele vai começar a cantar de maneira natural.

Pássaros só cantam quando estão saudáveis
Caso o pet esteja com um problema de saúde, fome, sede ou estresse, ele não irá cantar.

Um canário que não esteja saudável não cantará. Deve proporcionar-lhe uma boa dieta de sementes como negrillo, linhaça, aveia, sementes de cânhamo, de endívia entre outras para ter muita vontade de cantar e ser feliz.

O motivo mais comum para uma pausa no canto do canário-belga é o período de mudança das penas. Em geral, este processo leva de dois a três meses e é muito natural, por isso não se preocupe! Na verdade, o cuidado deve ser oferecer mais vitaminas e atentar-se às necessidades do pet, pois é um período de transição.

Não dê frutas cítricas e ácidas, como acerola, laranja, tangerina, limão, etc. Estas frutas não fazem bem ao canário e podem prejudicar seu comportamento e canto. Sementes: Alpiste, aveia descascada, colza, Níger, linhaça, nabão.

  1. Esquentar canário. Um canário feliz consegue aprender diferentes canções. ...
  2. Forneça uma boa alimentação. A primeira dica é quanto a alimentação. ...
  3. Garanta uma gaiola apropriada. ...
  4. Proporcione um ambiente relaxante e sem barulhos. ...
  5. Coloque cantos de outros canários.

Com 4 a 6 meses de idade, os filhotes machos já estão cantando, e levam cerca de 18 meses para adquirir a plumagem de adulto.

Também não se esqueça da água sempre fresca, em abundância. Como você viu, o canário-belga pode comer mamão com moderação. Do mesmo modo, a banana, a goiaba, a maçã e as outras frutas podem ser servidas como um agrado para variar um pouco os sabores do cardápio do seu pequeno amigo de penas.

Farinhada para canário belga: a Alcon Pet faz a melhor!
A Alcon Pet nasceu há 36 anos com a missão de desenvolver os melhores alimentos para pets.

Sintomas de estresse em pássaros

  1. Automutilação: apesar de poder estar ligado a doenças físicas, o arrancamento das próprias penas também é um sintoma de estresse. ...
  2. Agressividade: frequentemente vista como “malcriação”, a agressividade é um sintoma comum do estresse em aves.

Os filhotes também mudam de pena em torno do terceiro ao quarto mês de vida, o que chamamos de muda de ninho. Mudam somente as penas do peito e da cabeça, pois as penas das asas e do rabo só mudarão no próximo ano.

O Sistema de Terapia Arenales Fator Estresse Aves Ornamentais e Silvestres é um medicamento homeopático complementar para o controle de estresse em aves ornamentais de quaisquer espécies ou porte e silvestre durante toda a sua vida.

Posologia. Administrar por via oral na água ou adicionado ao alimento (semente ou farinhada). Suplementação individual: Aves menores: 5 gotas no bebedouro (cerca de 50 mL) Aves maiores: 10 gotas no bebedouro (cerca de 50 mL)Suplementação coletiva: Diluir 5 mL (colher de chá) em um litro de água.

A dipirona é um analgésico derivado do pirazol comumente utilizada para aves na dose de 25 mg/kg a cada 8 horas por via oral.

Pássaros: 3 gotas a 6 gotas/100ml de água de bebida.

Correntes de ar, aves em local de ar não renovado, bruscas mudanças de temperaturas. Algumas vezes a presença de poeira com ácaro. Poleiros de madeira que não são trocados ou lavados com frequência e acabam se tornando ninho de ácaros, bem como ninhos antigos.

- Feridas ou hemorragias; - Vômitos ou regurgitação; - Corrimento nos olhos e no bico; Caso o criador observe algum desses sintomas, deverá levar a ave imediatamente a um veterinário, pois elas podem significar que alguma doença grave acometeu o canário.