O que fazer para o cabelo voltar a ser liso?

Perguntado por: abarreto5 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

Como deixar o cabelo liso com algumas dicas práticas?

  1. Escova progressiva. ...
  2. Selagem. ...
  3. Botox capilar. ...
  4. Cosméticos de manutenção. ...
  5. Utilizar shampoos e condicionadores com efeito alisante. ...
  6. Fazer um bom cronograma capilar. ...
  7. Dormir com touca de meia. ...
  8. Utilizar um protetor térmico antes da chapinha e do secador.

Alguns ingredientes populares para alisar o cabelo naturalmente incluem leite de coco, óleo de coco, suco de limão, leite e mel. Esses ingredientes podem ajudar a relaxar os fios e proporcionar uma aparência mais lisa temporariamente.

Os métodos mais comuns de alisar os fios são os naturais, por meio da prancha de cabelo, mais conhecida como chapinha, ou os definitivos, com procedimentos químicos, feitos por profissionais especializados. Além disso, com a inovação da indústria cosmética, também é possível encontrar produtos capilares alisadores.

Tempo do processo: Geralmente três horas. Depende do comprimento dos fios. Duração do efeito: Em média, três meses. Depende do cabelo, pois quando mais ondulado, menor a duração.

Por volta dos 30 anos a produção de melanina diminui e os melanócitos começam a trabalhar mais devagar em nosso organismo. Nesse caso, para resolver o problema dos cabelos brancos, só pintando. Os fios também mudam de textura, ficando com mais frizz e quebram com mais facilidade.

Desequilíbrio hormonal
Isso acontece porque a estrutura do cabelo é influenciada pelo funcionamento hormonal do organismo, ou seja, a textura pode mudar significativamente por conta dos hormônios. A chegada da puberdade, a gravidez e a menopausa são alguns dos picos hormonais que podem alterar a textura das madeixas.

A fase anágena dos folículos do couro cabeludo dura em média 2 a 6 anos e esta duração é determinada geneticamente, ou seja, é fixa, cada pessoa tem a sua e não se consegue mudar isto.

É verdade que o soro fisiológico alisa o cabelo? Não, o soro fisiológico não tem a capacidade de alisar os cabelos.

O shampoo que alisa os fios de fato existe e pode trazer resultados muito bons para os seus cabelos. É importante ressaltar, no entanto, que ele não é a mesma coisa que a escova progressiva, que promove um profundo alisamento dos fios.

Antigamente, para conseguir o efeito liso, as mulheres pegavam a cabeleira crespa e passavam banha de porco, sebo e óleo de peixe. Já no século 18, a tática era outra, lavava-se os cabelos com éter e ácido sulfúrico diluído em água.

Hidróxido de sódio: o mais potente
Com essa quebra das pontes dissulfeto, o fio sofre relaxamento e o profissional consegue o alisamento desejado", explicou. As pontes de dissulfeto são responsáveis pelo formato dos fios e ligam as proteínas encontradas no eixo do cabelo.

Hoje há diversas formas seguras de alisar os cabelos. Várias substâncias químicas podem ser usadas com esse fim: as mais seguras são tioglicolato de amônio, ácido tioglicólico, carbocisteína, guanidina e hidróxido de potássio, disponíveis em concentrações variadas em produtos alisantes.

“O cabelo crespo tem essa forma porque a queratina dentro do seu córtex, que é a estrutura interna do fio, é distribuída de maneira elipsoide”, explica Bedin. Isso quer dizer que há uma quantidade maior de queratina nos lados e menos no centro da circunferência da haste.

Método promete não danificar os fios. Saiba mais! O alisamento a laser é uma técnica para alisar os fios que não utiliza formol e, sim, produtos mais gentis que não danificam os fios.

Quanto mais comprido o cabelo, mais liso fica, pois tende a pesar. Porém, ele nunca alisa totalmente pelo peso, apenas com ferramentas como chapinha e escova. Além disso, são so que mais apresentam frizz.

Então, aqui vai outra dica: os fios novos tendem a ser mais macios, à medida que os danificados são mais ásperos. O novo crescimento também parece mais fino do que o cabelo quebrado, pois ele cresce em locais mais aleatórios.

O ciclo de vida do cabelo é basicamente o período de duração entre o nascimento de um fio novo, que acontece no folículo piloso, e a sua queda. Ao longo da vida, cada folículo piloso é responsável por uma média de 25 a 30 ciclos, com cada um deles durando normalmente de 4 a 7 anos.

Nada consegue mudar a genética
O bulbo, a raiz do cabelo que está lá dentro da pele tem uma programação genética para produzir um tipo de cabelo que é o seu tipo de cabelo. Se ele é fino o fato de você passar medicamento não vai engrossar esse fio.