O que fazer para o cachorro ficar manso?

Perguntado por: dbrito . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 16 votos

Veja 5 dicas de como ter um cachorro calmo e tranquilo

  1. Tenha uma casa tranquila e calma;
  2. Não trate o cachorro com a voz fina o tempo todo;
  3. Ignore o cachorro quando ele está agitado;
  4. Recompense o cachorro quando ele estiver bem relaxado;
  5. Não grite com o cachorro ou use termos grosseiros;

Duas opções sempre muito bem-vindas são os chás de camomila e o de valeriana. Respectivamente, um serve para situações de estresse leve a moderado; o outro, para momentos críticos, que requereriam, muitas vezes, intervenção farmacológica.

Segundo a especialista, atividades como passear com o cachorro agitado, colocá-lo em creches (para cães que se adaptam a esse tipo de ambiente), realizar o adestramento positivo e fazer saídas frequentes são importantes para auxiliar no bem-estar do pet, mantendo-o mais tranquilo.

3 truques para fazer seu cão te obedecer

  1. Não entregue nada sem que ele se comporte. Na hora das refeições, antes de dar o alimento, peça ao pet que sente ou deite. ...
  2. Seja firme, principalmente se o cão não obedecer ou demonstrar teimosia. ...
  3. Corrija o animal logo que ele fizer algo considerado incorreto.

Um cão pode rosnar quando está recebendo carinho que, para ele, é algo muito agradável. O rosnado do cachorro é uma forma de comunicação, assim como o latido, e os cães usam para demonstrar como estão se sentindo.

Confira algumas dicas:

  1. Crie uma rotina de acordo com seu estilo de vida e procure segui-la à risca. ...
  2. Passeie diariamente com o pet, se possível, mais de uma vez ao dia. ...
  3. Enriqueça o ambiente com diferentes tipos de brinquedos. ...
  4. Não se esqueça das brincadeiras! ...
  5. Evite deixar o peludo sozinho por muito tempo.

Por exemplo, cães amadurecem bem mais rápido que uma criança no primeiro ano de vida. Então, um cão de 1 ano teria aproximadamente 15 anos “humanos”, e não 7. O tamanho e a raça também influenciam no envelhecimento de um cachorro.

O que deixa um cachorro estressado? Os cães adoram uma boa rotina, e isso significa ter horários certos para se alimentar, comer, brincar e dormir. Um pet que não sabe em qual momento do dia cada ação vai acontecer, tende a se tornar um cachorro ansioso. Com isso, os problemas emocionais se tornam uma possibilidade.

Um cãozinho hiperativo apresenta constante agitação. Isso é, independentemente de estímulos externos, não conseguem ficar quietos por um segundo sequer. De tal forma, a inquietação é um dos traços mais característicos da hiperatividade.

Para inibir a possessividade em relação a um membro de sua família, você pode utilizar a mesma técnica. Ao se aproximar da pessoa de quem ele tem ciúmes, ofereça um petisco quando ele estiver tranquilo. De forma gradativa, aproxime-se mais e mais. Desse jeito ele irá compreender que você não representa riscos.

Entre as raças mais agitadas do mundo dos cães, estão Labrador, Golden Retriever, Border Collie, Pastor Alemão, Pastor Australiano, Jack Russel Terrier, Pit Bull, Whippet, American Staffordshire Terrier e Basenji.

Normalmente o motivo desse comportamento está relacionado à insegurança, a um excesso de apego entre cão e tutor. Apego não é sinônimo de amor, muito menos de algo ruim. Todos nós desenvolvemos relações de apego com animais e humanos. A grande questão é o tipo e a qualidade desse apego.

Sim! Quando sentimos medo, liberamos adrenalina em nossa corrente sanguínea e os cachorros sentem facilmente o aroma desse hormônio. Além disso, eles também notam a postura, a tensão muscular e a expressão corporal. Como eles são profundamente apaixonados por seus donos, observam cada movimento e mudança de postura.

Você deve ser claro quando mostrar quem é que manda no território. Seja firme com suas decisões. Se você nunca o deixa brincar em determinados cômodos, é necessário oferecer alternativas de lugares onde ele possa brincar e ficar de olho para que ele não entre nos locais proibidos.

Como ganhar o respeito do cão?

  1. Evite a todo custo o reforço negativo e violento.
  2. Delimite os espaços.
  3. Não vá até ele, deixe ele vir.
  4. É você quem faz as normas.

Cães são animais cursoriais, ou seja, corredores. Quando se sentem ameaçados, a primeira reação de defesa deles é correr. Ao serem abraçados, eles, automaticamente, ficam imobilizados, o que pode gerar algum grau de ansiedade.