O que fazer para o cacho de banana engrossar?

Perguntado por: acaetano . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 2 votos

Nitrogênio. A bananeira tem grande necessidade de nitrogênio para estimular e manter o crescimento vegetativo. A aplicação de nitrogênio é utilizada para a produção de matéria seca e produtividade, como o número de pencas por cacho de banana.

“Para o adubo orgânico existe a opção de utilizar o esterco bovino, de cabra, ovelha, carneiro... Qualquer um destes pode usar na faixa de 15 litros por planta, pelo menos três vezes no ano. Tem ainda a opção de usar cama de frango, que é o adubo de galinha.

Além disso, as bananeiras são incapazes também de armazenar nitrogênio no pseudocaule. Desse modo, qualquer falta de nitrogênio retarda o crescimento, tornando a planta "paralisada". Por outro lado, o excesso de nitrogênio prolongará o cacho, resultando em grandes falhas indesejáveis entre as pencas.

Mas se você quiser aproveitar a casca de banana como fertilizante, também é possível. Para isso, basta picar a casca de cinco a seis bananas em pedaços pequenos e levar para ferver com 1 litro de água por 15 minutos. Depois de frio, acrescente mais 1 litro de água e está pronto para o uso.

Nas bananeiras é muito importante o elemento Potássio, que nessa formula se encontra com grande concentração, a cada trimestre uma adubação de mais ou menos 100 a 150g por pé com NPK 14 07 28, as bananeiras vão ficar mais viçosas, forte e mais resistentes a doenças, e o fruto vai granar melhor devido a grande ...

Autores. De uma forma geral, nas regiões de clima tropical e nas áreas irrigadas é possível a colheita do primeiro cacho de 11 a 13 meses; em clima subtropical e sem irrigação, a primeira colheita ocorre depois de 15 a 18 meses; e em regiões mais frias, de 21 a 24 meses após o plantio da muda no campo.

Quando cortar o umbigo de bananeira
Para retirá-lo da bananeira é preciso aguardar até mais ou menos 15 dias depois que a última penca de banana se abrir. Quando houver uma distância média de 15 centímetros entre o coração e a última penca de banana já é possível cortá-la com mais facilidade.

Cada bananeira produz de uma só vez, de 5 a 15 pencas e cada fruta madura pesa, em média, 100 gramas com uma composição de 75% de água e 25% de matéria seca.

Recomenda-se o uso do calcário dolomítico, que contém cálcio (Ca) e magnésio (Mg), evitando assim o desequilíbrio entre potássio (K) e Mg e, consequentemente, o surgimento do distúrbio fisiológico denominado “azul da bananeira” (deficiência de Mg induzida pelo excesso de K).

Como é uma planta tropical, a bananeira adora sol, calor e umidade. Isso é essencial para ela crescer bem. Por essa razão, quando é cultivada em ambientes com temperaturas mais amenas, deve ser colocada em um local onde possa receber luz solar para crescer e dar frutos.

Sabe-se que as bananeiras do subgrupo Cavendish necessitam de, no mínimo, 11 e 8 folhas inteiras no momento da floração e da colheita, respectivamente, para produzir os fotoassimilados necessários para o adequado desenvolvimento do cacho, porém para bananeiras 'Prata-Anã' desconhece-se esse valor.

Cortando-se a árvore velha, assim que se colhe o cacho, as mudinhas podem se desenvolver mais rápido.

As folhas de bananeira que estiverem morrendo ou mortas dão sinais bem fáceis de identificar. Elas ficam murchas, secas e marrons. Assim que ficarem marrons, não tem como revivê-las e você terá que podar para manter a árvore bonita e exubrante.

A maneira correta de começar o uso da borra de café como adubo é misturar duas partes de terra com uma parte de borra. Deixe essa terra descansando por cerca de quatro dias antes de utilizá-la como adubo. Isso dá tempo suficiente para a decomposição da borra.

Em plantas que demandam mais acidez, como Hortênsia, Lírio e Azálea, as quantidades de farinha de casca de ovo serão pequenas: uma colher de chá já é o suficiente. Já naquelas que pedem o oposto, ou seja, o solo alcalino, como pimentão, tomate, brincos-de-princesa e Azevinho, usamos até três colheres.

Rica em cálcio, a casca do ovo pode ajudar muito no crescimento das plantas. Para usar como adubo, basta triturar as cascas – no liquidificador ou com um pilão – e quando elas estiverem como uma farofa, polvilhe sobre o substrato. "O cálcio vai sendo absorvido conforme a planta for regada", explica Gabi.

Plantio de banana consorciado com milho e melancia anima produtores do Juruá Mostrar que é possível obter alto rendimento em uma área cultivada com pouco mais de um hectare.

Húmus de minhoca
Também conhecido como vermicomposto, é considerado um dos melhores adubos, afinal, as minhocas fazem o processo de decomposição de resíduos orgânicos presentes no solo, deixando apenas os nutrientes para as plantas consumirem. Além disso, é possível comprá-lo já preparado.

A adubação recomendada varia de 200 a 450 kg de K2O/ha na fase de formação e de 100 a 750 kg de K2O/ha na fase de produção, dependendo do teor no solo.