O que fazer para o aluno se interessar pela aula?

Perguntado por: lapolinario7 . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 19 votos

Trilhas de leituras prontas para sua escola!

  1. Conheça os interesses de cada aluno. ...
  2. Dê feedbacks constantes. ...
  3. Preste atenção em cada estudante. ...
  4. Ofereça recompensas para motivar os alunos. ...
  5. Incentive o uso da tecnologia em sala de aula.

Converse com o aluno e a família dele sobre a rotina em casa e se há espaços, tempo e materiais que favoreçam o estudo. Do ponto de vista didático, analise a qualidade das propostas e se o estudante está atribuindo sentido à lição. Observe se ela está de acordo com o grau de aprendizagem que a criança apresenta.

Por exemplo, utilizar a realidade aumentada para trabalhar um assunto, usar a gamificação, propor quizzes e questionários on-line, criar um blog para a turma ou comunidades em redes sociais, entre outros, podem tornar a aula mais atrativa.

Ele deve ser um mediador, facilitador e articulador do conhecimento e não apenas aquele que detém a informação. Ele deve atuar como um pesquisador, que provoca o aluno a ser também curioso e descobrir a partir de seus próprios questionamentos. Deve convidar o estudante a ver a realidade como seu objeto de estudo.

O professor precisa “vender seu peixe”, convencer o aluno, mostrando a ele a importância e aplicabilidade do conteúdo lido. Para isso, o professor pode antecipadamente falar sobre o tema, aguçando a curiosidade do aluno, além de propor uma discussão sobre o tema (um debate) após a leitura.

Manter sua mão levantada e fazer contato visual com os alunos é uma ótima forma de obter o silêncio e a atenção. Leva um tempo para que os estudantes se acostumem com essa rotina, mas ela funciona perfeitamente. Ao levantar sua mão, peça a eles que façam o mesmo. Espere 5 segundos e abaixe o braço lentamente.

  1. Organize passeios externos e visitas.
  2. Implemente a sala de aula invertida em sua escola.
  3. Apresente blogs, artigos, vídeos e TikToks durante a aula.
  4. Convoque a participação dos alunos.
  5. Evite ler durante a aula para manter a atenção dos alunos.
  6. Utilize aplicativos e jogos educativos.
  7. Escute os alunos.

A dificuldade de atenção passageira pode ser causada por algumas disfunções do nosso organismo. "Aspectos emocionais e doenças, como anemia, depressão e ansiedade. podem estar associadas ao problema", explica Paulo.

Quando o aluno apresenta dificuldades em concentrar, não para sentado, tem dificuldades em lidar com horários, inquietação, pessimismo, sempre desvia o olhar onde há movimentos, está sempre sabendo de tudo que acontece na sala, entende-se que a mesma tem capacidades cognitiva e linguística, mas necessita de algo a mais ...

Além da bagunça ou indisciplina, há vários fatores que podem impedir o professor de ministrar bem sua aula, como perguntas feitas durante a explanação, conversas paralelas, barulhos externos e pessoas que requisitam a atenção do professor para tratar de assuntos que deveriam ser tratados fora da sala de aula.

São vedadas, em sala de aula, a prática de doutrinação política e ideológica bem como a veiculação de conteúdos ou a realização de atividades que possam estar em conflito com as convicções religiosas ou morais dos pais ou responsáveis pelos estudantes.

Como despertar o interesse do aluno para a aprendizagem em 4 passos

  1. Recompense todo o esforço. Sabemos que, no fundo, o aprendizado por si só já é uma grande recompensa. ...
  2. Invista em recursos multimídias. ...
  3. Desenvolva um relacionamento com os alunos. ...
  4. Crie desafios e competições saudáveis.

Ao assumir uma postura profissional adequada, o educador deverá se ater à importância de se instaurar um clima de reciprocidade, principalmente no que se refere ao respeito. Sendo assim, tal possibilidade se concretizará efetivamente, tendo ele como principal agente de todo o processo.

A abertura ao diálogo é a base para estabelecer uma boa relação entre professor e aluno. Criar uma cultura de feedback é um dos caminhos para favorecer a escuta e melhorar a educação. Isso acontece porque permite que o professor conheça melhor as necessidades dos alunos e o que pode ser feito para atendê-las.